terça-feira, 23 de novembro de 2010

Plantão: Tensão na Ásia

12:00 - Hoje de tarde (Madrugada no Brasil), houve um ataque da artilharia da Coreia do Norte à ilha de Yeongpyeong, no Mar Amarelo, próximo à fronteira entre os dois países rivais. Dois militares sul-coreanos morreram.

O ataque também deixou 20 feridos - 3 deles civis-, provocou danos e incendiou imóveis na ilha, onde estava mobilizado um destacamento do Exército sul-coreano. Quatro dos militares feridos estão em estado grave. Vários projéteis norte-coreanos caíram sobre a ilha e outros no mar, segundo o comando militar de Seul. Fonte: Globo.com

12:15 - O Exército sul-coreano revidou ao ataque e autorizou a decolagem de caças de combate F-15 e F-16 para a região. Não há informação sobre vítimas do lado norte-coreano. Fonte: Globo.com

12:26 - O presidente sul-coreano diz que irá desencadear "retaliação enorme" se a Coréia do Norte atacar novamente. Fonte: Sky News.

12:50 - A Coreia do Norte ameaçou a Coreia do Sul nesta terça-feira com ataques militares "sem piedade" caso as forças sul-coreanas avancem "um milímetro" nas águas territoriais norte-coreanas, informou a agência oficial norte-coreana KCNA.

14:47 - SEMPRE GUERRA: Houve explosões na Coréia do Norte na região da fronteira logo após os incidentes. Não houve relatos de vítimas ou danos no país Comunista. A falta de informação lembra o tempos da Guerra Fria. Os EUA conversam neste momento com a Coréia do Sul, as informações são da Reuters.

15:28 - O Presidente Lee Myung-bak, ordenou os militares na terça-feira, para atacar uma base de mísseis da Coreia do Norte, perto da fronteira inter-coreano no mar ocidental, se o país comunista mostrar sinais de provocação militar complementares após seu ataque de artilharia em uma ilha sul-coreana, disse um assessor presidencial. Fonte: Korea Times.

15:36 - SEMPRE GUERRA: Estamos aguardando um pronunciamento oficial dos EUA e da Coréia do Sul, sobre o incidente desta terça-feira.


17:58 - Veja o vídeo dos ataques do dia 23/11:

15 comentários:

  1. o pronunciamento dos euas ?
    vai esperando !!
    covardes !! se fosse a venezuela que tivesse atirado contra a colômbia ... o chaves já tinha ido pelos ares ... mas como o pank de cabelo empé tem aramas nucleares ... vamos conversar !!! inda mais tendo a china como parceiro !!!

    ResponderExcluir
  2. hehehee

    Não é possível que os presidentes dos EUA e da Coréia do Sul não vão falar...

    Apesar de ter a China como parceira do Norte, o presidente do Sul deixou claro que vai retalhar...

    Vamos ver...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que os EUA sabem perfeitamente/sigilosamente quais os "inimigos" detentores de
    uma ameaça REAL de força nuclear. Desde os maiores aos menores.
    Me confirmem se eu estiver errado, mas os EUA em toda a sua história nunca ingressaram em uma guerra, em "vias de fato" mesmo,
    contra um inimigo com bombas nucleares, "pequeno" ou "grande".
    Porque será?
    A história vai mudar agora?
    Ou os americanos só iriam dar aquele "empurrão" na Coréia do sul para ver no que dá?

    ResponderExcluir
  4. Não vou dizer que demorou, pois, sinceramente eu ainda tinha esperanças de uma ataque desse tipo ("estopim(ns)") pudesse acontecer. Sinceramente é terrível ver que o quanto as pessoas estão desinformadas e por isso os "iluminados" conseguem agir como se o mundos fosse um joguinho de tabuleiro.
    Deprimente...

    Agora é aguardar, né. Mesmo já sabendo aonde isso vai parar.


    Gosto muito do seu blog.
    Melissa.

    ResponderExcluir
  5. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/eua-falam-em-resposta-medida-e-unificada-ataque-da-coreia-do-norte.html

    e agora?

    ResponderExcluir
  6. Só nos resta esperar.

    Eu ainda tenho minhas dúvidas se foi de fato a Coréia do Norte que causou isto. Só o tempo dirá, mas tem cara de ataque provocativo da Coréia do Sul e revide da Coréia do Norte.

    Um tipo de "ataque de falsa-bandeira" para algo maior, vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  7. Esse vídeo que a Russia Today publicou, as TV's da Coréia do Sul exibiram durante toda a noite.

    Eu realmente acho difícil a Coréia do Sul não "revidar". Já há clamor popular no país para que isto aconteça.

    ResponderExcluir
  8. tá ai a resposta dos EUA .... prudente e unificada ... como disse covardes !!!
    tem bomba atômica ... tô fora ...

    ResponderExcluir
  9. Isto é histórico.

    Os americanos nunca entraram de verdade numa grande guerra, com excessão contra o japão na segunda guerra.

    Guerrear contra sucatas do Iraque e tribos do Afeganistão, até a Guiana faz isto =P

    ResponderExcluir
  10. Bem desde a epoca da reunião do g20 se falava em um incidente na coreia, não aconteceu exatamente no momento em que estava sendo feita a reunião do g20 se tivesse o pavor agora teria sido 200% maior.
    Bem mas mesmo assim não deixou de cumprir o que se dizia, houve o incidente e não pode ser deixado por isso mesmo, mas as palavras da coreia do sul e dos eua é de "pagação de pau", a unica coisa firme que os eua disse é que estão com a coreia do sul no que acontecer, eu acredito em três situações:
    1ª isso foi provocado de alguma forma pela coreia do sul, pra dar razão a uma resposta maior por conta da descoberta das novas usinas nucleares e a unica forma de parar a coreia do norte será com guerra, com sanções e pressão não adianta pois o país vive a miseria já a decadas e apenas ficou mais abusado. A otan tbm ajudaria nesta guerra
    2º a coreia do sul vai "pagar pau" e vai ficar tudo (por enquanto) por isso mesmo.
    3ª que seria os eua apoiarem a coreia do sul para atacar e ir "cozinhando" pra ver até onde vai, pra depois entrar na briga junto com a otan.
    Eles já estão "pagando pau", vamos ver como fica essa história... Eu estou entre a 2ª e 3ª opção.

    ResponderExcluir
  11. Daniel do 2012 Um Novo Despertar.
    Hoje os noticiários estão atentos no mundo todo e nós também, quanto ao ataque da Coréia do Norte a uma ilha sul-coreana, seguindo a versão vendida de que os norte coreanos atacaram uma ilha sul coreana.
    Fico a pensar que pode ter sido uma provocação desmedida da parte da Coréia do Sul, por conta dos exercícios que este país vem conduzindo no Mar Amarelo, área de litígio com a vizinha Coréia do Norte.
    Mas por não sabermos ao cero quem disparou primeiro,consideremos que este é o pior incidente entre os dois países desde a Guerra da Coréia ( 1950-1953 ).
    Ambas estão desde então tentando respeitar um armistício, deveras tecnicamente em estado de guerra.
    Qualquer incidente pode levar os dois países a uma 2ª guerra intercoreana e não seria nada promissor para os esforços de vir a Peninsula coreana livre de armas nucleares, unificada e estabilizada cmo um todo.
    O programa nuclear norte coreano mostra sinais de robustez e o que faz a Coréia do Norte buscar negociar acordos vantajosos em condições de igualdade com as grandes potências, principalmente com os EUA.
    Por ser o país mais fechado do mundo, não sabemos o que se passa na estrutura de poder que se prepara para mudanças em sua liderança Aproxima o processo de sucessão, onde o filho mais novo de Kim Jong Il, o jovem Kim Jong Un deve assumir as rédeas daquele país.
    Não seria a hora das nações reconhecerem uma Coreia do Norte nuclear e dar enfase a uma nova abordágem que leve as duas Coréias a uma reconciliação e posteriormente numa reunificação que possa levar a um desarmamento e os ganhos do progresso atômico obtidos pelos norte coreanos utilizados para fins estritamente energéticos pacíficos?
    Mas, parece ser difícil no momento e agora quero ver a abordágem que os EUA darão para enfrentar situações piores naquela região se já se comprometeram a apoiar a Coréia do Sul em um eventual ataque da Coréia do Norte.
    Divisões ideológicas ( herança da Guerra Fria ),misturadas a disparidades sócio-econômicas e disputas territoriais marítimas, somando as desconfianças entre nações vizinhas,os prognósticos não são animadores.
    Mas finalizando, eu vejo esta situação como um embate indireto entre China e Estados Unidos,ambos tem interesses em comum no léste da Ásia e não dispensariam uns embates cmo este, para medirem forças.
    Vamos acompanhar e desde domingo passado ao ler uma reportágem em que o Sec.Defesa norte americano Robert Gates, disse que a Coréia do Norte representa uma grande ameaça aos seus vizinhos, já lí nas entrelinhas de que algo estava por acontecer em meio as manobras militares provocativas,necessárias para as defesas sul coreanas,mas que só vem de ambas as partes envolvidas, para aguçar a situação de confronto.
    Estejams atentos a todos os contextos que não foram ditos aqui, creio eu, para expressar outros fatores que movem todo este tabuleiro estratégico global.
    Valeu Yusuki

    ResponderExcluir
  12. União praticamente é impossivel, pois a coreia do norte não quer união e a coreia do sul que é um país próspero correria sério risco de cair em plena crise financeira, por conta da união com o norte, o sul só perderia economicamente, isso já foi discutido e descartada a união.

    ResponderExcluir
  13. Enquanto não pensarmos em um novo critério econômico, uma nova economia ou via, o planeta vai sofrer - é antieconômico ser sustentável, ou como disse a Dilma na COP-15, o meio ambiente atrapalha a economia. Não é só o meio ambiente, é a humanidade. Esta só é tolerada, porque são consumidores...

    ResponderExcluir
  14. Sempre Guerra.
    Olá, bom dia,


    Hoje ao ouvir uma notícia na Jovem Pan am, fiquei preocupado com um assunto.

    A Pec 300 ( piso salarial para policiais civis e militares em todo país ), dias atrás coloquei no meu blog, algo sobre o assunto e pelo jeito, parece que governadores da base aliada do governo e também da oposição estão em Brasilia para fazer pressão para que esta proposta de aumento e piso salarial unificado para a categoria não seja aprovada.

    Veja o que ocorre no Rio de Janeiro, tivemos um exemplo clássico em 2006 em São Paulo com os ataques do PCC.

    Agora, dizem estar tudo sobre controle e como que está sob controle se a violência grassa em nosso pais. Por isso fui para o voto nulo, nem um dos que estão sobre a mesa, prestam.

    Antes mesmo de assumir o cargo aqui em São Paulo, o governador eleito, já vem sendo duramente criticado por membros de duas categorias, policiais e professores, será que os cidadãos paulistas não aprendem ao votarem sempre neste mesmo pessoal do PSDB.

    É , se esta PEC 300 não for votada a categoria militar já promete uma paralização a partir de 01 de janeiro de 2011, isto pode causar sérias consequências para a ordem social, segurança e até mesmo uma ruptura institucional.

    Nem precisa ir longe, Equador, há algumas semanas houve uma rebelião de policiais militares pedindo aumento salarial e veja que o Presidente, Rafael Correa, quase foi deposto....

    Devemos estar em alerta para o que possa estar por vir.

    Informar é cultura,

    Daniel Lucas

    ResponderExcluir
  15. Daniel e a todos que participam, obrigado!

    Amigos, eu evito de falar de política aqui no blog pois, é um assunto onde cada um tem o seu gosto e sua escolha, assim como a religião. Aliás, agradeço o grande número de visitas ao blog nestes dias.

    Sobre a política federal ou estadual, no caso de SP, já dizia um velho filósofo chinês que: "cada povo tem o lider que se tem". Somos um país democrático e fazemos nossas escolhas.

    Seria interessante que todos, inclusive os próprios políticos pensassem na seguinte sistemática: Governar ao povo. Deixar seus interesses e egos de lado. Só isto basta. Indiferente de partido A ou B... Imagine o quanto este país mudaria.

    Infelizmente isto é uma utopia longe de alcançarmos, mas nunca impossível.

    Yusuke

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...