domingo, 31 de maio de 2015

AVIÕES ÁRABES BOMBARDEIAM O IÊMEN; EXILADOS RELATAM CONVERSAÇÕES ENTRE EUA E HOUTHIS

Quase 3 meses de conflito deixaram 2 mil mortes oficiais. Apesar de toda coalização árabe com vários países e apoio dos EUA, o conflito continua com os xiitas houthis sob o comando de várias partes do país iemenita.

Aviões da coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardearam postos avançados houthis em todo Iêmen no domingo, de acordo com relatos de moradores, enquanto o governo do Iêmen no exílio disse que a milícia está em negociações com os Estados Unidos em Omã.

Os ataques atingiram uma base aérea perto do aeroporto de Sanaa e uma instalação militar que apoia os houthis, com vista para o complexo do palácio presidencial na capital Sanaa.

A coalizão liderada pela Arábia Saudita começou os ataques aéreos ao Iêmen em março, em uma campanha para reconduzir o presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, ao poder. Ele fugiu em março, depois que os houthis, apoiados pelo Irã, conquistaram Sanaa em setembro e em seguida avançaram para o centro e o sul do país.

Quase 2 mil pessoas foram mortas e mais de 8 mil ficaram feridas durante os conflitos desde 19 de março, de acordo com as Nações Unidas.

O canal de TV al-Masira, que pertence aos houthis, disse que a coalizão lançou 25 ataques aéreos contra as principais províncias houthis de Saada e Hajja, ao longo da fronteira do reino, sem dar maiores detalhes, e disse que as forças terrestres sauditas também estão bombardeando as regiões.

Moradores de Saada confirmaram para a Reuters, por telefone, que as posições dos houthis foram fortemente bombardeadas por aviões de guerra, mas não houve confirmação imediata por parte das autoridades sauditas.

O governo do Iêmen exilado na Arábia Saudita disse à Reuters no domingo que altos autoridades houthis estão mantendo conversações com os Estados Unidos em Omã para ajudar a acabar com o conflito de nove semanas, em um sinal de que a diplomacia pode estar avançando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...