sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Blog ao Vivo 19/08/2011: Tensão no Oriente Médio

O Sempre Guerra continua a cobertura dos acontecimentos no Oriente Médio.



*Mais informações neste sábado.


23:18 - Nova foto publicada no twitter sobre os protestos em frente a embaixada israelense no Egito:


22:20 - Terra: O Conselho de Segurança da ONU foi incapaz nesta sexta-feira de emitir uma condenação aos atentados múltiplos registrados no sul de Israel, depois que o Líbano, membro temporário do órgão, bloqueasse um texto que os Estados Unidos tinham proposto e no qual o resto dos membros estavam de acordo. "Não é uma coincidência que o Líbano - o único membro do Conselho que bloqueou o comunicado - esteja dominado por uma organização terrorista", disse o embaixador de Israel perante a ONU, Ron Prosor, em clara referência ao grupo xiita Hisbolá.


22:00 - Vejam as imagens dos protestos na Embaixada de Israel no Egito, recém-gravadas de uma TV Árabe:

21:50 - AlJazeera: Manifestantes egípcios mantiveram um irado protesto em frente à embaixada israelense no Cairo, sobre os créditos de que até cinco funcionários de segurança egípcios foram mortos na quinta-feira. manifestantes queimaram a bandeira israelense e gritavam: "Feche a embaixada! expulsem o embaixador" e exigiu na sexta-feira, a renúncia do embaixador de Israel e o cancelamento de um tratado de paz entre os países.

O protesto continua durante toda a noite, com os manifestantes derrubando as barreiras de metal ao redor da embaixada e pisando sobre eles.

21:45 - Boatos dão conta de que o Hezbollah, no Líbano, e outros grupos em Cisjordânia e em outros Estados, devem apoiar o Hamas ainda nesta noite.

21:20 - Operamundi: O grupo islâmico Hamas, que controla a região da Faixa de Gaza, anunciou nesta sexta-feira (19/08), em um comunicado divulgado por rádio, a suspensão da trégua com Israel, imposta unilateralmente desde 2009. "Não há mais nenhuma trégua com o inimigo", disse a milícia palestina.
A razão apontada pelo grupo, foi a série de ataques aéreos das Forças Armadas israelenses à Faixa de Gaza, região palestina a qual controla, iniciada na quinta-feira. A ação militar é uma resposta a um ataque de milicianos ocorrido próxima à fronteira com o Egito, que resultou na morte de seis civis e dois militares israelenses, próxima à cidade de Eilat. Nenhum grupo palestino assumiu o ataque.

21:15 - Hamas Anuncia quebra de trégua com Israel.

21:05 - OUTRAS NOTÍCIAS - Yonhap: Líder Norte-coreano e toda a sua cúpula vai encontrar o presidente russo na Sibéria na próxima terça-feira.

20:55 - DIRETO DE BRASÍLIA - Terra: - Um protesto contra o regime do ditador líbio, Muammar Kadafi, terminou em conflito nesta sexta-feira, na embaixada da Líbia em Brasília. Cerca de 30 manifestantes entraram no prédio e trocaram a bandeira líbia - toda verde, utilizada pelo regime de Kadafi - pela adotada pelo Conselho Nacional de Transição, o que provocou a revolta do filho do embaixador líbio Salem Zubeidi.
Acompanhado de dois seguranças armados, o jovem entrou na embaixada e agrediu manifestantes, que revidaram. O filho do embaixador saiu do prédio sangrando, e a Polícia Militar chegou para negociar a retirada da bandeira.
Dois funcionários do Itamaraty e agentes da Polícia Federal participaram do diálogo, e o grupo concordou em remover a bandeira rebelde. Após a confusão, a embaixada ficou sem nenhuma bandeira hasteada

16:38 - Fontes Palestinas dão conta de mais um atentado em Israel, ao menos 4 vítimas fatais. Porém, nenhuma fonte de Israel e do Ocidente confirmaram tal fato até às 19:00hrs.

16:30 - AlJazeera - Israel continua ataques aéreos contra Gaza. Pelo menos nove pessoas foram mortas em Gaza por ataques Isrealenses desde atentados em Israel no dia anterior.

16:13 - Reuters (Twitter) Dez aviões decolaram de uma base aérea no sudeste da Turquia na terceira noite de ataques contra curdos.

15:45 - Terra: Aeronaves israelenses atacaram postos militantes em Gaza e os palestinos dispararam mais de uma dezena de foguetes contra o sul de Israel na sexta-feira, enquanto a violência escalava após ataques a bala com vítimas ao longo da fronteira de Israel e Egito. A tensão entre Israel e Egito também aumentou, com o Cairo emitindo um protesto formal pela morte de três guardas de segurança quando forças israelenses caçavam os homens armados por trás das emboscadas de quinta-feira

14:10 - Terra: A Rússia se nega a pedir a saída de Bashar al-Assad, como fizeram Estados Unidos e Europa, por considerar que é preciso dar tempo ao presidente sírio para executar suas reformas, ao mesmo tempo que a Espanha manifestou apoio às sanções contra o regime da Síria para obter uma solução

13:37 - VOANews: Membros dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) lançaram novos ataques contra soldados turcos e a Turquia prometeu manter a pressão sobre o grupo terrorista. Rebeldes do PKK atingiu pelo menos duas posições militares na província de Siirt no sul da Turquia na quinta-feira. A imprensa turca informou que os ataques mataram pelo menos dois soldados e três civis feridos.

Os militares turcos disseram nesta sexta-feira que seus jatos tinham como alvo 28 posições do PKK no Qandil, Hakurk, Avasin-Basyan e Zap, regiões do norte do Iraque. Ele também disse que lançou ataques de artilharia contra mais de 96 alvos.

13:30 - Haaretz: Um homem-bomba se explodiu nesta sexta-feira pela manhã, próximo a um grupo de soldados egípcios na fronteira israelo-egípcia, fontes de segurança disseram ao Haaretz. O suspeito pode fazer parte do grupo que realizou os ataques terroristas na quinta-feira. As fontes disseram que alguns soldados ficaram feridos.

13:10 - JPost: 15 foguetes disparados de Gaza contra Israel no período de 24 horas. Sete pessoas ficaram feridos por foguetes Grad, que explodiu em Ashdod yeshiva; pequeno incêndio iniciado por explosão de foguete perto Kiryat Malachi no sul.

13:00 - Terra: O Egito apresentou um protesto formal a Israel nesta sexta-feira sobre a morte de três membros de suas forças de segurança perto da fronteira entre os dois países, depois de um ataque que matou oito israelenses, e exigiu uma investigação sobre as mortes, disse um oficial do Exército egípcio.

12:00 - CNN: Bombardeios e ataques com foguetes relatado em Gaza e Israel

Um comentário:

  1. ótimo este blog ao vivo com informações sobre o oriente médio (coisas que a mídia não mostra).
    parabéns!

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...