segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tensão no Oriente: Irã ataca bases do Iraque

As forças da Guarda Revolucionária do Irã tomaram o controle de três bases de um grupo de oposição iraniano curdo no vizinho Iraque, a agência de notícias estatal informou nesta segunda-feira.

O IRNA citou o coronel Delavar Ranjbarzadeh, um comandante local da Guarda Revolucionária, dizendo que "um grande número" de membros da oposição iraniana do grupo curdo PEJAK foram mortos em confrontos nos últimos dois dias. Os confrontos ainda estão em curso.

"Três bases em território iraquiano foram prestar assistência aos terroristas. ... Todas as bases têm caído nas mãos das forças (iraniano)," IRNA citou Ranjbarzadeh. Ele disse que os rebeldes PEJAK sofreram uma "derrota pesada e histórica".

Os rebeldes do PEJAK dizem que as forças iranianas entraram na região semi-autônoma curda do Iraque para combatê-los. Eles afirmam que os rebeldes mataram 53 soldados iranianos e feriram 43, enquanto apenas dois membros do PEJAK foram mortos e sete feridos em confrontos.

O Irã ameaçou na semana passada para atacar bases PEJAK no Curdistão iraquiano depois de acusar o presidente do governo regional, Massoud Barzani, de fornecer bases para o grupo sem informar o governo central em Bagdá.

O PEJAK, que em curdo significa o "Partido da Vida Livre do Curdistão", tem se envolvido em confrontos armados esporádicos com forças iranianas nos últimos anos. Os rebeldes dizem que estão lutando por mais direitos para sua comunidade minoritária.

O Irã acusou os EUA, Grã-Bretanha e Israel de tentar incitar a tensão nas fronteiras do Irã para desestabilizar o governo em Teerã, as taxas desses países negaram.

O Irã bombardeou basesdo PEJAK esporadicamente, dentro do Curdistão iraquiano.

Fonte: Associated Press / Google

4 comentários:

  1. E vc. acha que os EUA, Grã-Bretanha e Israel, vão dizer que incitaram? É tipo dos governos ocidentais incitarem guerrilhas, o lema é dividir para conquistar, eles querem invadir o Irã e nada melhor que uma guerrilha, já estou até vendo qual será o final, só que o Irã não é mole não, eu nem duvido que venha desse impasse a terceira guerra, e mais, quem vai enviar um missel nuclear é o próprio Irã! ( tomara que não chegue a isso)!

    ResponderExcluir
  2. Mas isso é tudo que a OTAN deseja,uma base para uma ÓTIMA desculpa a população mundial para invadir o Irã

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...