quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Crise no Equador: Cronologia dos Fatos



Cerca de 150 membros da Força Aérea equatorianos tomaram na quinta-feira o controle da pista do aeroporto internacional de Quito durante protestos de policiais, disse uma testemunha da Reuters e uma fonte do aeroporto.

Os policiais se manifestavam contra um corte de benefícios econômicos. "O aeroporto está fechado", disse à Reuters o funcionário do aeroporto, que pediu para não ser identificado.

Imagens de televisão mostraram policiais uniformizados queimando pneus na entrada de um dos maiores quartéis de Quito. Outro grupo fechou uma ponte e vias de acesso à capital econômica do país. Outros setores já anunciaram que se unirão ao protesto, segundo publica o Diário Hoy em seu site.

Mais cedo, o presidente do Equador, Rafael Correa, disse que estudava a possibilidade de emitir um decreto dissolvendo a Assembleia Nacional, em função de um conflito interno com seu movimento político que vem freando a promulgação de leis cruciais para seu projeto socialista, disse uma ministra.

A dissolução da Assembleia, que tem maioria governista, é uma possibilidade prevista na Constituição aprovada em 2008, que permite ao presidente adotar a medida e convocar eleições imediatas para a escolha de novas autoridades legislativas e um novo presidente.

13:00 - Sob comando de Correa
Logo após o início das manifestações de militares e policiais, o chefe do comando das Forças Armadas do Equador, Ernesto González, garantiu que estão subordinados à autoridade do presidente Rafael Correa, em meio a protestos de policiais que provocaram caos em vários quartéis do país.

13:30 - BC pede a população que não saque dinheiro nos bancos
O presidente do Banco Central do Equador, Diego Borja, pediu calma nesta quinta-feira, dizendo à população que não saque seu dinheiro dos bancos, em meio a um protesto da polícia no país.

"O pior que poderia ocorrer neste momento é entrar em pânico, sacar dinheiro, colocar-se em risco porque saem do banco e podem ser assaltados", disse Borja. Com o protesto de policiais, foram registrados alguns roubos em bancos nas últimas horas.

14:15 - Confusão e Muito Boato.
Boatos na internet dão conta de que o Presidente do Equador, Rafael Correa, está hospitalizado. Há uma tentativa de golpe de Estado no país.

OEA convoca reunião de emergência para tratar da crise no Equador.

Segundo Rádios do Equador, estudantes universitários aderem a manifestação. A CNN transmite imagens ao vivo do Equador.

16:20 - Correa segue internado e Golpistas controlam o Aeroporto e o Avião Presidencial.
O presidente do Equador, Rafael Correa, está abrigado no hospital para onde foi levado em meio ao tumulto das manifestações de policiais no aeroporto internacional de Quito. "Me dizem que cercaram os arredores", disse o próprio Correa à Rádio Pública. O hospital está cercado por policiais que protestam contra um corte nos benefícios trabalhistas.

Golpistas no Equador detém avião presidencial e evitam que as pessoas cheguem para resgatar o presidente Correa, segundo o perfil no Twitter da emissora de TV Telesur.

16:35 - Reação Internacional
A Argentina, Espanha, Perú e Brasil condenam a tentativa de Golpe de Estado no Equador.

A OEA convocou reunião de emergência às 15h30 (horário de Brasília) para considerar a situação do país.

O presidente peruano, Alan García, ordenou o fechamento imediato da fronteira de seu país com o Equador. Ele afirmou que os chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) devem viajar ao Equador para mediar a crise.

"Estão tentando derrubar o presidente Correa. Atenção aos povos da Aliança Bolivariana! Atenção aos povos da UNASUR! Viva Correa!", disse o presidente venezuelano Hugo Chávez em seu perfil no Twitter.

O presidente do Equador, Rafael Correa, escapou do hospital onde era cercado por policiais rebelados nesta quinta-feira, em meio a um tiroteio entre os rebeldes e militares leais ao governo. Uma força militar entrou no hospital com o objetivo de resgatar o líder político.

O local está rodeado por policiais amotinados, após conflito entre homens do exército e da polícia. Centenas de militares se aproximaram do cerco mantido pelos policiais em torno do hospital onde está o presidente, e houve troca de tiros transmitida ao vivo pela televisão pública.

O governo do Equador decretou nesta quinta estado de exceção em todo o território nacional e delegou para as Forças Armadas a segurança interna e externa do país.

O secretário jurídico da Presidência equatoriana, Alexis Mera, disse em entrevista coletiva do palácio de governo que está determinado o "estado de exceção por uma semana" e que, nesse período, as forças militares assumirão o controle da segurança.

Dezenas de policiais tomaram vários regimentos nas três principais cidades do país - Quito, Guayaquil e Cuenca -, um dia depois de a maioria governista ter aprovado uma lei que regulará o serviço público e retirará seus benefícios.

Paralelamente, cerca de 150 membros da Força Aérea Equatoriana (FAE) invadiram a pista do aeroporto internacional de Quito, obrigando as autoridades de aviação civil a suspender as operações.

Apoiado numa muleta pelo fato de que foi submetido há pouco a uma operação no joelho, o presidente conseguiu sair do quartel usando uma máscara de proteção e ajudado por seguranças depois da explosão de várias bombas de gás lacrimogêneo, segundo um jornalista da AFP no local.

Após deixar o regimento, Correa retirou a máscara e foi levado para o Hospital da Polícia logo ao lado, onde entrou de maca apresentando sinais de asfixia pelo gás lacrimogêneo.

17:00 - Brasil demonstra preocupação na véspera de suas eleições.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o presidente venezuelano Hugo Chávez nesta quinta-feira para parabenizá-lo sobre as eleições ocorridas no país e ambos conversaram sobre a situação no Equador. Chávez tranqüilizou o presidente e disse que tudo está "sob controle", segundo relato de assessores ligados ao presidente Lula.

Segundo as fontes, Lula está sendo informado da situação no país pelo ministro Celso Amorim e pelo embaixador do Brasil em Quito. O presidente não descarta, conforme o desenrolar dos fatos, acionar a Unasul, Mercosul e Organização dos Estados Amercianos (OEA) para tratar da tentativa de golpe.

O presidente Rafael Correa acusou setores da oposição de tentar derrubá-lo com um golpe de Estado. Militares e policiais tomaram quartéis, o o aeroporto internacional de Quito e o Congresso em protesto contra uma reforma aprovada que retira benefícios econômicos das forças de segurança. Correa não descarta dissolver o Congresso.

17:05 - Hugo Chaves: Correa está sequestrado no Hospital.

Mais boatos sobre o estado do Presidente do Equador, Rafael Correa. Segundo twitter de Hugo Chaves, Correa está sequestrado no hospital pelas forças armadas.

18:10 - Correa Corre risco de vida. Há relatos de mortes.

O vice-presidente do Equador, Lenín Moreno, afirmou que o presidente Rafael Correa, refugiado em um hospital de Quito custodiado por militares rebeldes, é vítima de uma tentativa de sequestro.

O presidente Correa disse que estão tentando entrar no hospital pelo telhado para atacá-lo. Já as pessoas que apoiam o presidente estariam jogando pedras nos policiais. A informação é da Reuters.

"Se algo me acontecer, será por amor infinito a minha pátria", afirmou Correa. A informação é do Terra Equador.

Uma rádio local confirma já uma morte e vários feridos no confronto dos Pró-Correa e os Manifestantes.

Pessoas que estão dentro do hospital onde está o presidente Correa afirmam terem ouvido a polícia pedir reforços pelo rádio, diz o El Ciudadano.
Acontecerá em Buenos Aires uma reunião com os presidentes membros da Unasul. Segundo boatos de internet, Chávez apóia  enviar militares para conter os Militares Rebeldes.

18:20 - Algumas cidades perdem a comunicação.

Há relatos de perda de comunicação de serviços como Telefone e Internet em algumas localidades de Equador. Informações de vários Twitteiros.

18:30 - Muita confusão em Quito.
Marcha dos simpatizantes para e briga entre polícia e população civil aumenta, afirma o El Ciudadano.

O vice-presidente Lenín Moreno estaria indo resgatar o presidente Correa, de acordo com informações da presidência.

Além de Perú, agora a Colômbia fecha suas fronteiras com Equador.
23:30 - Correa chega ao Palácio do Governo
O Presidente do Equador, Rafael Correa, acaba de chegar ao Palácio do Governo muito aplaudido. Pelas imagens ele está bem e não foi alvejado.

Segundo o site Alerta News, há feridos no tiroteio que ainda continua. As ambulâncias que tentam passar para resgatar os feridos são alvejadas.

Correa faz um pronunciamento ao povo equatoriano e sai fortalecido da crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...