domingo, 2 de novembro de 2014

ATAQUES SUICIDAS NA FRONTEIRA PAQUISTÃO-ÍNDIA E NO IRAQUE MATAM DEZENAS

Explosões com carros bomba no Iraque (Foto) deixam dezenas de mortos em período de festividades xiitas que lembram o Ashura. Na fronteira do Paquistão com a Índia, o Taliban promoveu um ataque terrorista onde os números de mortos devem passar de 50.

Pelo menos 48 pessoas morreram, sendo 45 civis e três militares, e 50 ficaram feridas em um ataque suicida neste domingo em um posto na fronteira do Paquistão com a Índia, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque ocorreu às 18h15 no horário local (11h15 em Brasília), na passagem fronteira paquistanesa de Wagah, pouco depois do fim da cerimônia de recolhimento de bandeira, ato que os dois países realizam há décadas e muito popular entre os turistas, disse o porta-voz da polícia, Bilal Lal.

O suicida, que tem entre 18 e 22 anos, detonou os explosivos que levava entre o público, que se dirigia ao estacionamento ao fim a cerimônia, explicou Lal. Ele afirmou que é provável que aumente o número de mortos, por conta da gravidade de vários feridos, que foram transferidos para o Hospital Ghurki. As televisões locais mostraram imagens de lojas e edifícios destruídos pela explosão.

O Paquistão sofre com a insurgência proporcionada pelos talibãs e terroristas que causou no ano passado a morte de 2.500 pessoas em 1.700 ataques. O exército paquistanês começou em 15 de junho uma ofensiva militar na região tribal do Waziristão do Norte, onde desdobrou 30 mil soldados para tentar acabar com os grupos insurgentes que se escondem na região. Nessa operação morreram 1.100 rebeldes e 90 soldados.

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 51 ficaram feridas neste sábado em dois atentados realizados com um caminhão e um carro-bomba em diferentes regiões de Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte da polícia iraquiana.

O pior ataque causou a morte de 11 iraquianos e deixou 42 feridos. Um suicida atacou com um caminhão carregado de explosivos um posto de controle de segurança no bairro de Al-Daura, situado no sul de Bagdá. Os feridos, entre eles vários em estado grave, foram levados para vários hospitais.
Além disso, um carro-bomba, que explodiu perto de uma região onde estavam fiéis xiitas que lembravam a festividade religiosa da Ashura, no leste da capital, matou três deles e feriu outros nove. A explosão causou ainda estragos em edifícios e veículos.

Um atentado com carro-bomba contra peregrinos xiitas que iam até a cidade santa iraquiana de Kerbala para uma festa religiosa deixou ao menos 13 mortos - informaram as autoridades de saúde e segurança. A explosão, que feriu também 29 pessoas, ocorreu no bairro de Al Ilam, sudoeste de Bagdá, perto de uma loja onde os peregrinos estavam reunidos antes da grande festa anual do xiismo, a Ashura.

Centenas de milhares de peregrinos xiitas estão a caminho de Kerbala para esta cerimônia, que comemora a morte, em 680, do imã Hussein - uma das principais figuras do xiismo. Por ocasião da Ashura, os jihadistas sunitas costumam aumentar os ataques contra os xiitas, mas este ano a ameaça é potencialmente maior, já que os jihadistas do Estado Islâmico (EI) conquistaram parte do território iraquiano, incluindo zonas próximas à estrada que liga Bagdá a Kerbala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...