quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tensão no Oriente: Turquia pronta para o Front no Iraque


Enquanto as peças são movidas em todo o Leste Mediterrâneo, a Turquia pode estar se preparando para uma invasão iminente do Iraque.

Autoridades disseram que os militares e o governo têm trabalhado em planos para um ataque terrestre contra alvos rebeldes curdos no norte do Iraque. Eles disseram que milhares de soldados de infantaria seria apoiado por aeronaves rotativa e fixa, em uma operação coordenada com o governo de Bagdá. "A operação terrestre pode ser realizado a qualquer momento, dependendo de negociações com o país vizinho [o Iraque]", disse o ministro do Interior turco Naim Idris Sahin.

Autoridades disseram que a Turquia, em meio a ataques aéreos quase diária, realizou conversações de alto nível com o Iraque para uma operação conjunta contra o Partido dos Trabalhadores Curdos. Eles disseram que as discussões incluía um compromisso de contra-insurgência por parte do Governo Regional Curdo, acusado de abrigar PKK.

A Turquia teria enviado forças especiais em montanhas em Kandil, no Iraque, para procurar alvos do PKK. Eles disseram que as forças estavam sendo auxiliados por veículos aéreos não tripulados fornecidos por Israel [...].

"Essas são questões para não serem discutidas, mas para ser feito", disse o vice-premiê turco Bulent Arinc. "Isso vai acontecer quando chegar a hora, o primeiro-ministro e o governo ão decidir e instruir as autoridades competentes para agir."

Autoridades disseram que o governo do primeiro-ministro Recep Erdogan foi informado de que uma invasão turca deve ser lançado durante o próximo mês antes que as condições de Inverno severo comecem em Kandil. O governo tem autoridade do parlamento para uma invasão da Turquia, até 17 de outubro.

Em 12 de setembro, o governo e militares realizaram uma cúpula sobre segurança em Ancara em que uma invasão terrestre do Iraque foi discutida. 

"Dentro ou fora desta autoridade, a Turquia é capaz de tomar qualquer decisão sobre incursões referentes a questões de segurança", disse Arinc.


Israel ameaça ajudar o PKK

A recente deterioração nas relações entre Turquia e Israel, levou o Ministro dos Negócios Estrangeiros israelense, Avigdor Lieberman, a reuniões na Europa com os líderes do PKK, a fim de discutir formas de cooperação contra a Turquia.


O PKK, que representa os Trabalhadores do Curdistão, é um grupo militante de esquerda, listados por grande parte da comunidade internacional como uma organização terrorista e que se dedica ao conflito armado contra o Estado turco para a autonomia do país a sudeste. 

O PKK estão concentrados nas montanhas da região semi-autônoma do Curdistão do Iraque. Muitos na Turquia, há muito tempo, acusaram Israel de apoiar o grupo, mas esta é a primeira vez que um político israelense tem falado publicamente em tal maneira. 

Lieberman depois voltou atrás com a mídia e o escritório do primeiro-ministro israelense disse que nenhum desses planos estavam certos. A mídia curda-iraquiana apontam relatórios alegando reuniões de alto nível entre israelenses e líderes do PKK, mas nada disso pode ser confirmado. 

Enquanto isso, a Turquia admitiu publicamente que ele ainda está considerando uma incursão terrestre em massa no Curdistão iraquiano, semelhante ao que ocorreu em 2008, contra os esconderijos do PKK. O conflito de interesses entre a Turquia, Israel, as nações árabes e os curdos que vivem em todos esses países, tem causado muito boato, confusão e hostilidade entre todas as partes envolvidas. No clima instável da política atual da região, tais intrigas parece provável que continue.

Fonte: PressTV

6 comentários:

  1. Quanto ao Irã, as preocupações se movem em torno do polêmico programa nuclear desenvolvido pelos aiatolás, Turquia membro da Otan, faz fronteira como Irã e ainda vem colaborando com a colocação de um sistema de radares anti mísseis em seu território, isto não deve estar sendo bem visto pelas autoridades iranianas.
    A questão da Síria, onde o regime vem reprimindo há mêses manifestações populares opositoras ao regime, com mais de 2500 mortos, mais de 20 mil refugiados e sobretudo no lado turco da fronteira com a Síria e agora a conclusão de um CNT- Conselho Nacional de Transição, ao exemplo do que é na Líbia, anúncio feito na Turquia, mais um ingrediente para a sopa explosiva.
    O norte do Iraque, como postou na matéria, é algo antigo, onde vive a população curda, não árabe, mas muçulmana sunita,tem sua identidade própria e além do norte do Iraque, se espalha pelo sudeste da Turquia, noroete do Irã, nordeste da Síria e encontram se comunidades curdas em ex-repúblicas soviéticas no Cáucaso, mas em menor escala.
    Hoje o presidente do Iraque é um curdo, Jalal Talabani, o PKK é o partido dos Trabalhadores do Curdistão que age contra a Turquia, desde 1984, onde exige de Ancara, maior autonomia administrativa.
    Com isso desde os tempos de Saddam Hussein ( claro que ele não se opunha arduamente a incursões turcas contra curdos no norte do Iraque) vem sendo de praxe a Turquia agir contra alvos curdos.
    O grande temor da Turquia é que uma independência curda em seu território, levará outras regiões curdas a fazerem o mesmo e em seguida unirem numa grande nação curda que terá grandes receitas em petróleo e gás natural e isso incomoda os países que convivem com esta minoria em seu território e o melhor é negar-lhes mesmo que pela força qualquer maior autonomia.
    Bem, Yusuke, veremos o que vai acontecer naquela região, eu acredito que não estaremos longe d eum conflito regional sem precedentes no Oriente Médio que vai envolver países além Oriente Médio e que tem grandes interesses na área.
    Vamos acompanhando.
    Um forte abraço e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. É Yusuke, pelo que vemos parece que a Turquia quer se fazer valer e ser vista como uma força preponderante no Oriente Médio.
    A Turquia ao lado da Arábia Saudita e Irã, países muçulmanos em sua natureza, agora se degladiam nos bastidores para ver quem tem mais força para fazer frente aos interesses sionistas ou Israelenses naquela região.
    As intrigas devem aumentar, e aquela cooperação que vinha se manifestando nos últimos anos entre Israel e Turquia, acabou por ser substituida por novas desconfianças entre ambos.
    O epsódio da fragada turca que levava segundo dizem fontes oficiais, ajuda humanitária à Gaza e que fora atacada por forças militares israelenses e agora a recusa do prórprio governo de Israel em pedir desculpas pelo evento, jogou mais lenha na fogueira no complicado jogo de interesses no Oriente Médio.
    Os turcos sempre viveram as turras com a Grécia, com a qual mantém antigas disputas territoriais marítimas, soma -se a isso a questão mal resolvida da ilha de Chipre, uma parte grega e uma parte turca ao norte, isto vem custando e muito a Turquia, seu pedido de ingresso como membro da União Europeia, mas outros fatores estão em discussão, pois a entrada turca na UE, causaria um desequilibrio representativo e de identidade da região, pois a Turquia é muçulmana e não está geograficamente no continente europeu, a não ser a parte onde está Istambul.
    A UE é de maioria cristã e a vinda da Turquia não seria uma coisa tão simples de se assimilar a um bloco que já está passando por problemas políticos e sócio econômicos graves,já existe essa preocupação demográfica e religiosa por conta da chegada de milhares de muçulmanos e africanos que tentam ganhar a vida na Europa, por conta da situação precária em seus respectivos países.
    O reconhecimento de Chipre pela Turquia, é mais um dos passos para que o país seja aceito pela UE, isto quanto aos planos que vinham sendo elaborados antes desta quebradeira Yusuke.
    Ancara também mantém uma relação arranhada com a vizinha Armênia ( sobre o genocídio de armênios nos anos 20 ) e vale salientar ainda o Irã, Síria e Iraque.

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo te deixei uma resposta em meu blog, mas coloco aqui também....Não acha estranho o informe que eles deram??? Parece mais um informe de guerra, ou sei lá, meu coração me diz algo que não condigo discernir!

    ResponderExcluir
  4. quase 1 mês sem nenhum post...
    Acho melhor fechar esse blog de uma vez por todas...

    ResponderExcluir
  5. É melhor deixar desatualizado do que encher com um monte de notícias que não se trata da realidade.

    Mas não se preocupe amigo, o blog não vai fechar, em breve teremos muitas atualizações interessantes... Não estou parado, estou apenas acompanhando as peças do jogo de xadrez.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Mas 1 mês já é demais... Quem vai fica entrando pra conferi se tem coisa nova? Eu só entro pq está no favoritos (Ainda).

    EUA acusando Irã de Complô, morte do Khaddafi... Tem mta coisa acontecendo. Se não estiver dando pra atualizar o Blog então bota um anuncio e deixa ele parado por um tempo, pq assim está perdendo créditos.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...