terça-feira, 7 de outubro de 2014

ESTADO ISLÂMICO AVANÇA, MESMO COM ATAQUES DO OCIDENTE E ALIADOS!

Mesmo com grandes ataques e cooperação internacional contra o Estado Islâmico, o grupo radical terrorista avança sobre a Síria e já ameaça a fronteira com a Turquia!

O Estado Islâmico hasteou sua bandeira em um edifício no lado leste da cidade síria de Kobane, onde seus combatentes vêm lutando contra forças curdas para assumir o controle dessa localidade na fronteira da Síria com a Turquia, de acordo com imagens da televisão da Reuters e um oficial do Exército turco.

Um oficial militar turco que não quis dar seu nome disse que a bandeira era a do Estado Islâmico, que se apoderou de amplas porções de território na Síria e no Iraque nos últimos meses.

Combatentes curdos, que estão em desvantagem em termos de armamento, prometeram nesta segunda-feira (6) não abandonar seus esforços para defender a cidade contra militantes do Estado Islâmico que a cercam por três lados e os castigam com pesado fogo de artilharia.

O grupo radical islâmico, uma cisão da rede Al-Qaeda tem lutado há mais de duas semanas para tomar a cidade, predominantemente curda, o que levou 180 mil pessoas a fugirem para o país vizinho, a Turquia.

Apenas 10% dos quase 2 mil ataques aéreos realizados contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria desde o início de agosto foram executados pelos países aliados dos Estados Unidos, como árabes e europeus, informaram nesta segunda-feira oficiais americanos.

Os aviões americanos efetuaram 1.768 ataques desde o dia 8 de agosto, enquanto os aparelhos dos demais países da coalizão internacional realizaram apenas 195 ataques contra os jihadistas do EI no Iraque e na Síria, segundo o último cálculo, divulgado na noite de domingo.

O Comando Central americano, que supervisiona a campanha aérea no Iraque e na Síria, informou nesta segunda-feira que os Estados Unidos utilizaram pela primeira vez helicópteros em suas operações contra militantes do Estado Islâmico (EI).

O uso de helicópteros reforça a guerra aérea contra o EI, mas também amplia o risco das tripulações envolvidas.

O Sunday Times britânico informa que os islamistas do Estado Islâmico (EI) têm planos de desencadear uma guerra contra o Irã para se inteirar de seus segredos nucleares.

Um adversário potencial e real do EI são as Forças Armadas do Irã, bem equipadas e preparadas. Mais um aspecto importante: durante 8 anos, os iranianos lutaram contra o regime de Saddam Hussein, possuindo hoje as informações objetivas sobre o Iraque e o seu território. Sem dúvida, eles dispõem lá de uma ramificada rede de agentes secretos. O teatro de operações militares também é bem conhecido. E o espírito combativo dos solados iranianos não tem sido inferior ao dos jihadistas loucos do EI.

Teerã, foi a primeira a prestar assistência a Bagdá depois do início da operação do EI. Segundo alguns dados, os iranianos continuam a prestá-la por meio de conselheiros militares, fornecimentos de material bélico e a intervenção das forças especiais. Resumindo, Teerã se empenha ativamente no combate ao EI.

Em virtude disso, o governo iraniano tem concentrado muitas forças militares na fronteira com o Iraque. Dai a pergunta: poderão ou não uns 20-30 mil fanáticos do EI (5 mil dos quais são procedentes da Europa, Ásia e América) opor a resistência às forças regulares iranianas que são muito mais fortes e unidas do que as FA do Iraque desmoralizadas?

Um caça-bombardeiro F-16 realizou o primeiro ataque belga contra posições do Estado Islâmico (EI) no Iraque, como parte da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, anunciou neste domingo o ministério da Defesa em Bruxelas.

A Bélgica forneceu seis F-16 à coalizão internacional com o objetivo de colaborar com a segurança do espaço aéreo, obter informações táticas e neutralizar objetivos em terra.

Combatentes curdos, que estão em desvantagem em termos de armamento, prometeram nesta segunda-feira não abandonar seus esforços para defender a cidade fronteiriça síria de Kobani contra militantes do Estado Islâmico que a cercam por três lados e os castigam com pesado fogo de artilharia.

A Turquia está pronta para participar da coalizão internacional contra o grupo terrorista Estado Islâmico quanto à criação de zonas de exclusão aérea, mas, em certas condições, não descarta sua participação em uma operação terrestre, declarou esta segunda-feira o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, em uma entrevista à emissora CNN.

O principal grupo talibã do Paquistão, o Tehrik-e-Taliban Paquistão (TTP), anunciou seu apoio ao Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, organização à qual ajudará com o envio de insurgentes, informou neste domingo (5) uma fonte oficial.

A aliança do TTP com o EI foi anunciada em comunicado pelo líder do grupo paquistanês, o mulá Fazlula, sábado (4), às vésperas da Festa do Sacrifício muçulmana, disse Rehman Shah, porta-voz do governo das Áreas Tribais sob Controle Federal, região onde se refugiam os talibãs.

Mais de 80% das munições encontradas e documentadas pelos investigadores, na Síria e no Iraque, provinham dos EUA, da China, da Rússia (antiga URSS) ou da Sérvia, sendo que a maior parte das armas da década de 2000 eram americanas, década em que a presença regional dos EUA foi muito forte.

A maior parte do armamento pertencente ao Estado Islâmico terá vindo dessas forças apoiadas por potências externas. O armamento transferido para a Síria e o Iraque para ajudar a estabilizar governos e estabelecer forças moderadas caiu afinal nas mãos de jihadistas, e ajudou a alimentar o aparecimento e persistência do Estado Islâmico. 

Um comentário:

  1. Nao entendi a foto http://1.bp.blogspot.com/-zf85ggOcv1Y/VDNQ38XKLrI/AAAAAAAAC7w/usuqeZ6hmkM/s1600/bandeira-ei%5B1%5D.jpg
    Os terroristas do ISIS são gigantes !? Ou a cidade é uma maquete !?

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...