terça-feira, 13 de janeiro de 2015

TENSÃO CRESCE NA UCRÂNIA! CONFLITOS EM DONETSK - ATAQUE A ÔNIBUS CIVIL DEIXA 10 MORTOS!

Tensão cresce no leste ucraniano! Conflito se intensifica em Donetsk, com grandes disputas na região do aeroporto. 1 ônibus foi atacado na região, deixando 10 mortos e 13 feridos

FONTE: YAHOO - Projétil atinge ônibus e deixa 10 civis mortos em Donetsk
Pelo menos 10 pessoas morreram e 13 ficaram feridas devido ao impacto de um projétil de artilharia em um ônibus que circulava próximo a um dos pontos de controle instalado pelas forças governamentais na região rebelde de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Segundo o chefe da polícia regional de Donetsk, Viacheslav Abroskin, o ataque foi realizado pelos separatistas pró-Rússia e era direcionado contra o posto de controle das forças ucranianas situado junto à cidade de Volnovaja, cerca de 50 quilômetros ao sul da cidade de Donetsk, controlada pelos rebeldes.

Os separatistas negaram envolvimento no ataque e afirmaram que "o ponto de controle ucraniano de Volnovaja se encontra em uma zona fora do alcance" da artilharia da autoproclamada República Popular de Donetsk.

"Não teríamos conseguido disparar", disse à agência russa "Interfax" um porta-voz do comando militar dos pró-Rússia.

Nesta terça-feira, mais uma vez as forças de Kiev e os separatistas trocaram acusações de violações da trégua estipulada em 9 de dezembro com a mediação da OSCE.

Os rebeldes assinalaram que "nas últimas 24 horas foram registradas 66 violações da trégua" por parte das tropas, enquanto Kiev denunciou 84 violações pelas milícias pró-russas.

Quase 5.000 pessoas, entre civis e combatentes, morreram nas regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk desde abril de 2014, após a explosão de uma rebelião pró-russa contrária à mudança de poder em Kiev em fevereiro.

A torre de controle do aeroporto de Donetsk, no leste da Ucrânia, desabou nesta terça-feira como resultado do fogo de artilharia disparado ontem pelos separatistas pró-Rússia, informou o porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas, Vladislav Selezniov.

As forças de Kiev denunciam que as milícias rebeldes dobraram nos últimos dias seus ataques contra o aeroporto, palco de incessantes enfrentamentos entre os dois grupos, inclusive durante todas as tréguas estipuladas.

Segundo o serviço de imprensa dos militares ucranianos, os rebeldes disparam contra o aeroporto com artilharia, morteiros e fuzis.

As tropas ucranianas respondem com artilharia contra as posições dos rebeldes que rodeiam a instalação, controlada pelos soldados desde o início do conflito armado em abril, disse hoje o porta-voz militar, Andrei Lisenko.

VEJAM O VÍDEO DE EXPLOSÕES PRÓXIMOS AO AEROPORTO DE DONETSK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...