quarta-feira, 18 de julho de 2012

Atentado contra ônibus mata 7 turistas israelenses na Bulgária


Ataque Terrorista deixa ao menos 7 mortos em um dia de tensão.

Pelo menos sete pessoas morreram em um ataque terrorista contra um ônibus com turistas israelenses na cidade búlgara de Burgas, informou o ministro do Interior do país europeu, Tsvetan Tsvetanov, à rede de televisão estatal BNT. Em declaração anterior, o prefeito disse que três pessoas morreram ainda no local.

No momento do atentado, às 17h30 (local, 11h30 de Brasília) cerca de 40 turistas se encontravam no veículo. O fogo atingiu também outros dois ônibus que estavam estacionados no aeroporto da cidade, no leste da Bulgária.

Várias testemunhas ouvidas pela emissora bTV relataram que viram um homem correr em direção ao ônibus e lançar algo ao interior do veículo antes da explosão.


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou oficialmente a República Islâmica do Irã. "Todos os sinais conduzem ao Irã", declarou Netanyahu em um comunicado. O líder israelense destacou que seu país "reagirá com determinação".

Este atentado na Bulgária coincide com o 18º aniversário do ataque em 1994 contra a Associação Mutual Israelita argentina (Amia), em Buenos Aires, que deixou 85 mortos e 300 feridos. Na ocasião, Israel também culpou o Irã.


Os ônibus receberiam um grupo de turistas que chegava a Burgas de um voo com 151 passageiros que saiu de Israel, segundo o prefeito. Ainda não foi possível apontar a identidade nem a nacionalidade de todos os turistas, mas entre eles havia um americano e um esloveno. As autoridades fecharam o aeroporto e dirigiram todos os voos para a cidade de Varnas.

O governo da Bulgária enviou a Burgas equipes de emergência e um banco de sangue, informaram à agência EFE fontes do Ministério do Interior. Tanto o primeiro-ministro local, Boiko Borisov, quanto o presidente, Rosen Plevneliev, já viajam para a cidade onde o ataque foi realizado.

Primeiro ataque
Esta é a primeira vez que um ataque anti-israelense acontece na Bulgária. Contudo, Danny Shenar, chefe do serviço de segurança no Ministério israelense dos Transportes, revelou no início do ano uma tentativa de atentado a bomba contra turistas israelenses em 3 de janeiro na Bulgária: um artefato explosivo foi descoberto depois de ter sido escondido em um ônibus que transportaria turistas israelenses da fronteira com a Turquia para uma estação de esqui búlgara. Mas as autoridades do país desmentiram essa informação em seguida.

Nos últimos anos, a região búlgara às margens do Mar Negro tornou-se um ponto turístico popular entre israelenses. Os dois países mantêm excelentes relações. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária foi o único aliado da Alemanha a ter salvado judeus dos campos de concentração nazistas, o que é lembrado regularmente durante contatos bilaterais com Israel.

Repercussão
Os Estados Unidos condenaram o ataque "contra pessoas inocentes, sobretudo, crianças, nos termos mais fortes", declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. O porta-voz acrescentou que o presidente americano, Barack Obama, inclui as vítimas em suas orações.


A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, declarou em um comunicado que havia ficado "horrorizada com este ataque e muito chocada com as imagens vindas de Burgas". "Os responsáveis devem ser presos e condenados", acrescentou. Vários comissários europeus também denunciaram o atentado em mensagens postadas no twitter.

A comissária responsável pela ajuda Humanitária, a búlgara Kristalina Georgieva, disse ter ficado "chocada e horrorizada com o anúncio da explosão em Burgas". Já Cécilia Malmstrm, responsável pela Segurança e Relações Internas, expressou a sua tristeza e enviou suas condolências às famílias das vítimas.

Fonte: Terra



Um comentário:

  1. Os EUA falando em mortes de crianças ... depois do ... Kosovo, Vietnam, Iraq, ... etc... . Não sei se é para rir ou chorar!

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...