sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tensão na Ásia: As Alianças dos EUA e Japão contra a China e Rússia

O Sempre Guerra acompanha mais um capítulo vivo da nossa história. Hoje, a segunda parte dos bastidores da Guerra.

Adaptado do Global Research:

Em um período de seis dias, o Departamento de Estado dos EUA, afirma sem rodeios apoio inequívoco às reivindicações territoriais japonesa contra a Rússia e a China, mesmo invocando um tratado de defesa que poderá conduzir a uma intervenção militar direta e da guerra com a nação mais populosa do mundo.

Em uma excursão de 13 dias em sete nações da região Ásia-Pacífico a partir de 27 de outubro, antes no Havaí, a secretária de Estado Hillary Clinton visitou o Conjunto Base de Pearl Harbor, Hickam e se reuniu com o almirante Robert Willard, chefe do Comando Pacífico dos EUA - o maior comando militar regional em todo o mundo - em uma conferência de imprensa conjunta com o novo chanceler japonês, Seiji Maehara, em Honolulu.

Respondendo a uma pergunta da imprensa sobre uma cadeia de ilhas no Mar da China Oriental impugnada pelo Japão e China - as ilhas Senkaku na designação japonesa e as ilhas Diaoyu na China - onde um barco de pesca chinês colidiu com dois navios da guarda costeira japonesa em 7 de setembro, quase levando a um incidente internacional, Clinton acrescentou que, para o governo que ela representa "a queda Senkakus no âmbito do artigo 5 º do 1960 EUA-Japão Tratado de Cooperação Mútua e Segurança". Isto é parte do compromisso maior que os Estados Unidos tem feito para a segurança do Japão. "Consideramos esta aliança Japão-EUA, a aliança mais importante que temos em todo o mundo e nós estamos comprometidos com nossas obrigações de proteger os japoneses ".

Clinton está levantando o artigo 5 do Tratado de 1960, de Cooperação Mútua e Segurança entre os Estados Unidos e o Japão, que afirma que "Cada parte reconhece que um ataque armado contra uma das partes em territórios sob a administração do Japão seria perigoso para a sua própria paz e segurança e declara que irá agir para enfrentar o perigo comum ", em paralelo e seguido por três meses uma tentativa semelhante para intervir contra a China no Mar da China Meridional.

Em 23 de julho Clinton discursou na 17ª Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Foro Regional, em Hanói, no Vietnã, e aludindo às disputas no mar da China meridional entre a China e os Estados membros da ASEAN Vietnã, Malásia, Filipinas e Brunei sobre as Ilhas Spratly e entre a China e Vietnã sobre as Ilhas Paracel, ela sustenta que "Os Estados Unidos, como toda nação, tem um interesse nacional em liberdade de navegação, acesso livre a bens comuns da Ásia marítima, e o respeito pelo direito internacional no Mar da China Meridional ... Somos contra o uso ou ameaça de força por qualquer interessado". Clinton teve a ousadia de evocar a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que os EUA não ratificou.

Sua alusão à perspectiva de força a ser usado é - só podia ser - uma referência à China no contexto atual. Em uma tentativa incontestável de ter levantando a bandeira em defesa alegada dos dez membros da ASEAN - Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar (Birmânia), Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã - contra o que está sendo promovido por Washington como um ameaça comum, China, Clinton entregou o pontapé inicial em que desde então tem sido uma campanha de intensificação de apresentar os EUA como não tanto como um mediador de um corretor de energia e garante presença militar na região Ásia-Pacífico.

Um jogador de fora, cujo principal ferramenta de negociação está no Comando do Pacífico dos EUA e a maior força expedicionária naval do mundo, a Sétima Frota dos EUA, com 50-60 navios de guerra, 350 aviões e até 60 mil marinheiros e fuzileiros navais unidos a ele em qualquer momento.

Na conversa de Hillary Clinton sobre a utilização "soft power" para fazer avançar os objetivos da política externa dos EUA, depende de seu poder (decididamente) rígido: aeronaves nuclear em grupos de ataque, seis frotas da marinha regional, bombardeiros avançados e caças, submarinos de ataque nuclear e mísseis de cruzeiro. Quando Clinton e outros oficiais americanos prometem apoio ao Japão em conflitos futuros com a China - ou a Rússia - não pretende se limitar à utilização das subtilezas diplomáticas.
A principal diplomata norte-americana de terminará sua viagem à Ásia-Pacífico atual, que inclui escalas no Havaí, Vietnã, China, Camboja, Malásia, Papua Nova Guiné, Nova Zelândia e Austrália, em 08 de novembro e que, entretanto terá reforçado a posição de seu país na a região da Ásia-Pacífico no lado civil, com a sua política externa, e seu parceiro secretário de Defesa, Robert Gates, que completa seus esforços  no lado militar.  Isso é como chanceler japonês, Maehara compreendeu a sua declaração no momento em que ele respondeu dizendo:

"Havia uma pergunta sobre as ilhas Senkaku e minerais de terras raras [a transferência dos que foram parados pela China] Como eu tenho dito, ilhas Senkaku, em termos de história e direito internacional, são inerentes território do Japão Hoje, Hillary Clinton reiterou que as ilhas Senkaku cairia no âmbito da aplicação do artigo 5 º do tratado de segurança bilateral. Isso foi muito encorajador".

Em sua recente conferência de imprensa havaiana Clinton e Maehara também confirmou uma posição comum contra o Irã e a Coréia do Norte.

"Tal como acontece com as disputas sobre a Spratly e cadeias de ilhas Paracel no final de julho, Clinton também tentou colocar os EUA como um terceiro no conflito entre China e Japão ao longo das oito ilhas Senkaku / Diaoyu em uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês Yang Jiechi na margem da Reunião da Ásia Oriental em Hanói, em 30 de outubro, insistindo que os EUA estavam "mais do que disposta a sediar uma reunião trilateral onde traria o Japão e a China e os seus ministros dos Negócios Estrangeiros reuniram para discutir uma série de questões."

Três dias depois, porta-voz da chancelaria chinesa Ma Zhaoxu respondeu afirmando: "Eu gostaria de ressaltar que este é apenas o pensamento do lado dos EUA ... As Ilhas Diaoyu e suas ilhotas adjacentes são uma parte inalienável do território chinês e as disputa territorial sobre as ilhas é uma questão entre a China e o Japão.

"É absolutamente errado para os Estados Unidos. Tem dito várias vezes a alegação de que as Ilhas Diaoyu  entra no âmbito do Tratado EUA-Japão de Cooperação Mútua e Segurança. O que os Estados Unidos deveriam fazer é corrigir imediatamente a sua posição errada." Advertiu o Chinês.

"No próximo mês (Novembro) vão realizar no mar da China Oriental  a recuperação da ilha em Auto-Defesa do Japão Forces (SDF), na qual os militares dos EUA e sétima (frota) da Marinha dos EUA darão apoio, como parte de um programa de defesa, recém-compilado para Ilhas Nansei. Este último, também conhecido como o arquipélago de Ryukyu, formam um arquipélago de 700 quilômetros de extensão que inclui Okinawa e no seu extremo sudoeste, dá lugar às ilhas Senkaku". Nas palavras de um alto funcionário do Ministério da Defesa japonês, "É necessário demonstrar para a China... que o SDF e o tratado militar dos EUA em uma ampla defesa à prova d'água".

Antagonizar a China com a ameaça de intervenção militar em nome do Japão - ou melhor, usando o Japão como a isca para provocar um confronto militar com a China - não esgota os planos americanos no Extremo Oriente. 

A Disputa Russa:
Em 01 de novembro o presidente Dmitri Medvedev se tornou o primeiro chefe de Estado russo a visitar as ilhas Curilas.  As quatro ilhas do Japão, foram transferidos para a Rússia após a Segunda Guerra Mundial sob os termos do acordo de Ialta de 1945. Sessenta e cinco anos depois, ainda não há um tratado de paz entre a Rússia, enquanto Estado sucessor da União Soviética e Japão por causa da disputa sobre o Kurils.

Ministro dos Negócios Estrangeiros japonês Seiji Maehara imediatamente convocou o embaixador russo no Japão para apresentar um protesto sobre viagem de Medvedev  e depois o Japão retirou seu embaixador de Moscou.

Washington não perdeu tempo em entrar na briga. O porta-voz de Hillary Clinton, secretário de Estado adjunto para Assuntos Públicos Philip Crowley, declarou em 01 de novembro que "Nós fazemos parte defensiva do Japão sobre os Territórios do Norte", empregando o nome do governo japonês para as ilhas.

O Departamento de Estado agora abertamente manifesta o seu apoio para as alegações do Japão, em território russo, enquanto que repetidamente confirma a sua vontade de honrar um acordo militar bilateral com o Japão de volta em um conflito armado com a China sobre o Diaoyu / Senkaku Ilhas.

Segundo o Global China Times, "A linha Rússia-Japão sobre as ilhas coincide com uma disputa entre Japão e China sobre as ilhas Diaoyu no Mar da China Oriental depois da detenção do Japão de um capitão do barco chinês em setembro ... Em uma mensagem forte com a visita de Medvedev à ilha, em certa medida, a postura da China ecoa firme em sua disputa com o Japão ".
Após o desmembramento da União Soviética e durante o estado debilitado da Rússia sob a presidência de Boris Yeltsin na década de 1990, os primeiros movimentos foram feitos para fazer a Rússia  o que tinha sido feito para a União Soviética: Fragmento-lo. Das ilhas Curilas ao Cáucaso do Norte, desde o Ártico para Kaliningrado e a República da Carélia, partes de pós-União Soviética eram cobiçadas pelos estados vizinhos ou alvo a ser arrancada do país.

Em novembro de 2009, o governo japonês reiterou a acusação de que "a Federação Russa ocupa ilegalmente quatro ilhas do norte."

O Ministério russo dos Negócios Estrangeiros respondeu, rotulando como "inaceitável" um documento emitido por Tóquio para identificar a alegada "ocupação ilegal por parte da Rússia" das Ilhas Curilas, afirmando:

"Nós consideramos que é necessário salientar que as Ilhas Curilas são uma parte inseparável do território da Federação Russa em fundamentos jurídicos com base nos resultados da Segunda Guerra, em conformidade com os acordos juridicamente vinculativos e tratados entre os países aliados, assim como a Carta das Nações Unidas que foi ratificado pelo Japão ".

No mês passado, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros japonês Katsuya Okada falou da Kurils estar "ilegalmente ocupado pela Rússia."

É esta política de intensificação da recalcitrância japonês e o revisionismo que Washington tem agora diretamente visado. Embora o porta-voz do Departamento Philip Crowley qualificados seus comentários de 01 de novembro, dizendo o artigo 5 º componente militar do Tratado de Cooperação Mútua e Segurança entre os Estados Unidos eo Japão não seria invocado enquanto o Japão não administrar o Kurils, a porta estava deixada em aberto para a ativação do artigo deve ter sucesso no Japão, pacificamente ou não, em ganhar a posse das ilhas e da transição ser reconhecida por Washington.

Mas as Curilas, bem como a Senkaku / Diaoyu, Spratly e Paracel, as ilhas são pequenas peças de xadrez em um estratagema muito mais amplo. Os EUA pretendem acelerar o seu retorno de dominação sobre a região Ásia-Pacífico e China e Rússia são os principais obstáculos para que isso aconteça.

O dia depois que Hillary Clinton se reuniu com ministro das Relações Exteriores do Japão, no Havaí, semanas após o confronto entre chineses e japoneses no Mar da China Oriental e dias antes do contratempo Japonês-Russo começar, o destróier japones JS Kirishima lançou uma Standard Missile-3 (SM-3 ), Bloco de mísseis interceptores IA 100 milhas para o céu acima do Pacific Missile Range Facility em Barking Sands, na ilha havaiana de Kauai e destruiu um míssil-alvo em várias fases. A interceptação de mísseis foi o quarto realizado conjuntamente pelo Japão e os EUA. Embora a Coreia do Norte vai ser evocado como o destino provável dos testes bilaterais, os vizinhos desse país ao norte - China e Rússia - também foram postas em alerta.

Um relatório da Kyodo News revelou que o Japão iria pagar US $ 150 milhões para três aviões de reconhecimento Global Hawk não tripulado de grande altitude para "lidar com a ascensão militar da China" e para "defender as remotas ilhas japonesas."

A mesma agência de notícias divulgou em um relatório separado que "o Japão e os EUA estão  planejando realizar um exercício militar conjunto, até Dezembro, centrada na defesa das contestadas ilhas [Senkaku / Diaoyu] ... Lugar rico em petróleo e gás."

Uma análise do jornal The Japan Times no mês passado, indicaram os parâmetros mais amplos de cooperação militar EUA-Japão. Ele declarou que "o escopo do tratado militar EUA-Japão foi estendido muito além" do Extremo Oriente, "aproximadamente definida como áreas ao norte das Filipinas. Bases militares dos EUA e suporte dos compromissos globais, inclusive no Iraque, no Afeganistão e no Oceano Índico.

Os EUA estão agindo no século 21 assim como fez durante o dia mais perigoso da Guerra Fria, há meio século, por todo o mundo, aparecendo para se preparar para uma réplica das Crises do Estreito de Taiwan de 1950, embora agora em uma Ásia com várias potências nucleares.

10 comentários:

  1. Muito bomm cara.Exelente matéria.
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. vc tem o dom da coisa !!! visão privilegiada !!! como te disse a china tá usando a coreia do norte para provocar os Estados Unidos !!!
    Abraço .
    ass : Anônimo que está de olho no G20

    ResponderExcluir
  3. Não me expressei direito !!!
    Acho que a china vai usar a Coreia do Norte para criar um incidente nuclear .

    ResponderExcluir
  4. Parece até piada, os eua são muito cara de pau, pagaram pau pra russia na guerra da georgia em 2008, e inventam de querer ajudar o japão contra a russia e china, os eua só se metem com países pequenos com a certeza de vitória.
    Mas contra países que eles sabem que a derrota é certa eles não brincam, os eua não querem virar "pure de batatas" e ver suas cidades serem arrazadas por ataques de misseis nucleares.
    Isso é mais conversa afiada do que realidade, coitado do japão se acreditar nisso vai acabar como a georgia derrotado e perdendo definitivamente seus territórios.

    ResponderExcluir
  5. Opa, valeu pelos elogios! São vocês que fazem o Blog, o "nosso Blog"

    De fato, a Georgia acreditou nos EUA e deu no que deu... Mas o Japão é diferente, é um dos principais clientes dos EUA. Os americanos não deixaria um conflito contra o seu "cliente" acontecer, por isto eles estão batendo de frente.

    ResponderExcluir
  6. Sempre que um império está a beira de cair o que ele faz ?? Arruma uma guerra. Sempre foi assim durante toda história.A diferença é que o império americano é muito forte militarmente.Vamos ser realistas, se os EUA entrarem com tudo numa guerra,usando 100% da força militar,não respeitando cidades,escolas,hospitais,ou seja,não se preocuparem com um alvo específico,eles transformam a China ou qualquer outro país num estacionamento.A diferença está em como eles irão se defender do contra-ataque.Acredito que o único modo de atacar os EUA seja por misseis intercontinentais.
    Aproximar-se dos EUA por mar ou ar é praticamente impossivel.As frotas do Atlântico e do Pacífico são algo assustador militarmente falando.E tem mais, a China e ainda muito dependente dos russos ná area militar.Talvez Russia e China também usando 100% da força de jeito.Mas aí amigo o mundo acaba.

    ResponderExcluir
  7. vcs acham que o brasil sera tacado tb ? e se for pq ?

    ResponderExcluir
  8. Eu não acredito que de inicio o Brasil seja atacado.O Brasil inicialmente abrigará refugiados.O mundo está caminhando para um conflito,temos certeza disso.O que me faz temer é a postura do nosso presidente (atual e futura).Lula brigará no G20 contra a indundação de dolares na economia mundial,e sua desvalorização.Mas deu a entender que não brigará com os chineses e sua indundação de produtos baratos.
    De qualquer forma,dependendo do lado que formos,estaremos numa situação crítica.
    Se tivessemos uma força militar de respeito,dariamos o luxo de não precisar apoiar ninguém.Como isso não acontece,teremos de escolher qual lado ficar e rezar.
    Vamos ficar de olho na reunião do G20 e torcer para que tudo de certo.

    ResponderExcluir
  9. Yusuke, a cultura amarela é o contraponto da do Ocidente. Os Nipos surpreenderam o mundo e os EUA, na 2ª guerra por sua robustês militar desconhecida nestes lados; isolados, intangíveis, expluiram valorosamente com fôrça bélica autônoma e de qualidade, com miniaturas de submarinos e aviões, sempre, auto servidos, não contavam com aquela aniquilante arma, o mesmo acontecendo com o resto do mundo; soubesse, teria reduzido seu ímpeto imperialista, para usá-lo no momento certo, porque não lutam para perder. Aceita a derrota indiscutível, guardou os brios, até agora, 65 anos depois, abrigando o inimigo em sua casa e deixando-se proteger por êles, contra outros. Que fez? nesse largo interregno enriqueceu, trabalhou e produziu altas tecnologias, mas parece, só parece, que acostumou-se com êsse modus vivendi; deixa o grandão resolver suas pendengas, e vai aprendendo.
    Veja comportamento similar, o dos Sinos. Os Gringos inundaram Formosa com bilhões em armas e foguetes e ajudas outras, êles ficaram calados, nem à ONU reclamaram, abafaram os brios; no comtinente frontal levantaram um leque de teleguiados, sim senhor. Tomaram o lugar do Japão e mais, são a 1ª economia do globo, agora. Mas ainda é cedo, a hora H está-lhes sorrindo e com ela, o destino.
    Agora digo-lhe, há uma possibilidade de aliança, ante a impertinência dos ex-ricos yankes, sejamos sensatos, pela dificuldade econômica de mobilizar seu formidável poderio bélico, com a morna Rússia, embora competente guerreira, auxilindo-a com iênes, e hipotèticamente unir-se ao Irã, para abafar o aprendiz de feiticeiro, Israel, pupilo preferencial da Grandão.
    Tá ai formado o quadro do Armagedon. Outras aliança na periferia haverão, mas de menor valor.
    Assim eu vejo, Yusuke, o desnrolar dêsse embrulho, e o mundo todo covulsionado com partes envolvidas, sem covite, participando dessa geléia geral.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...