domingo, 26 de junho de 2011

Os Bastidores da Terceira Guerra Mundial



O mapa acima mostra uma área do território conhecido como Nagorno-Karabakh (um termo russo-turca que significa "jardim preta montanhosa"), um enclave situado precariamente ao longo da fronteira dos amargos inimigos Armênia e Azerbaijão.

A questão é que ambos os lados reivindicam este enclave. Antes do desmembramento da União Soviética foi dentro das fronteiras do Azerbaijão, mas depois do colapso da URSS os armênios de Nagorno-Karabakh (que compõem a maioria da população) ganhou um voto de romper com o lado Azeri .

Entrelaçados neste também é o Irã, que têm interesse nesta área e Geórgia, que senta-se diretamente ao seu noroeste.

Para complicar as coisas, esta área fica ao lado do rico petróleo e gás do Mar Cáspio, que a Rússia e Turquia gostaria muito de um monopólio. Há oportunidades lucrativas para construir dutos que ligam, no valor de potencialmente trilhões de dólares em receitas para o lado vencedor.

Ao olhar o mapa acima desta área e a complexa teia geopolítica que o rodeia, vemos imediatamente ao perigoso potencial de erros de cálculo.

Historicamente, a Armênia teve a Rússia como seu irmão mais velho para dar-lhe apoio e moral em tempos de crise. Como para o Azerbaijão, que têm a Turquia e, por extensão, a OTAN.

O Ministro armênio recentemente alertou que qualquer falha por ambos os lados para chegar a um acordo final sobre a questão territorial de Nagorno-Karabakh, poderia resultar em uma Terceira Guerra Mundial.

E seu raciocínio é lógico. Qualquer explosão de violência nesta parte do mundo atrairia outros poderes, como Irã, Síria, França e Grécia, todos os quais estão amarrados em seus respectivos pactos de segurança com a Turquia e a Rússia.

Ontem, os líderes do Azerbaijão e da Armênia se reuniram em Kazan, Rússia, para chegar a um acordo e evitar tal cenário catastrófico. As negociações fracassaram e ambos os lados sairam.

Com a tensão alta o suficiente, na fronteira turco-síria, podemos nos perguntar se a decisão da Turquia  colocar tropas em alerta máximo tinha algo a ver com a evolução mais ao norte, onde a Armênia e o Azerbeijão estão à beira do conflito.

Na verdade, vale a pena pensar. Enquanto a atenção do mundo está focada em eventos na Líbia, Síria e Grécia podemos estar testemunhando o nascimento de uma situação muito mais alta neste pequeno enclave escondido pelo Mar Cáspio.

A Primeira Guerra Mundial começou assim. Há mais diferenças irreconciliáveis ​​em um conjunto muito semelhante de circunstâncias. Duas pequenas étnica apoiados por grandes potências mundiais em uma parte estratégica do mundo. Quando a guerra começou, pactos de segurança existentes entraram em vigor e a propagação da guerra como um incêndio.

A Segunda Guerra Mundial começou também sobre disputas territoriais, mas desta vez entre grandes potências (da Alemanha nazista e do Império Britânico), embora a eclosão da luta real deveu novamente para o mesmo fator - sistemas de alianças intrincados em uma parte volátil do mundo.

Isso nunca pode ser o caso, desde que vivemos, mas um incêndio envolvendo a Turquia e a Rússia sobre este território disputado poderia evoluir para uma Terceira Guerra Mundial, rapidamente se espalhando por toda a região e o mundo mais amplo, graças a pactos de segurança existentes.

Mas esse é o pior cenário. Por enquanto, o melhor que podemos esperar é que ambos os lados têm um momento de pausa e lembre-se apenas como as duas últimas guerras mundiais começaram.


Saiba Mais:

2 comentários:

  1. O capitalismo falindo,o caos economico na Europa e nos EUA sendo de enorme preoucupação e mais esses conflitos territoriais...o que podemos esperar!? Open your eyes!

    ResponderExcluir
  2. FALTA DEUS-JESUS CRISTO-EVANGELHO nessa humanidade!Enquanto isso;África,América latina e parte da Àsia ficam com fome e desemprego! Dinheiro para a guerra têm muito,mas para a solidariedade....DEUS NOS SALVE!

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...