segunda-feira, 16 de julho de 2012

Diário Sempre Guerra Síria 16/07/2012

Diário Sempre Guerra Síria 16/07/2012

As negociações no Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Síria fracassaram nesta segunda-feira, após a Rússia garantir que vetará a proposta de resolução sobre o massacre na cidade de Treimsa.

O embaixador da Rússia junto à ONU, Vitaly Churkin, afirmou que na quarta-feira, quando o projeto for votado, Moscou vetará qualquer resolução dos países ocidentais estabelecendo sanções contra a Síria.


Os diplomatas russos rejeitaram o projeto de declaração sob o argumento de que não está claro o que ocorreu em Treimsa, no centro da Síria, segundo funcionários contatados pela AFP.

O rascunho de projeto apresentado afirma que o ataque da quinta-feira passada contra Treimsa foi "uma violação" por parte de Damasco de seus compromissos com o enviado da ONU e da Liga Arabe, Kofi Annan, de não utilizar armas pesadas. Se uma resolução não for aprovada até a sexta-feira, a Missão de Supervisão da ONU na Síria (Misnus), que conta com 300 agentes no terreno, será suspensa.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, já advertiu que a resolução proposta pela Rússia, que prevê apenas renovar a missão da ONU na Síria mas sem sanções, não obterá os votos suficientes para ser aprovada (nove).


Forças do governo sírio cercaram combatentes rebeldes em Damasco na segunda-feira, no segundo dia de confrontos, descritos pelos moradores como os piores a atingir a capital desde o início da revolta contra o presidente Bashar al-Assad, há 17 meses.


Veículos blindados entraram no distrito de Midan, no sul da cidade, e foram apoiados por forças de segurança que cercavam a área no final da tarde. Moradores afirmaram ter visto atiradores nos telhados.

"Há soldados por todo lado, consigo escutar as ambulâncias", disse um morador perto de Midan. "Parece uma guerra em Damasco."

Um combatente disse à Reuters que os rebeldes não podiam recuar após algumas horas de confronto, como fizeram em incursões anteriores na capital, porque estavam cercados por forças de segurança e postos de vigilância.

Ativistas antigoverno afirmaram que os confrontos próximos à sede do governo indicavam que os rebeldes estavam se aproximando do poder estadual na capital, que já foi considerada uma fortaleza impenetrável de Assad.

SEMPRE GUERRA: Vejam os vídeos recentes da Guerra da Síria:

Batalha de Idlib: Intenso tiroteio entre Forças Pró-Assad e Rebeldes (nas imagens)


Batalha de Idlib: Outro vídeo, dessa vez os Rebeldes atacando:


Homs: Cinegrafista amador quase é atingido por artilharias Pró-Assad:


Homs: Outro vídeo de mais um ataque:


O amanhecer de Damasco:


Aleppo: Tanques Pró-Assad recuando após ataques:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...