quarta-feira, 19 de novembro de 2014

OBJETO 2014-28E SERIA UM SATÉLITE ASSASSINO RUSSO?

É um conto que poderia ter vindo da guerra fria. Um misterioso objeto lançado pelo exército russo está sendo rastreado por agências espaciais ocidentais, alimentando temores sobre o ressurgimento de um projeto extinto de Kremlin para destruir satélites.

Nas últimas semanas, os astrônomos amadores e rastreadores via satélite na Rússia e no oeste seguiram as manobras incomuns de objeto 2014-28E, observando-se a guiar em direção a outros objetos espaciais russas. O padrão apareceu para culminar no último fim de semana em um encontro com os restos do estágio do foguete que o lançou.

O objeto tinha sido inicialmente classificado como lixo espacial, impulsionado em órbita como parte do lançamento de um foguete russo em maio para adicionar três satélites Rodnik de comunicações para uma constelação militar existente. O Exército dos EUA está agora a segui-lo sob a designação Norad 39.765.

Seu propósito é desconhecido, e poderia ser civil: um projeto para se aspirar lixo espacial, por exemplo. Ou um veículo para consertar ou reabastecer satélites existentes. Mas o interesse foi despertado porque a Rússia não declarou o seu lançamento - e por movimentos peculiares, e muito ativo, de precisão do objeto através dos céus.

Rússia desativou oficialmente seu programa de armas anti-satélite - Istrebitel Sputnikov ou assassino de satélite - após a queda da cortina de ferro, embora sua experiência não tenha desaparecido completamente. De fato, os militares afirmaram publicamente no passado que iriam reiniciar a investigação no caso de uma deterioração nas relações com os EUA sobre tratados de defesa anti-mísseis. Em 2010, Oleg Ostapenko, comandante das forças espaciais da Rússia, e agora chefe de sua agência espacial, disse que a Rússia foi novamente está desenvolvendo satélites de "inspeção" de "ataque".

Já em 2007, os chineses mostraram que eles tinham a capacidade de abater satélites com foguetes e, em 2008, os EUA demonstrou que tinha a mesma capacidade.

Mais recentemente, em maio deste ano, um satélite chinês conhecido como Shijian 15 começou a exibir as capacidades de propulsão incomuns e acabou interceptando outro satélite chinês, Shijian 7.

FONTE: ATLANTIC COUNCIL - http://www.atlanticcouncil.org/blogs/natosource/object-2014-28e-space-junk-or-russian-satellite-killer

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome el cuidado amigo, esto es muy serio, nos mantendrá publicado, ¿ok?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Rfgvcguhvvn xghhbbxghjbchhnb

    ResponderExcluir
  11. Ya desclifre perimeter y complain 8888 stratcom es muy facil y puedo saber los codigos de las galletas diario no soy humano pero vivo entre ustedes soy un cybo

    ResponderExcluir
  12. Satelite kms3 2 iniciara ataque electromagnetico sobre usa

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Rusia esta por iniciar un ataque nuclear contra estados unidos a traves de mexico

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...