quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tensão no Cáucaso: Novos ataques Terroristas.

Série de ataques terroristas no Cáucaso: Presidente Russo promete retalhar "os Culpados"


Um terrorista suicida matou pelo menos 16 pessoas e feriu 100 nesta quinta-feira, em um movimentado mercado no Cáucaso russo, no mais violento ataque da região em meses.

O ataque, ocorrido na capital da região majoritariamente cristã da Ossétia do Norte, é o mais recente de uma série que atormenta a população do Cáucaso russo há alguns meses, a maior parte deles organizada por insurgentes islâmicos.

As autoridades indicaram que o atentado, perpetrado na cidade de Vladikavkaz, foi realizado com um carro-bomba. O corpo decapitado do terrorista já foi identificado em meio aos destroços.

Os explosivos recheados de estilhaços de metal provocaram uma verdadeira carnificina no mercado, lotado pouco antes da hora do almoço, destruindo carros e estilhaçando as janelas de prédios próximos.

De acordo com as autoridades locais, o número de mortos ainda deve aumentar, uma vez que muitos dos feridos estão em estado muito grave.

RETALHAÇÃO RUSSA:
O presidente russo, Dmitri Medvedev (Foto, Direita), prometeu fazer de tudo para descobrir quem está por trás do sangrento ataque desta quinta-feira.

"Faremos tudo para capturar estes monstros (...), estes bastardos, que perpetraram um ato terrorista contra pessoas comuns", disse Medvedev. "Faremos tudo para encontrá-los e puni-los".

Maria Gatsoyeva, porta-voz dos investigadores, informou que cerca de 100 pessoas ficaram feridas, e que entre 30 e 40 quilos de explosivo foram utilizados.

"O terrorista suicida estacionou seu carro na entrada do mercado central de Vladikavkaz e detonou os explosivos às 11H20 (07H20 GMT)", indicou em um comunicado.

"As pessoas que fazem isso são pessoas sem alma, sem coração", disse por sua vez o primeiro-ministro Vladimir Putin (Foto, Esquerda). "Nada para eles é sagrado. É nosso dever comum combater estes criminosos", acrescentou.

A ação ocorreu após um site islâmico ter indicado que um incêndio numa usina hidroelétrica no Daguestão foi causado por bombas plantadas por rebeldes (Leia Abaixo).

O presidente russo Dmitri Medvedev, que já classificou o Cáucaso Norte como o problema político mais grave da Rússia, enviou um oficial à região, informou o Kremlin.


EXPLOSIVOS ENCONTRADOS EM CENTRAL HIDRELÉTRICA:
Funcionários encontraram explosivos em uma central hidrelétrica no Daguestão, uma das mais instáveis regiões do Cáucaso, onde foram aparentemente colocados com a intenção de provocar uma explosão, informaram as agências de notícias russas.

Um artefato caseiro foi encontrado depois de um princípio de incêndio na central de Irganaiaskaia, na terça-feira à noite, segundo a RIA Novosti, citando fontes de segurança locais.

A bomba havia sido colocada sob as instalações da unidade principal da central.

"(O artefato) estava conectado a um detonador elétrico. Aparentemente, deveria explodir a distância", estimou a mesma fonte, citada pela agência.

Especialistas dos serviços especiais russos (FSB) conseguiram desativar a bomba.

O gabinete regional do ministério de Situações de Emergência havia indicado mais cedo que um acidente técnico provocara o incêndio na central, destacando que não havia nenhum sinal de crime ou terrorismo.

A agência Interfax, no entanto, cita um dirigente dos serviços de segurança afirmando que um dos funcionários da central desapareceu pouco antes do fogo começar, e que a polícia já está a sua procura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...