domingo, 31 de maio de 2015

ESTADO ISLÂMICO MATA 71 CIVIS E EXPLODE PRISÃO NA SÍRIA!


O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) dinamitou a prisão de Palmira, um dos símbolos da repressão do regime sírio nesse sábado (30). No mesmo dia, o governo executou um novo massacre na província de Alepo, com bombardeios que mataram 71 civis, de acordo com uma ONG.

No vizinho Iraque, as forças governamentais avançaram para Ramadi, tentando isolar os radicais do EI nesta cidade a oeste do país, antes de atacar.

No centro da Síria, o EI destruiu a famosa prisão de Palmira, uma das mais temidas do país. O grande centro penitenciário, situado em pleno deserto, e cuja simples menção aterroriza os sírios, "foi destruído em grande parte depois que o EI pôs bombas em seu interior e nos arredores", informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres.

A cidade histórica, famosa por suas ruínas, foi tomada há dez dias pelos jihadistas.

Símbolo do terror

Simpatizantes do EI publicaram no Twitter várias imagens da suposta destruição, com fotos da explosão e de edifícios destruídos.

"O EI apaga uma prova dos crimes do clã dos Assad, fazendo explodir a célebre prisão de Palmira", tuitou Mohamad Sarmin, opositor sírio no exílio.

Outros afirmavam que era preciso preservar esse "símbolo do terror dos Assad", com tudo o que poderia servir de evidência das atrocidades cometidas em seu interior.

A prisão de Palmira se tornou famosa pelo massacre de centenas de presos nos anos 1980, na época de Hafez al Assad, pai do atual presidente, embora a tortura tenha sido praticada durante anos.

Antes da queda de Palmira nas mãos do EI, o regime sírio transferiu os presos para outras penitenciárias do país.

Massacre em Alepo

Na província de Alepo, os bombardeios tiveram como alvo a cidade de Al-Bab, nas mãos do EI, e o bairro de Al-Shaar, sob controle dos rebeldes sírios, destacou o OSDH.

"O balanço alcança 71 civis mortos, 59 em Al-Bab e 12 em Aleppo", segundo esta fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...