domingo, 16 de junho de 2013

Irã enviará 4.000 soldados para ajudar as forças de Assad na Síria!

A decisão de Washington de armar rebeldes sunitas muçulmanos da Síria, empurrou a América no grande conflito entre sunitas e xiitas do Oriente Médio islâmico, entrando em uma luta que agora supera as revoluções árabes que derrubaram ditaduras na região.

Pela primeira vez, todos os amigos da América na região são muçulmanos sunitas e todos os seus inimigos são xiitas. Quebrando regras de retirada do presidente Barack Obama, os EUA estão agora totalmente engajados no lado de grupos armados, que incluem os movimentos islâmicos sunitas mais radicais no Oriente Médio.

The Independent on Sunday tem conhecimento de que uma decisão militar foi tomada no Irã - mesmo antes da eleição presidencial da semana passada - para enviar um primeiro contingente de 4.000 Guardas Revolucionários Iranianos para a Síria para apoiar as forças do presidente Bashar al-Assad contra a grande parte da rebelião sunita que custaram quase 100 mil vidas em pouco mais de dois anos. Irã está agora totalmente empenhado em preservar o regime de Assad, de acordo com fontes pró-iranianos que estiveram profundamente envolvidos na segurança da República Islâmica, mesmo ao ponto de propor a abertura de uma nova frente da Síria em Golan contra Israel.

A aliança da América agora inclui os mais ricos estados do Golfo Árabe, os vastos territórios sunitas entre o Egito e Marrocos, bem como a Turquia e da monarquia britânica criado na Jordânia. Rei Abdullah da Jordânia - inundado, como tantas nações vizinhas, por centenas de milhares de refugiados sírios - também podem agora encontrar-se no fulcro da batalha sírio. Até 3.000 'conselheiros' norte-americanos estão agora na Jordânia, e a criação de "zona de exclusão aérea" ao sul da Síria - vai se transformar uma crise em uma guerra' quente.

Seus inimigos incluem o Hezbollah libanês, o regime xiita alauíta em Damasco e, é claro, o Irã. E no Iraque, uma nação predominantemente xiita que a América "libertou" de uma minoria sunita de Saddam Hussein na esperança de equilibrar o poder xiita. O Irã, tem - contra todas as previsões dos EUA - agora em si grande parte sob a influência e o poder de Teerã. Xiitas iraquianos, bem como membros do Hezbollah, que lutaram ao lado das forças de Assad.

Para os russos, é claro, o 'Oriente Médio' não é no 'leste' em tudo, mas, ao sul de Moscou, e as estatísticas são de suma importância. A capital chechena Grozny é quase 500 milhas da fronteira sírio. Quinze por cento dos russos são muçulmanos. Seis repúblicas comunistas da União Soviética tinha uma maioria muçulmana, 90 por cento dos quais eram sunitas. E sunitas em todo o mundo compõem talvez 85 por cento de todos os muçulmanos. Para a intenção da Rússia de reposicionar-se através de uma massa de terra que inclui a maior parte da antiga União Soviética, os islamitas do tipo sunitas agora lutando contra o regime de Assad, são seus antagonistas principais.

Fontes iranianas dizem que colabora, constantemente com Moscou, e que, apesar de retirada total do Hezbollah da Síria, é susceptível de ser concluído em breve - com a manutenção de equipes de "inteligência" da milícia dentro da Síria - apoio do Irã para Damasco vai crescer ao invés de murchar. Eles apontam que o Taleban enviou recentemente uma delegação formal para conversas em Teerã e que a América vai precisar de ajuda do Irã na retirada do Afeganistão. Os EUA, os iranianos dizem, não será capaz de tirar sua armadura e equipamentos para fora do país durante a guerra contínua contra o Taliban, sem assistência ativa de Irã. Uma das fontes afirmou - não sem alguma alegria - que os franceses foram obrigados a deixar 50 tanques para trás quando eles saíram, porque eles não tiveram a ajuda de Teerã.

Leia na íntegra no The Independent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...