sábado, 1 de junho de 2013

Conflito Sírio incendeia o Oriente Médio!

(CNN) - ataques com foguetes no Líbano. Carros-bomba na Turquia. Ataques aéreos israelenses na Síria.

Nos dois anos, a repressão do presidente Bashar al-Assad às manifestações da "Primavera Árabe", os observadores dizem que a guerra civil, se tornou um conflito multifacetado que ameaça definir o futuro do Oriente Médio em chamas.

"O conflito sírio não é mais uma luta interna entre Assad e a oposição interna", disse Fawaz Gerges, diretor do Centro do Oriente Médio na Escola de Economia de Londres. "É uma guerra aberta por procuração - Irã, Hezbollah e Síria, Turquia, Qatar e Arábia Saudita, além de Rússia e Estados Unidos."

Nesse meio tempo, disse ele, a sociedade síria está se desintegrando. E depois de mais de 70 mil mortes no interior do país, o conflito ultrapassa fronteiras.

Nas últimas semanas temos visto um par de carros-bomba matando dezenas de pessoas em uma cidade que acolheu alguns dos refugiados, mais de 300.000 sírios que fugiram para a Turquia.

Autoridades turcas disseram que os bombardeios foram realizados por membros de um antigo grupo terrorista marxista, com ligações com os serviços de inteligência da Síria; Síria negou qualquer responsabilidade, mas disse que a Turquia, um aliado da OTAN, tinha ajudado "terroristas" a pegar armas e dinheiro.

Enquanto isso, as monarquias do Golfo Pérsico da Arábia Saudita e Qatar têm apoiado facções rebeldes sunitas contra Al-Assad, um membro da seita xiita alauíta. A União Europeia está tirando um embargo de armas contra a Síria.

França diz que o Hezbollah, a milícia xiita libanesa poderosa apoiado pelo Irã e pela Síria, enviou até 4.000 combatentes para a Síria para reforçar as forças de al-Assad. Gerges disse que esses lutadores "já produziu grandes resultados", particularmente na batalha em curso para a cidade fronteiriça de Qusayr localizada estrategicamente.

Ataques com foguetes atingiram cidades xiitas no Líbano, onde um equilíbrio sectário e político frágil que ocupa desde o fim de uma guerra civil que assolou o país de 1975 a 1990. E três soldados libaneses foram mortos por homens armados não identificados que abriram fogo contra seu posto nesta semana, a agência nacional de notícias do Líbano informou.

Conflitos também tem invadido o Iraque, com grupos jihadistas em ambos os lados da fronteira, crescendo em força, autoridades antiterroristas ocidentais advertiram em março.

Lutadores do Estado Islâmico do Iraque, a filial da al Qaeda, que tem atormentado Bagdá, durante anos, disse ter matado pelo menos 40 sírios em uma emboscada contra um comboio da Síria no Iraque. As tropas estavam sendo escoltados por forças iraquianas ao único posto de fronteira que o governo sírio ainda controlava.

"O aumento do número de combatentes estrangeiros que atravessam as fronteiras da Síria para apoiar um lado ou o outro está alimentando ainda mais a violência sectária e a situação está começando a mostrar sinais preocupantes de desestabilizar a região como um todo", Navi Pillay, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos Direitos, alertou quarta-feira.

Depois, tem o Israel, que se acredita ter realizado pelo menos dois ataques aéreos dentro da Síria para impedir as forças sírias de transferir mísseis avançados para o Hezbollah.

FONTE: CNN

3 comentários:

  1. tudo isto é profetizado,por nosso senhor DEUS, ENTÃO NADA PODE SER MUDADO,NINGUEM PODE FAZER NADA,NO FINAL OS CONSPIRADORES SAIRAO DESTRUIDOS, POIS DEUS ESTÁ NO COMANDO DAS COISAS.

    ResponderExcluir
  2. ISRAEL E EUA PENSAM QUE SAO DONOS DO MUNDO E PENSAM QUE VAO CONSEGUIR ESCRAVIZAR AS PESSOAS SEM NENHUMA REAÇAO.VAO SE FERAR COM OS VERDADEIROS POVOS DE DEUS E COM AS ARMAS RUSSAS,O MUNDO TODO VAI SER DESTRUIDO, POIS SO FAZEM O QUE DEUS NAO GOSTA.O SER HUMANO PERDEU TOTALMENTE A MORAL NESTE PLANETA,NAO TEM MAIS COMO VIVER AQUI, SO FAZEM COISAS ABSURDAS, ATÉ CASAMENTO DE PESSOAS DE MESMO SEXO JA EXISTE, ISSO É UMA ABERRAÇAO PARA DEUS.

    ResponderExcluir
  3. a imprensa brasileira é no mínimo omissa em relação as atrocidades no oriente médio.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...