sábado, 16 de junho de 2012

ONU decide suspender missão de observadores internacionais na Síria

Para chefe das operações das Nações Unidas no país, escalada da violência impede trabalho dos oficiais


A UNSMIS (Missão de Supervisão das Nações Unidas para a Síria) decidiu suspender neste sábado (16/06) suas atividades no país árabe, alegando que uma "intensificação da violência armada na Síria durante os últimos dez dias limita a “capacidade de observar, verificar e informar, assim como de apoiar o diálogo local e os projetos de estabilidade”.

De acordo com o chefe da operação, o general norueguês Robert Mood, "a falta de vontade das partes de buscar uma transição pacífica e seu direcionamento a ações militares está aumentando as baixas nos dois lados. Civis inocentes, homens, mulheres e crianças estão sendo assassinados diariamente". Tropas relatam chuvas de projéteis atingindo grupos de até mil famílias em redutos oposicionistas.

Para os mais de 300 soldados da ONU na Síria, a atual situação implicaria “riscos significativos para os observadores". Por isso, esses oficiais "não continuarão patrulhando e permanecerão em suas posições até nova ordem". Essa paralisação das atividades inclui também um corte das comunicações das Nações Unidas com ambas as partes em conflito.


Enquanto isso membros do Conselho de Segurança da ONU vivem intensos desentendimentos acerca das estratégias mais eficientes para conter os massacres. A Rússia, tradicional aliada de Al Assad, reivindica “um cessar-fogo mútuo, tanto do regime quanto da oposição”.

O Departamento de Estado dos EUA revelou que o president Barack Obama discutirá alternativas de pacificação com seu colega russo, Vladimir Putin, durante a próxima cúpula do G20, que ocorrerá na semana que vem. Para a porta-voz da diplomacia norte-americana, Victoria Nuland, “é óbvio que desacordos persistem no que diz respeito à Síria, mas essa será uma boa oportunidade para os presidentes se encontrarem e tentarem resolvê-los”. Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores da França, propôs que as principais potências ocidentais organizem uma conferência sobre o assunto em Genebra, no dia 30 de junho.

Leia a notícia completa no site OperaMundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...