sábado, 16 de junho de 2012

Editorial: Tensão na Síria cresce, os caminhos para a Grande Guerra

Mundo se aproxima de um ponto sem retorno...

É sabido que os insurgentes sírios são proxies americanos treinados e fornecido pelos EUA ou aliados como a Turquia, com o objetivo de desestabilizar a Síria para criar uma desculpa para a derrubada do regime de Assad.

Síria já rebateu esse plano, solicitando ajuda a russa para estabilizar a nação dos rebeldes estrangeiros patrocinados e garantir a paz.

Na Rússia, o presidente Putin colocou uma Divisão de Pára-quedistas, uma Divisão de Infantaria e uma Brigada de Forças Especiais em alerta para a implantação na Síria. A divisão russa normalmente tem cerca de 12.000 pessoas: Portanto, cerca de 30.000 homens estão em alerta para a implantação.

Como essa força russa se prepara para implantação, outra força russa chegou à Base Naval russo em Tartus para preparar a base contra qualquer ataque.

Na superfície, parece haver nenhuma razão racional para os russos se envolverem com o que seria apenas mais um "Afeganistão" na Síria. Ou isso é algum tipo de blefe ou há algum propósito oculto por trás deste alerta.

Isso é apenas uma artimanha ou os russos estão se preparando para ir a Geórgia ou um dos países pró-ocidentes na região, em reação a um ataque à Síria?

Em resposta, as nações ocidentais exigiram que a Missão de Observadores seja suspenso devido a preocupações de segurança e os observadores estão agora confinados a bases locais.

Os EUA e aliados estão agora se movendo rapidamente para um ataque militar contra a Síria antes que as tropas de paz russos sejam implantados.

Os EUA estão chamando a situação na Síria de "um momento crítico" e está em consultas de emergência com os seus aliados.

Tanto o Irã quanto a Síria disseram que qualquer ataque contra a Síria resultaria em um ataque de resposta maciça contra Israel.

Ao mesmo tempo, Israel afirma que um foguete foi disparado do Sinai e caiu no deserto ao norte de Eilat durante a noite. Israel já avisou que, se tal evento ocorreu, eles conduzirão uma operação em Gaza contra o Hamas.

Israel também está advertindo que eles vão atacar o Hezbollah, se todas as armas do Hezbollah forem movidos para fora de suas instalações de armazenamento da Síria para o Hezbollah no Líbano. Hezbollah está se preparando para mover tais armas, por medo da instabilidade da Síria.

A probabilidade de uma guerra regional aumentou consideravelmente durante as últimas 24 horas e isso pode vir mais cedo do que o esperado...

Yusuke - Sempre Guerra

4 comentários:

  1. Oi Yusuke.
    Ótimo editorial e é isso tudo mesmo que apontou aí e compartilho contigo do mesmo ponto de vista.
    Essa guerra se aproxima mais rápido do que imaginamos e podemos ter surpresas desagradáveis já nos próximos dias e quiça em menos de um mês.
    Israel está preocupado em diversas frentes, ao norte os proxies iranianos-sírios como Hezbollah no sul do Líbano, ao sul de Israel os também aliados de Damasco-Teerã- Hamas e Jihad Islâmico.
    Sem contar uma possível reação a por hora de um ataque a Síria, por parte da própria Síria e do Irã e seus aliados já citados acima contra Israel.
    EUA-UE-LA se articulam para defenestrar o Sr.Assad e tentar colocar a moda a la Líbia seus aliados de plantão que fazem oposição na Síria ao Assad.
    Outro temor que fora aventado, é quanto ao fantasma da possível utilização de armas químicas e outros elementos biológicos. Pois há suspeitas de que tanto o governo sírio quanto os rebeldes podem chegar a utilizá-la. Os rebeldes duas possibilidades, estas armas químicas viriam do antigo espólio do exército líbio de Kadaf e ou chegando a tomar talvez o controle de locais que cairiam do governo para as mãos dos rebeldes. Mas não acredito por hora que eles se engalfinhariam em uma guerra civil sectária com armas químicas e é mais fácil o regime de Assad vir a usar contra alvos externos a Síria. São hipóteses, mas num primeiro momento poderemos ter desdobramentos imprevisíveis e Israel se tornará o alvo em potencial, Assad encurralado pode tentar trazer os vizinhos para uma guerra regional.
    A Rússia a meu ver tenta jogar com pressão anti EUA e sua possível ação em apoio aos rebeldes sírios, pois a Rússia sabe bem que perderá um importante aliado estratégico no Médio Oriente. É mais viável a eles que Assad num acordo interno ou mesmo num golpe militar sírio saísse do poder e um governo mais palpável a Moscou estivesse no poder na Síria. Mas isto não será visto com bons olhos pela oposição síria, muda o cachorro e a coleira será a mesma.
    Então creio que estamos chegando a uma dinâmica interessante, explosiva e perigosa nas relações entre grandes nações.Não duvido e como bem disse que a Rússia reacenda o conflito com a ex-rep.soviética da Geórgia no Cáucaso Sul. Geórgia importante aliado extra-OTAN.
    Sabe tem horas que me vem algo que me diz que talvez vão empurrar esta situação até os momentos das Olimpíadas e detonarem uma nova Guerra.
    A missão de paz da ONU -Liga Árabe já se via que era marmelada,e até porque estão na caserna.
    Ainda temos os resultados de negociações muito estranhas em Moscou sobre a natureza do Programa Nuclear do Irã. Se sair um acordo é que os planos passaram pela síria, garantirão algum ganho para os russos se estes talvez não façam objeções a queda de Assad e garantem ao Irã avançar ainda mais em algo sobre seu programa nuclear. Porém o negócio está difícil, o Irã tudo indica não voltará atrás de seu programa nuclear com isso não se sucumbirá as demandas aos pés do ocidente e de Israel.
    A Rússia não quer ver seus futuros projetos de uma união eurasiática ir para as cucuias com governos pró-ocidentais avançando Oriente Médio-Asia Central. Como será que China e Rússia reagirão a uma digamos " "Primavera asiática" em países vizinhos a estes dois gigantes ? Bater frente a ações de EUA e aliados contra Síria e Irã, é de bom momento para Rússia e China no CS da Onu.
    Enfim Yusuke, esta situação promete e tem potencial para causar um terremoto nas relações internacionais, vale lembrar os efeitos na atual crise financeira.Vamos seguindo e teremos muito o que informar a respeito. Parabéns meu caro e minha inteira admiração pelo que faz.
    Do seu amigo Daniel Lucas-UND

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Daniel! Agradeço o comentário que diz tudo o que este mundo corrupto passa neste momento.

    Sobre as tais armas quimicas, eu não acho que venha ser de Kaddafi, isso me parece discurso ocidental para justificar a intervenção rápida na Líbia.

    Lembro que nos anos 2000, Israel atacou preventivamente a Síria, justamente para destruir um reator de armas quimicas. Portanto, acho que Assad tem um arsenal grande desse material e, o pior, Hezbolah deve ter da mesma arma.

    Essa guerra (síria) eu considero perdida pela Rússia, primeiro que o governo sírio não tem armamento necessário para se defender caso a OTAN queira entrar com tudo nesta. Outro ponto é a logística, a Turquia (membro da OTAN e segundo maior exército da Europa) está do lado da Síria, o que seria uma invasão mais fácil...

    A complicação deste conflito são as relações diretas da Síria com a China, Rússia e Irã. Esta relação movimenta muito dinheiro, mesmo que seja alguns % do balanço russo, vai fazer falta...

    Outro ponto que vc citou é o avanço ocidente na primavera árabe, a Russia e a China não querem perder estes pequenos parceiros comerciais... isto vai fazer falta lá na frente. Isto lembra qualquer jogo de estratégia, onde o avanço de tropas e conquistas de terreno, significa conquista de recursos. É a mesma coisa na vida real, os russos estão perdendo espaços valiosos.

    São pequenas guerras a la guerra fria, guerras talvez sem interesses, sem repercussões e sem significados... mas um passo tenebroso que pode levar a uma grande guerra mundial.

    forte abraço amigo!

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo,
    Estamos a beira sim, de algo muito maior... Agora no Rio+20 O "lindo" presidente iraniano virá aqui para o Brasil, lhe pergunto para que???
    Algo me diz que é a última reunião com seus aliados... Os "blocos" estão se assentando, quando inteiramente formados, bummm, virá...

    Basta saber de que lado meu país ficará....Será que Dilma tem peito o suficiente para enfrentar os EUA??? Estará fazendo jogo duplo??? Sabemos que estamos indo para um regime comunista, é tudo que nosso governo quer...

    E pensando mais além... Terá um ataque à esse presidente em solo brasileiro pelas forças aliadas??? Tenho muito medo disso...Nada pode ser descartado...

    Russia, Irã e China são aliados, basta saber, se Rússia lutará para salvar a Síria, ou...simplesmente entra e a toma, aí o bicho vai pegar...Quem invadirá e soltará o primeiro míssil com a Rússia lá dentro??? Isso não sai da minha cabeça... Israel vai cair...se tudo que ficou programado em nossa cabeça, já é uma realidade... Israel cai, e como cai??? Soltando o primeiro míssil...
    Enfim... Continuemos às notícias.
    Um beijo querido.
    Rita Z

    ResponderExcluir
  4. Pois é amiga,

    Como diz o velho filósofo, o tempo dirá os caminhos que a humanidade quer escolher.

    Vamos aguardar os próximos acontecimentos e continuemos às noticias!

    Obrigado pelo comentario!

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...