quarta-feira, 1 de junho de 2011

Chile ameaça resposta militar contra Bolívia


O Chile advertiu à Bolívia na segunda-feira que suas Forças Armadas estão preparadas para defender a soberania do país, depois que o governo boliviano manifestou sua intenção de buscar uma entidade internacional para iniciar uma negociação para conseguir uma saída para o mar.

O ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand, disse que seu país está de olho nas pretensões do presidente boliviano, Evo Morales, que citou recentemente diversas resoluções da Organização dos Estados Americanos (OEA) que afirmam, desde 1979, que a exigência marítima da Bolívia é de interesse continental.

"Quero mostrar que os cidadãos e os chilenos, em particular, devem encarar estas iniciativas bolivianas com total tranquilidade", assegurou o ministro de Defesa chileno.

Falando na capital chilena, Santiago, o ministro afirmou que essa discussão já foi resolvida por um tratado em 1904, que delimitou as fronteiras atuais entre os dois países, após uma guerra em 1879, na qual a Bolívia perdeu parte de seu território, incluindo seu acesso soberano ao mar.

"(O Chile) é um país que tem do seu lado todo o amparo do direito internacional e, por último, tem Forças Armadas prestigiadas, profissionais e preparadas, que estão em condições de defender os tratados internacionais e proteger adequadamente a soberania e a integridade territorial", afirmou Allamand.

Alguns dias atrás, Morales pediu para que o Chile apresente uma proposta concreta baseada nas resoluções da OEA para iniciar formalmente um processo de negociação, já que, pelo contrário, advertiu, apresentará "oportunamente" uma demanda no Tribunal de Haia.

Os dois países não têm relações diplomáticas desde 1978, quando uma negociação sobre a reivindicação boliviana pelo acesso marítimo fracassou.

Fonte: Reuters Brasil

PERU AVANÇOU 80% EM CONFLITO MARÍTIMO DURANTE GESTÃO DE GARCÍA, DIZ CHANCELER


O chanceler do Peru, José Antonio García Belaunde, disse hoje (31/05) que o governo de Alan García avançou em 80% na questão do conflito marítimo que seu país mantém com o Chile e que foi levado à Corte de Justiça Internacional, em Haia. 
   
"Estou muito convencido de que o trabalho foi de primeira, mas não foi só de primeira, acredito que tenha sido feito 80% do trabalho ou mais, o que cabe agora é a fase oral", observou o ministro ao canal televisivo Willax. 
   
O chanceler afirmou que qualquer um dos dois candidatos que poderá suceder García -- a conservadora Keiko Fujimori e o nacionalista Ollanta Humala -- vão respeitar o trabalho realizado, reforçando que as bancadas parlamentares acompanharam e estão informadas do processo. 
   
Ele avaliou que não haverá alterações na equipe que trabalha no processo levado à corte holandesa argumentando que não se pode desfazer o que já foi feito, uma vez que os documentos já foram apresentados, e opinou que seria um erro "gravíssimo" trocar os atuais advogados. 
   
O Peru apresentou a Haia em janeiro de 2008 uma demanda para a fixação dos limites marítimos que o país considera que não estão delineados por não considerar os tratados de 1952 e 1954 como acordos fronteiriços, mas de exploração pesqueira. 
   
Em meio à campanha eleitoral, Humala chegou a declarar que o Chile deve desculpas ao Peru pela Guerra do Pacífico, ocorrida em 1879, pela venda de armas ao Equador nos anos 1990 e por espionagem. Uma semana depois, ele ratificou que reconhecerá a sentença da Corte Internacional independente de qual seja.

Fonte: ANSA


Peru propõe menos militares na fronteira com Equador

O presidente do Peru, Alan García, em visita oficial ao Equador, propôs hoje "reduzir progressivamente a militarização" da fronteira como demonstração da confiança alcançada entre os dois países, que no século passado se enfrentaram em três conflitos por disputas territoriais.

García fez a proposta em um discurso após ser condecorado pelo presidente da Câmara, Fernando Cordero, que afirmou que o reconhecimento dos limites marítimos entre Equador e Peru "torna desnecessária" a presença equatoriana no Tribunal de Haia, onde há uma disputa marítima entre Peru e Chile. O presidente peruano recebeu a condecoração Eloy Alfaro, a mais alta outorgada pela legislatura equatoriana. As informações são da Associated Press. 

Fonte: Estadão


12 comentários:

  1. O Chile deve devolver o território boliviano (litoral) "tomado" da Bolívia na Guerra do pacífico.Isso é uma questão legal e justa.Aliás ao longo de sua história a Bolívia foi lesada por todos os seus vizinhos no que pertine a perdas territoriais.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, mais se a Bolivia tivese tido exito junto com o Peru eles queriam o teritorio Chileno, qual seria a ordem dos fatos na atualidade.

    ResponderExcluir
  3. Verdade,se Bolivia tivese tido exito junto com o Peru na guerra do pacifico de tomar territorio Chileno,qual seria a ordem dos fatores, sera que Bolivia devolveria na atualidade o que ganhou legalmente na guerra.

    ResponderExcluir
  4. A Bolivia não perdeu seu litoral numa guerra, a Bolivia foi invadida covardemente pelos aliados chilenos e britânicos, a guerra foi uma tentativa de se defender, não de agredir, assim como a aliança Peru- boliviana.

    ResponderExcluir
  5. gente eu acho que o chile ta se achando muito uma pena que a bolivia n tenha peito pra da uma dura legal no chile porq os chilenos não se mete a besta com agente ??? porque sabe que aqui não seria tao facil toma algo por mais corrupito que nosso governo seja mas ate hj ainda não fomos roubados nem em mar nem em terra porq os chileninhos não se metem com agente porq sabem que as maiores potencia ficaria a nosso favor russia china e ate mesmo os estados unidos frança alemanha e quem os chilenos teria como aliado ? inglaterra chique né

    ResponderExcluir
  6. Desde 1879 até hoje a Bolívia não aprendeu a dialogar e usa a truculência para reivindicar alguma coisa . Eu me lembro quando Evo cocaineiro morales que poderia ter usado somente uma caneta para nacionalizar as instalações da petrobras , mas ao invés disso preferiu usar o exercito como se este fosse páreo para enfrentar o Brasil num conflito armado. Que povinho burro e ignorante os bolivianos. Merecem é tomar no cu sem vasilina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evo o que? cocaineiro? Ainda chamas de ignorante e burro os bolivianos?

      Excluir
    2. A Bolívia sempre foi boazinha e perdeu mais de 50% do seu território, dava conseções para trabalhar e era invadida, assim perdeu o seu litoral.
      Evo cocaineiro? não seria cocaleiro?
      O Brasil não invadiu a Bolívia porque sabia que estava levando o gás dos bolivianos a preço de banana literalmente, 82% para a Petrobras e a miséria de 18% para a Bolívia. O Brasil reconheceu e devolveu (vendeu de volta) a petroleira boliviana.
      Hoje a Petrobrás ainda esta explorando na Bolívia, e obviamente lucra bem, só que desta vez, os lucros são para os dois países.
      Ney não comentes sem conhecimento.
      Seriam burros, os bolivianos se deixassem levar seus recursos por uma bagatela.

      Excluir
  7. Verdade Bolívia tentou defender seu território invadido por Chile que não aceito pagar imposto e decidiu invadir, pena que peru tinha um tratado firmado com Bolívia que obrigou a participar e se deu mal.

    ResponderExcluir
  8. Esse governo boliviano é muito arrogante! apesar disso penso que o chile errou em tomar toda a saída do mar deles, poderia ter deixado uma pequena faixa para permitir seu comércio.

    ResponderExcluir
  9. Chilenos vagabundos ,hijos de puta ,cuando encuentro un chileno le quebro los dientes y ya mande un para el infierno espero mandar mas

    ResponderExcluir
  10. eu mandei uns 15 bolivianos para esse mesmo lugar ,sua vez está chegando,seu índio cara de llamo.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...