quinta-feira, 6 de junho de 2013

TENSÃO NO ORIENTE: PAÍSES ÁRABES DO GOLFO CONSIDERAM AÇÕES CONTRA HEZBOLLAH!

GUERRA DO ORIENTE PODE SE ESPALHAR AINDA MAIS! PAÍSES ÁRABES DO GOLFO CONSIDERAM AÇÕES CONTRA HEZBOLLAH!

JEDDAH (Reuters) - Os países árabes do Golfo vão tomar medidas contra o Hezbollah se o movimento xiita libanês continuar o seu envolvimento na guerra civil na Síria ou interferir em assuntos do Golfo Árabe, disse o vice-ministro das Relações Exteriores do Bahrein, no domingo.

Ghanem al-Buainain disse que o Conselho de Cooperação do Golfo de seis membros (GCC), considera o envolvimento do Hezbollah na Síria como "intervenção sectária", mas não listou o grupo como uma organização terrorista, um passo dado pelo Bahrein na semana passada.

A Liga Árabe e os Estados Unidos pediram ao Hezbollah para tirar seus combatentes da Síria, onde a França na semana passada, disse que até 4000 guerrilheiros do grupo estavam lutando ao lado das forças leais ao presidente Bashar al-Assad.

"O conselho ministerial (do GCC) condenou a intervenção descarada do Hezbollah na Síria ... e decidiu considerar tomar medidas contra os interesses do Hezbollah em países do CCG", disse ele, sem especificar quais interesses eram.

Buainain falava numa conferência de imprensa depois de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da maioria sunita GCC, que inclui também a Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã.

Bahrain, na segunda-feira passada, proibiram grupos políticos internos de fazer contato com o Hezbollah, um movimento que acredita que foi envolvido em conflitos entre sua maioria muçulmana xiita.

O país, governado pela família sunita al Khalifa, tem sido fustigada por instabilidade política desde 2011, com a maioria xiitas do Bahrain se agitam por reformas democráticas.

Bahrein acusa o Irã xiita, principal aliado do Hezbollah, e os militantes xiitas libaneses de atiçar os protestos. Ambos negam, embora Hezbollah criticou a repressão de seguranças do governo em Manama, contra manifestantes xiitas.

Fonte: The Star - Citando Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...