segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tensão no Oriente: Turquia manda ultimato a Síria e Irã ameaça Ocidente


Turquia dá ultimato em nome da OTAN, Irã ameaça retaliar quaisquer ato de guerra.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ahmet Davutoglu, disse na segunda-feira que Bashar Assad deve terminar imediatamente e incondicionalmente as operações militares contra civis, alerta ao presidente sírio que estes eram as "últimas palavras" de Ancara.

"Esta é a nossa palavra final para as autoridades sírias, nossa primeira expectativa é que essas operações parem imediatamente e incondicionalmente", Davutoglu disse em entrevista coletiva.

"Se as operações não pararem, haverá mais nada a dizer sobre as medidas que serão tomadas", disse ele sem dar mais detalhes.

Os dirigentes turcos, que uma vez apoiou Assad, pediram repetidamente para o governante sírio acabar com a violência e fazer reformas após protestos de rua contra seus 11 anos no poder que explodiu há cinco meses.

Fonte: YnetNews


Síria: Navios bombardeiam porto

Tanques e navios sírios bombardearam ontem Latakia, principal porto sírio no Mediterrâneo, matando 26 pessoas. Como a Síria proíbe a entrada de jornalistas estrangeiros no país, as informações que chegam de lá são obtidas junto a ativistas da oposição e defensores dos direitos humanos. Barcos sírios metralharam as regiões pobres da cidade e, à medida que os navios armados atacavam a costa, tropas avançavam por terra, protegidas por tanques.

Fortes explosões podiam ser ouvidas por toda a cidade. “Estamos sendo atacados por terra e pelo mar”, disse um residente do distrito de Al-Ramel, onde está localizado um campo de refugiados palestino. Segundo testemunhas, muitas casas foram destruídas pela artilharia intensa e ladrões atacaram lojas e escritórios. Pelo menos três navios participaram do ataque e soldados sírios invadiram casas. Mais de cem pessoas teriam sido presas.

A intensa operação em Latakia, cidade portuária que já foi conhecida como ponto turístico de verão, é parte da ofensiva do governo em várias cidades sírias com o objetivo de eliminar os manifestantes que querem a queda do presidente Bashar al-Assad. Desde o começo do Ramadã, mês do jejum muçulmano, em 1º de agosto, os governistas vêm atacando os principais centros urbanos do país e as regiões próximas para sufocar protestos exigindo liberdade política e o fim dos 41 anos do governo da família Assad.

Entre as vítimas do bombardeio havia refugiados palestinos, de acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA). “As informações sobre disparos das forças de segurança sírias, inclusive a partir de navios de guerra, contra o campo de refugiados em Al-Raml, na cidade de Latakia, causam grande preocupação à UNRWA”, afirmou a organização, em um comunicado. “Pedimos às autoridades sírias que ordenem moderação a suas forças e garantam a integridade dos civis.”

Fonte: Itamaraty

Ahmadinejad: Irã vai responder "decisivamente" contra os EUA e Israel em caso de ataque

O presidente iraniano, Ahmadinejad advertiu que vai responder duramente a qualquer tentativa por parte de Israel ou dos Estados Unidos para lançar uma guerra contra a república islâmica em uma entrevista à rede de notícias Russia Today, no sábado, dizendo que o Irã daria uma "resposta decisiva" a qualquer ataque.

"Temos um ditado em nossa língua: Se alguém joga uma pedra menor (em você), você deve responder com uma pedra maior," o presidente iraniano disse, acrescentando: "vamos defender-nos dentro das nossas capacidades".

Ahmadinejad disse à rede de notícias russas que os EUA e Israel "desejam fazê-lo (lançar um ataque contra o Irã), eles querem fazer isso, mas eles sabem sobre o nosso poder. Eles sabem que nós vamos dar-lhes uma resposta decisiva".

Fonte: Haaretz


Sempre Guerra: Não resta mais dúvidas do que está sendo tramado pela Turquia em nome da OTAN. É cada vez mais evidente uma incursão militar em terras do norte do Oriente Médio. Enquanto o Ocidente engrossa a voz, a Síria também demonstra que não vai parar, pelo contrário, coloca todas as suas Forças Armadas no jogo. Dessa vez, as forças sírias utilizaram Navios de Guerra.

Nesse jogo, restam as palavras de China e Rússia, as palavras finais são deles. Mas me parece que, assim como na Líbia, esta guerra vai correr nos bastidores... Sem cobertura completa da Mídia, sem transmissões ao vivo... talvez para esconder as atrocidades cometidas... e com ajuda de tropas e armamentos para os dois lados da Guerra.

Ao mesmo tempo, no decorrer das tensões, Ahmadinejad prometeu retaliar quaisquer ações de guerra contra o Irã... A pergunta que fica no ar: Um ataque a Síria seria uma ação de guerra para Ahmadinejad? hmm....

2 comentários:

  1. Meu Deus, as coisas estão piores do que imaginei...isso está levando a um caos eminente... #oremos porque é o que nos resta agora.

    ResponderExcluir
  2. ore por vc mesmo/ chegou a hora de uma nova cruzada. pau neles/assad/ahamenejad/xiiitas/ força total otan contra o eixo do mal !!!!

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...