sexta-feira, 22 de julho de 2011

Editorial: O Brasil e os Títulos Americanos


O buraco é mais embaixo, para que todos entendam.

Em primeiro lugar, entendam que o Brasil "paga" pela nossa soberania... não preciso dizer mais nada né?

Estou ficando assustado com o que estou lendo em muitos blogs e sites, por isto, resolvi criar este post.

Para quem não sabe, o Brasil adquiriu Bilhões em Títulos da Dívida Pública dos Estados Unidos nos últimos meses. Opção criticada por muitos.

De fato, concordo fortemente que tem que se investir em infra-estrutura e fazer reformas tributárias gradualmente. Esta reserva serviria bem para isto... Mas, se fecha um banco aqui no Brasil, com que reservas teremos para cobrir este banco? Tem que ter reservas, estamos num sistema capitalista, não tem jeito! Ainda não existe um sistema perfeito, todos os outros caíram, o último foi o Socialismo da União Soviética. Talvez o sistema mais perfeito seja o Socialismo-Capitalista da China, mas isto é tema para outro post.

Esta reserva, geralmente é adquirida pelo Banco Central em compras de dólar, para evitar que a moeda desvalorize ainda mais perante ao Real. Agora... É melhor manter as nossas reservas em dólar cada vez mais desvalorizado ou investe em algo mais sólido?

De fato, não foi uma escolha que agrade, pois se o governo precisar dessas reservas, vai ter que vender com um deságio enorme, ás vezes até mais barato que a sua aquisição, mas pela minha visão, o governo não tinha o que fazer e ainda damos ao luxo de não "precisar" destes títulos, caso os americanos quebrem.

Talvez pudéssemos ser mais ousados, "flutuamos" sobre o Yuan Chinês ao invés do Dólar ou ainda comprássemos a moeda chinesa ao invés dos tais Títulos Americano... Mas não vivemos no "Mundo de Maravilhas". Se comprássemos hoje, amanhã a OTAN estaria em nossas fronteiras "procurando terroristas da Al-Qaeda no Brasil" ou "Milhões estariam nas ruas para derrubar o Regime de Dilma" hehehe.

Mas vamos voltar um pouquinho no tempo, anos 80 e 90, quando vivemos um período de Austeridade para colhermos os frutos que o Governo tem colhido nos últimos anos. O Brasil emitiu muitos títulos públicos e não conseguiu honrar, dando de garantia até títulos de Estatais. Imagine quem comprou estes títulos que foram convertidos em títulos da Petrobrás, por exemplo, hoje está sorrindo á toa.

O mesmo pode acontecer nos EUA, se eles não honrarem suas dívidas, os títulos podem ter os bens públicos como garantia. Por que muitos economistas criticam a posição dos EUA em relação a China? Pois muitos sabem que a China pode ser "DONA" dos EUA em alguns anos e os americanos agora toma do "veneno" de seu sistema Capitalista Globalizada! Até o Bin Laden, se estivesse vivo, poderia ter títulos americanos...

Sobre a nossa Dívida Pública... Sim, a imprensa mentiu e feio em dizer que não temos mais dívidas... Oh! Somos credores do FMI agora! Que seja... dívidas públicas sempre teremos, é natural no Capitalismo, o governo precisa emitir títulos para girar o seu fluxo de caixa para investimentos ou garantias em caixa, repito: Isto é Natural! Quem quiser comprar, dê uma passada no site do Tesouro Nacional: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/ rende mais que a poupança...

Muitos criticam a aquisição desta dívida em títulos com taxas acima de 12,5% e compara com a aquisição dos títulos americanos que rendem 2%... Oras, pagamos pelo nosso passado! Se emitíssemos títulos com 2% de rentabilidade, ninguém iria comprar! Regra geral: o que vale mais? Um título de um país de terceiro mundo ou um título de um país desenvolvido? A taxa do FMI é maior que 15%....

Pois bem, sem delongas, o mundo não é perfeito, este é o sistema que nós criamos e agora arcamos com as consequências... Desculpe escrever assim, sem nenhuma concordância e bem corrido, é que estou bem ocupado últimamente ;D

Yusuke
Sempre Guerra

5 comentários:

  1. Oi,
    Interessante sua visão Yusuke.
    Concordo com isto , porém não confio em americano, isto não deixa de cheirar a um golpe ao acharmos que isto nos traz certos benefícios. Espero que sua visão esteja certa, mas tratando-se de mercado financeiro, estamos tratando de cobras peçonhentas daquelas mais perigosas possíveis. Este pessoal não mede esforço, com dinheiro em caixa ou não. Comprando soberania ou não, Essa turma faz o que quer. Não confio mais em nada é uma mentira atrás da outra.
    Essa turma nunca quis ver alguém lhes ameçando, dão corda até onde der e deixam os mesmos se enforcar com a própria corda que eles deram.
    Mas mesmo assim Yusuke, gostei do seu editorial tem nexo, mas o que coloquei acima é um ponto de vista meu sobre o todo, espero que estejas certo, pois assim sendo será o menos pior, principalmente para nós brasileiros.
    EU não quero o pior nem para mim e nem para o meu país, mas o que assusta é a sordidez desta gente da elite que faz perder ganhando e dando risadas.
    Um forte abraço amigo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Yusuke, parabéns pelo post, uma coisa que não estou entendendo é a calmaria que aperenta estar o Brasil, aparenta,,,ou o povo não se deu conta ainda da gravidade ou estão de fato dormindo,,, abração.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos, obrigado pelos comentários.

    Infelizmente esta é a real, não temos para onde correr, somos controlados!

    Daniel, eu também não confio muito nos EUA, mas somos marionetes, não tem jeito...

    Acolon, o sistema do Brasil é ultra-conservador, por isto é difícil quebrar, é até demais! poderíamos ser mais ousados e sem correr riscos.

    O único risco que me preocupa mesmo é o número dos créditos (principalmente pessoa física), isto sim é uma bolha prestes a estourar e o governo Dilma é omisso nisto!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post, simples e direto e recomendo uma postagem recente que li no DINHEIRAMA, se não me engano oriundo do PLATAFORMA BRASIL que analisa mais profundamente se há ou não uma bolha de credito . Vale a pena, só não post o link porque já descartei o email do dinheirama,mas vale ler.Abraços

    ResponderExcluir
  5. Achei ainda na lixeira
    http://dinheirama.com/blog/2011/07/19/economia-brasileira-formacao-de-uma-bolha-ou-simples-crescimento/
    Leiam. vale a pena e se quiser mais, vejam como esta a "DERROTADA" Alemanha em
    http://dinheirama.com/blog/2011/07/22/alemanha-solida-eficiente-silenciosa-e-credora-de-devedores-duvidosos/

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...