quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TENSÃO NO CÁUCASO: ARMÊNIA AMEAÇA AZERBAIJÃO APÓS ABATIMENTO DE HELICÓPTERO!

A Armênia advertiu nesta quarta-feira ao Azerbaijão que o abatimento de um helicóptero militar das forças separatistas de Nargorno Karabakh, cujo ambos países brigam pela soberania desde 1988, terá "consequências dolorosas".

"É uma provocação sem precedentes que conduz a uma escalada da situação. As consequências para a parte azerbaijana serão muito dolorosas", afirmou Artsrun Hovhannisyan, porta-voz do Ministério da Defesa armênio, em comunicado.

O responsável armênio tachou de "disparates" os argumentos do Azerbaijão de que o helicóptero "atacou as posições das Forças Armadas do Azerbaijão".

"A investigação dos destroços confirma que o helicóptero não dispunha de equipamentos militares", precisou.

Segundo o Ministério da Defesa do Azerbaijão, o aparelho atacou as posições na linha de separação entre ambos os grupos às 12h45 local (6h45, em Brasília), por isso que foi abatido pelas baterias antiaéreas.

Aparentemente, o helicóptero caiu a 500 metros da linha de separação entre ambos os grupos, na zona da região azerbaijana de Agdam, ocupada pelas forças separatistas do Karabakh desde o cessar-fogo de 1994.

"Durante os últimos exercícios militares das Forças Armadas da Armênia, a aviação inimiga está há três dias efetuando voos a fim de provocar na zona divisória à frente", acrescenta.

O ministro da Defesa azerbaijano, Zakir Gasanov, decretou hoje que seja condecorado o soldado que derrubou o aparelho inimigo.

Baku considera que, se não houver autorização oficial, todo aparelho que sobrevoar as zonas ocupadas pelos separatistas e território de Nagorno Karabakh viola o espaço aéreo azerbaijano.

Segundo dados provisórios divulgados por meios de comunicação armênios, três tripulantes morreram após a queda do helicóptero.

Enquanto isso, as autoridades separatistas do enclave armênio de Nagorno Karabakh precisaram que seu helicóptero participava de um exercício de instrução.

Embora reconheçam que o MI-24 sobrevoava uma zona muito próxima da linha de frente, a parte azerbaijana foi acusada de violar o cessar-fogo na zona, uma das mais militarizadas do mundo.

Alguns analistas consideram que trata-se do incidente mais grave com participação da aviação militar ocorrido desde a declaração do cessar-fogo em 1994.

Recentemente os presidentes da Armênia, Serj Sargsyan, e Azerbaijão, Ilham Aliyev, retomaram o diálogo sobre Nagorno Karabakh durante uma cúpula organizada em Paris pelo presidente francês, François Hollande.

O conflito entre os dois países vizinhos do Cáucaso Sul se remonta aos tempos da antiga União Soviética, quando o território azerbaijano de Nagorno Karabakh pediu sua incorporação à vizinha Armênia, algo que causou uma guerra que deixou cerca de 25 mil mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...