segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Terceira Guerra Sino-Japonesa: Prelúdio de uma nova guerra!



Sempre aprendemos com a História, principalmente sobre guerras e conflitos de interesse. O Ser-Humano parece ter memória curta quando se trata deste tipo de História.

Durante séculos, a relação entre China e Japão pode ser melhor descrito como tenso á tubulento com duas guerras sino-japonesa tudo dentro do século passado. O acordo entre os dois países vizinhos da Ásia progrediu nos últimos anos com visitas oficiais, o pacto de comércio e acordos de joint venture.

No entanto, o estopim foi aceso novamente este mês, quando o Japão apreendeu um barco de pesca chinês perto de uma cadeia de ilhas disputada no Mar da China Oriental e a subsequente detenção do capitão. 

O governo do Japão acredita que ele bateu intencionalmente em dois navios japoneses durante uma perseguição em alto-mar em 7 de setembro.As ilhas em disputa - chamada Diaoyu na China, Senkaku no Japão - são também disputadas por Taiwan. 

Elas são desabitadas, mas acredita-se que há grandes depósitos de petróleo e gás e uma região pesqueira rica. Esta é a pior tensão nos ultimos anos entre as duas principais economias da Ásia. Pequim está furiosa e convocou o embaixador de Tóquio cinco vezes por semana, enquanto as negociações de um projeto conjunto da exploração energética no Mar da China Oriental são canceladas.


A HISTÓRIA SEMPRE NOS LEMBRA:
Curiosamente, ou por coincidência ou por orquestração, este incidente com o barco pesqueiro na fronteira é um lembrete assustador do incidente de 18 de Setembro. O incidente de 18/09 ou o Incidente de Shenyang, é mais referida como Mukden, ou incidente da Manchúria pelo Japão e Ocidente.

Para as pessoas que não estão familiarizados com esta parte da história do mundo, o incidente de 18/09 foi uma disputa de fronteira com um conflito militar entre a China eo Japão, em 18 setembro de 1931.

O incidente ocorreu perto de Shenyan, cidade no norte da China, quando o Exército Imperial Japonês foi acusado de bombardear os chineses em uma estrada de ferro de propriedade de uma empresa japonesa. Resultou com o Japão assumindo todas as grandes cidades em três províncias do norte da China e criação do Estado fantoche de Manchukuo na região, com o último imperador chinês, Puyi.
Sábado 18 de setembro de 2010 foi o aniversário de 79 anos deste conflito.

O incidente de 18/09, que não começou de forma diferente da que disputas recentes entre China e Japão, é geralmente considerado como o evento que revelou oficialmente a Segunda Guerra Sino-Japonesa 1937-1945, um capítulo muito triste e cruel da história da China, que manteve-se na sua maioria pouco mencionado e grosseiramente reeditadas nas versões ocidentais e japoneses do livro de história.

Alguém poderia pensar que o Japão tem um bom plano econômico, apesar da crise, e tentaria  não provocar um conflito militar com a China, que é um país totalmente diferente daquele de 79 anos atrás. Mas como diz o velho ditado: A história tende a se repetir com a memória curta.

Mídia Chinesa Adverte o Japão
A mídia chinesa advertiu o Japão nesta segunda-feira (20/09) de que está se arriscando à intensificação de represálias do país por causa de uma disputa por águas territoriais e afirmou que muitos no país apoiam o uso da força militar para resolver a antiga reivindicação por pequenas ilhas nessa área.

O governo da China suspendeu no domingo o intercâmbio de alto nível com o Japão e ameaçou adotar novas medidas pelo fato de um tribunal japonês ter decidido estender até o dia 29 a prisão de Zhan Qixiong, capitão de um pesqueiro que colidiu no começo do mês com duas embarcaçoes da Guarda Costeira do Japão, perto das ilhas reivindicadas pelos dois países.

"A China deveria ter um conjunto de planos para impor mais sanções ao Japão, conduzindo uma batalha diplomática com o Japão por meio de retaliações sucessivas", diz em editorial o jornal Global Times, um tabloide popular com foco em assuntos internacionais.

O jornal também publicou uma pesquisa feita online, segundo a qual 96 por cento das pessoas que responderam disseram apoiar o uso da força militar para resolver a disputa sobre as ilhotas, chamadas de Diaoyu pela China e Senkaku pelo Japão.

Fonte: Terra

EUA apóia o Japão
O vice-presidente americano, Joe Biden, disse nesta segunda-feira que os esforços americanos para melhorar as relações com a China devem 'passar por Tóquio', em uma mensagem para seu aliado Japão, envolvido em crescentes tensões com o governo chinês.

Três dias antes de o presidente Barack Obama reunir-se com o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, em Nova York, Biden destacou o caráter fundamental das relações com o Japão na política americana em Ásia-Pacífico.

"Há uma nova relação que devemos manter em boa direção entre Estados Unidos e China... francamente, não sei como esta relação pode funcionar sem passar por Tóquio", afirmou.

A China ameaçou aplicar firmes medidas de retorsão em relação ao Japão por este país ter estendido a prisão do capitão de um navio pesqueiro chinês, em um aumento do tom que o governo japonês qualificou nesta segunda-feira de 'lamentável'.

É a primeira vez em quase duas semanas de protestos solenes, quase cotidianos, que a China menciona a possibilidade de realizar represálias importantes contra seu vizinho por conta de uma crise diplomática.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...