terça-feira, 16 de novembro de 2010

Reportagem Especial: Nova Guerra Fria está formada

O SEMPRE GUERRA vivencia a história, apresentamos aos nobres leitores, a Nova Guerra Fria, mais um capítulo vivo da nossa história. Hoje, a primeira parte de mais uma Reportagem Especial.

Em Águas Tempestuosas:

Adaptado do Jornal The Age da Austrália:

Seis semanas atrás, um navio de guerra  australiano navegou em algumas das águas mais contestadas no planeta e, fora da China, abriu fogo. O navio era o Warramunga fragata e não foi o primeiro navio australiano com esse nome a disparar suas armas através do Mar Amarelo.

Sessenta anos atrás, o xará Warramunga estava nas mesmas águas, atirando para matar as tropas chinesas e norte-coreanos durante a Guerra da Coréia.

Não havia nenhuma intenção bélica no incidente mais recente: o Warramunga estava participando de um exercício, navegando em mar calmo sob um céu azul ao lado de um navio de guerra chinês.  Foi o primeiro exercício como por qualquer outra nação ocidental com a marinha chinesa - um exercícioda Marinha que a Royal Australian Navy chefe vice-almirante Russ Crane elogiou por sua contribuição construtiva para a segurança regional.

Seis dias atrás, em Melbourne, os Estados Unidos e a Austrália reafirmaram seu compromisso com uma aliança que foi formalizada na época da Warramunga primeiro viu a ação no Mar Amarelo. Com palavras calorosas sobre um compromisso fundamental para uma parceria duradoura com base em interesses comuns e valores democráticos, eles concordaram em aumentar a cooperação em defesa, o cyber espaço e segurança. Quem eles estavam defendendo essas esferas da esquerda foi declarada. ''Nós não estamos no negócio de nomeação de ameaças'', Ministro dos Negócios Estrangeiros Kevin Rudd, disse após as negociações. Não publicamente, pelo menos.

Contudo, a China era o dragão fora da sala quando Rudd e o ministro da Defesa, Stephen Smith encontraram a secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton e o secretário de Defesa Bob Gates, em Government House na última segunda-feira.

No entanto, as negociações e o acordo para ampliar a cooperação defensiva, foram claramente destinadas a reforçar a dominação americana do Pacífico, em face do aumento dramático da China.

As conversas também pode ser outro sinal de uma nova guerra fria, de acordo com Hugh White, um dos principais pensadores estratégicos da Austrália.

(Caso você tenha perdido, a primeira Guerra Fria foi entre o Ocidente liderado pelos EUA e a União Soviética e durou 40 anos. O mundo vivia com medo de possíveis "Armagedon nuclear", a realidade de guerras como a Coréia, e constante tensão entre as superpotências).

Essa nova guerra fria já está tomando forma, diz White, professor de estudos estratégicos da Universidade Nacional Australiana e um ex-subsecretário do Departamento de Defesa.

As linhas de frente dos conflitos emergentes podem ser vistas em uma nova assertividade chinesa no Mar da China Meridional, Mar Amarelo, e em disputas territoriais com o Japão no Mar da China Oriental, que revelam coisas ''a se preocupar com a política de forma que está sendo feito em Beijing''.

Igualmente preocupante, afirma, são os esforços americanos para manter sua posição dominante com o aumento da China, alimentado pelo seu poder de rápido crescimento econômico. ''A menos que os EUA possam articular o que ele está tentando fazer, a China vai concluir que ela está tentando preservar a velha ordem, em que a China desempenha um subordinado e não um papel igual'' diz ele.

''Se é isso que os EUA estão tentando fazer, então é correr um risco muito elevado de conflito, ou, pelo menos, da escalada de competição estratégica, com todos os riscos de conflito que dela derivam".

''O que isso parece? Parece que o início de uma guerra fria, e nós sabemos o quão perigoso que pode ser''.

O argumento de White, escrita em primeiro lugar, no Ensaio Quarterly em setembro, é baseada na premissa de que a China é o desafio para o poder americano na Ásia, é uma realidade e não uma possibilidade futura. A China poderia ultrapassar os EUA como economia mais rica do mundo em 2030, não iria mais aceitar a liderança americana na Ásia, e ficaria a liderar em seu próprio direito.

Isso deixou os EUA com três opções: retirar-se da Ásia; competir com a China, que iria criar um risco real e crescente de ''guerra de grandes proporções", ou concordar em dividir o poder regional, em uma parceria igualitária com a China e outras potências regionais, Índia e Japão.

9 comentários:

  1. Yasuke

    Achei interessante a história, mas creio que tem alguns problemas de tradução. O navio Warramunga parece que é da Austrália....

    ResponderExcluir
  2. Vc estava certo, eu errei mesmo, o navio é genuinamente australiano.

    Grato pela atençao!

    ResponderExcluir
  3. A situação atual só pode ser comparada a da Guerra Fria até certo ponto. A China tem o trunfo supremo de estar com a economia americana nas mãos. A China pode, com um grande custo para ela própria, destruir o dólar e conseqüentemente toda a sociedade americana como conhecemos.

    ResponderExcluir
  4. Irã inicia seu maior exercício de defesa antiaérea.

    http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/11/16/ira-inicia-seu-maior-exercicio-de-defesa-antiaerea-923037355.asp

    ResponderExcluir
  5. Irã afirma ter interceptado aviões em manobras militares
    17 de novembro de 2010 • 13h42 • atualizado às 14h15 Comentários

    Notícia

    Reduzir Normal Aumentar Imprimir As forças armadas iranianas interceptaram seis aviões desconhecidos que entraram no espaço aéreo iraniano quando eram feitos exercícios de defesa antiaérea, indicou um dirigente militar citado pela agência Fars.

    "Ontem (terça-feira), nossas forças deram conta da invasão de seis aviões desconhecidos em nosso espaço aéreo, provocando a saída imediata de nossos aviões de caça para uma operação de interceptação", indicou Hamid Arjangi, citado por Fars.

    "Nossos sistemas de artilharia foram colocados em alerta, os objetivos foram identificados e perseguidos e as advertências necessárias foram feitas", acrescentou, sem dar mais detalhes.

    Na terça, o Irã iniciou novas manobras militares para testar seu sistema de defesa aérea durante cinco dias, segundo o comandante Arjangi.

    As manobras são para colocar em teste as capacidades defensivas de mísseis de curto, médio e longo lance, assim como uma nova versão do sistema de defesa aérea.

    ResponderExcluir
  6. Alemanha aumenta alerta para ataque terrorista
    Ministro do Interior diz ter "indicações claras" de que atentado está sendo planejado para o fim de novembro.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/alemanha+aumenta+alerta+para+ataque+terrorista/n1237828779568.html

    ResponderExcluir
  7. Irã diz ter testado sistema de mísseis antiaéreos com sucesso
    fechar
    Galeria de vídeo
    fechar
    Galeria de áudios
    fechar
    Foto: Reuters

    Exército testa míssil antiaéreo S-200 em deserto próximo a Teerã

    Foto: Reuters
    Irã diz ter testado sistema de mísseis antiaéreos com sucesso

    Exército testa míssil antiaéreo S-200 em deserto próximo a Teerã

    O Exército da República Islâmica afirmou nesta quinta-feira ter testado com sucesso o sistema de mísseis antiaéreos S-200, capazes de atingir alvos de médio alcance.

    O anúncio chega em meio a um dos maiores exercícios militares já realizados pelo país e um dia após o Irã ter afirmado e depois desmentido que seis aviões teriam invadido seu espaço aéreo.


    O aumento das capacidades militares do Irã é acompanhado com preocupação pelas potências ocidentais, que acusam o país de desenvolver seu programa nuclear buscando a criação da bomba atômica, algo que Teerã nega. Os principais acusadores - EUA e Israel - possuem arsenal atômico.


    O general Mohamed Hassan Mansurian, comandante adjunto da defesa antiaérea, declarou nesta quinta-feira que os mísseis S-200 foram testados com sucesso, e substituem os S-300, um sistema de proteção contra ataques aéreos que a Rússia venderia ao Irã mas cuja entrega foi cancelada após as sanções aprovadas no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

    "Desenvolvemos este sistema aperfeiçoando o S-200, e o testamos com êxito", afirmou Mansurian à Press-TV, emissora estatal iraniana de língua inglesa.


    Já o general Hamid Arjangi, porta-voz que comenta os exercícios militares, disse que o sistema, conhecido como Mersad, ou "Emboscada", em farsi, foi desenvolvido por cientistas iranianos e é capaz de identificar e atingir alvos em baixas e médias altitudes.

    "Este sistema de defesa de médio alcance pode identificar e destruir aviões modernos voando a baixas e médias altitudes", disse Arjangi à agência estatal Irna.

    Exercícios

    Iniciados na terça-feira, as atuais manobras militares foram classificadas pelo Irã como o maior exercício de defesa antiaérea já realizado pelo país. A emissora Press TV, que transmite em inglês, disse que as atividades irão durar cinco dias, se concentram perto de instalações nucleares e incluem o uso de mísseis de longo alcance.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo e Sempre Guerra.
    Estamos presenciando um mundo que mergulha em um nov periodo de Guerra Fria, esta pode vir a substituir aquela que presenciamos por décadas entre os EUA e a então URSS, estes vencedores da 2ª Guerra Mundial 1939-1945.
    Agora parece que vamos ver um embate entre uma China economicamente pulsante e um EUA em plena falência.
    Será que poderemos observar num dado momento os EUA trilhando o mesmo caminho que seguiu a URSS?
    Este é visto como o século chinês e quanto ao Irã, vejo o pais se fortalecendo cada vêz mais frente as ameaças externas que enfrenta.
    Jamais o Irã mesmo negociando com as grandes potências, irá deixar d elevar adiante seu projeto nuclear seja ele civil ou militar.
    Robert Gates ( Secretário de Defesa norte americano ) disse dias atrás que pressão militar não vem ao caso para forçar o Irã a abrir mão do seu controverso programa nuclear.
    Diz que sanções são as armas necessárias e a diplomacia, podem até ser, mas vejo um sinal de fraqueza dos EUA em se jogar em um nov conflito no qual pode se dar mal. Delega-se isto para Israel e vejamos o que acontece? Seria o pensamento do establishment norte americano, para ganhar tempo? Vamos ver né!
    Um forte abraço a todos.
    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Caríssimos, obrigado por posts tão inteligentes!

    De fato, há uma nebulosidade em todos os fatos, tudo muito confuso e ameaçador.

    Agora, temos que concordar em uma coisa: A guerra fria dos tempos atuais já existe e faz algum tempo, só agora conseguimos detectá-lo! No que vai acontecer daqui para frente é totalmente imprevisível.

    Me lembro de um militar aqui do Brasil, hoje na reserva, me dizendo a seguinte frase: Um dia, quando a verdadeira guerra estourar, todos saberão quem são aqueles que estarão no lado do bem (EUA), quem são os traidores e os verdadeiros inimigos. Acredito que estamos próximos de saber...

    Agradeço tbm aos blogs "gringos" (de outros países) nos seguindo, o meu muito obrigado!

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...