quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tensão no Chile! Estudantes ocupam ruas e TV de Santiago!


Cerca de 200 estudantes ocuparam pacificamente as instalações do canal de televisão privado Chilevisión nesta quinta-feira e exigiram entrar no ar para expressar suas demandas em favor do fortalecimento da educação pública no país, disse uma jornalista da emissora, Macarena Pizarro.

"Nos vimos afetados como canal por uma ocupação de 200 estudantes que chegaram até a emissora para um protesto", disse Pizarro enquanto narrava as violentas manifestações estudantis que foram produzidos em Santiago nesta quinta-feira.



Antes disso, estudantes e professores fracassaram em duas tentativas de marchar pelo centro de Santiago. Pela manhã, uma primeira tentativa foi dispersada, deixando mais de 500 detidos e 14 feridos.

"527 detidos e 14 policiais feridos, este é o balanço em nível nacional que foi deixado até agora pelas marchas estudantis", declarou na noite de quinta-feira o subsecretário do Interior, Rodrigo Ubilla, à imprensa local.

As marchas já haviam sido proibida pelo governo, mas os estudantes e professores não recuaram. Durante a manhã, foram erguidas barricadas em 13 pontos de Santiago com pneus e pedaços de madeiras em chamas.
"Temos agido com prudência para respeitar os direitos de expressão, mas há um limite. Os estudantes não são os donos deste país", disse o porta-voz do governo, Andrés Chadwick, à rádio Cooperativa.

Horas depois da primeira manifestação, os estudantes tentaram reunir-se na Praza Itália para iniciar a primeira das marchas anunciadas, mas a polícia os dispersou novamente com gases lacrimogêneos e carros com jatos d'água, evitando que o protesto chegasse a Alameda, que é a principal avenida da capital chilena, apurou a AFP.



"O centro de Santiago está sitiado", disse Camila Vallejos, dirigente dos universitários. "Ninguém pode nos reprimir por nos reunirmos em espaços públicos", disse Vallejo.

Os protestos haviam sido anunciados depois que o ministro da Educação, Felipe Bulnes, entregou na segunda-feira uma proposta de 21 pontos - a segunda oferecida pelo governo - aos líderes estudantis, que deveriam respondê-la até sexta-feira.

"Vamos dar um sinal de que estamos mobilizados e alertas e que a discussão não acaba com a resposta dada pelo ministro", disse à imprensa na quarta-feira Camila Vallejos.

Dois fortes sindicatos universitários, o da Universidade Católica e o da Universidade de Santiago, rejeitaram a proposta governamental e por isso participaram da tentativa de manifestação no centro de Santiago.

"A ideia da marcha é que não apenas estudantes possam participar e não se manifestem apenas por temas da educação, mas também pela crise no sistema completo", disse Georgio Jackson, dirigente da Universidade Católica.

Segundo os universitários, a proposta do governo responde a uma parte de suas demandas para fortalecer a educação pública no Chile, mas só acolhe parcialmente a principal exigência, que é acabar com o lucro na educação, proibido na legislação chilena, mas burlado através de brechas legais.

A crise educacional, que já dura dois meses, mantém dezenas de universidades paradas e centenas de colégios tomados. Os estudantes já protagonizaram enormes manifestações que influenciaram na queda de popularidade do presidente Sebastián Piñera, que chegou a um mínimo de 30% em julho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...