sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tensão no Oriente: Síria e Jordânia trocam tiros

Soldados da Síria e da Jordânia trocam tiros na fronteira, tensões aumentam

Dois soldados jordanianos feridos em confronto com as tropas sírias

Dois soldados jordanianos ficaram feridos durante confrontos com as forças sírias que perseguiam os refugiados que tentam atravessar ilegalmente para a Jordânia, fontes nas fronteiras disse a ANSA. Fontes de Ramtha disseram que as tropas sírias avançou para territórios da Jordânia perto da cidade de Thuneiba e ocupava uma torre de observação do Exército, alimentando a tensão que tem vindo a construir entre os dois países após a céu de violência que disparou na Síria nas últimas semanas. 

O ataque ocorreu poucos dias depois de dois morteiros cair em Ramtha, sem causar vítimas, mas aumentando o alarme de que a violência chegue a Jordânia. Porta-voz do governo, Sameeh Mayta, confirmou o ataque dizendo que uma criança ferida sírio foi deixado para trás quando refugiados correram para se proteger sob disparo sem parar de armas. O exército jordaniano acredita-se estar agindo com moderação e que o governo tem minimizado o significado do incidente, em que um refugiado sírio foi morto quando tentava atravessar. Jordânia e Síria partilham 84 km de linha de fronteira que abrange cidade rebelde de Deraa, onde o exército sírio está tentando extinguir os rebeldes que buscam derrubar o presidente Bashar al Assad.

Fonte: ANSAmed

Jordânia e Síria trocam tiros e tensões se elevam ao longo da fronteira:
Jordânia e forças sírias trocaram tiros ao longo da fronteira compartilhada na manhã de sexta-feira em que marcou a última escalada de tensões entre Amã e Damasco.

De acordo com uma fonte de segurança da Jordânia, "breves" confrontos eclodiram entre os dois exércitos na região de Tal Al Sihab depois que as forças sírias abriram fogo contra um grupo de cerca de 300 refugiados que tentam fugir para a Jordânia, por engano atacaram as forças da Jordânia no processo.

Forças militares jordanianas voltaram os tiros, disse a fonte, iniciando uma batalha feroz de 10 minutos de duração entre os dois lados.

A rede de notícias saudita Al Arabiya informou que dois soldados jordanianos foram feridos durante o confronto.

O governo jordaniano porta-voz Smaih Maaytah negou que qualquer conflito eclodiu entre os dois lados, sublinhando que as forças de regime sírio abriram fogo contra refugiados perto da fronteira com a Jordânia, ferindo vários, incluindo uma criança que morreu após a chegada em um hospital na cidade de fronteira com a Jordânia, Ramtha.

Incidente desta sexta-feira marca a primeira de uma grande escala de confrontos entre a Síria e a Jordânia, e vem uma semana depois de Amã anunciou um estado de alerta militar na região fronteiriça.

Damasco levou a cabo uma repressão militar de meses de duração na região de fronteira para impedir a fuga dos parentes dos soldados para a Jordânia.

Embora dezenas de sírios foram fatalmente feridos em suas tentativas de cruzar para a Jordânia, a campanha não conseguiu desacelerar um afluxo de refugiados que leva cerca de 1.000 pessoas por dia.

A questão dos refugiados tornou-se um ponto emergente de discórdia entre Amã e Damasco, com a Jordânia ter concedido refúgio para cerca de 150.000 sírios desde o início do conflito, inclusive desertores do Exército e ativistas da oposição.

Fonte: Trend

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...