domingo, 9 de janeiro de 2011

Editorial: Sudão se separará, Ocidente apóia região com petróleo...

Neste domingo, todos Atlas e Enciclopédias podem se tornar obsoletas. 
Entenda com o SEMPRE GUERRA, o motivo da separação do Sudão.

O Sudão do Sul quer se separar do resto do país. As diferenças religiosas e de costumes podem pesar no plebiscito programado para este domingo (09/01/11) no maior país do norte africano.

Como você, caro leitor do nosso Blog, pode ter reparado na mídia, há um grande "encanto" envolvendo este plebiscito. Imagens de pessoas felizes, cantando e vibrando na rua, enfim... a tão sonhada paz pode reinar na região, depois de sangrentos confrontos nos anos 90/2000, numa guerra civil entre o Norte e o Sul! Será mesmo?

Investigamos o verdadeiro motivo de tanta ajuda internacional para este plebiscito... Poderia ser mais um qualquer se não houvesse um produto cobiçado no meio: O PETRÓLEO.

Sim, sempre ele, o PETRÓLEO. O Sul, de maioria cristã e que é rica em PETRÓLEO, recebe ajuda internacional, principalmente dos EUA, como podemos verificar na reportagem do TERRA:

O sul, majoritariamente cristão, deseja separar-se do norte, dominado pelos muçulmanos. 
Observadores locais e internacionais, como o Centro Carter, a União Europeia e a Liga Árabe divulgarão avaliações preliminares alguns dias depois do referendo, mas a data dos primeiros resultados ainda não foi anunciada.
Os Estados Unidos, altamente envolvidos na preparação do referendo, enviaram ao Sudão o senador John Kerry e o enviado especial da Casa Branca Scott Gration. Durante o referendo, que começa no domingo e se extenderá até o dia 15, os sudaneses do sul deverão escolher entre manter a unidade do Sudão ou dividir o país.
A realização do referendo está prevista no acordo de paz assinado em 2005 entre norte e sul, que pôs fim a uma guerra civil de mais de 20 anos.

Pois é, o país gringo que invadiu Afeganistão e Iraque, também ricos em PETRÓLEO, ajuda o Plebiscito no lado Sul. Coincidência, não?

Agora, pensem que o Norte deixará tudo em Paz? O ESTADÃO publicou uma matéria a respeito, deixo um trecho dela e tirem suas conclusões...

Um relatório da organização Global Witness afirma que o Sudão precisa de mais transparência na divisão dos lucros da produção de petróleo para manter a paz na região.
O documento diz que as suspeitas sobre como esses lucros são divididos aumentaram muito a desconfiança entre as regiões norte e sul do país. A maioria do petróleo vem de poços no sul do Sudão, mas a infraestrutura está no norte.

Enfim, descobriram a África! Esperamos já com um sorriso desanimador no rosto que não haja maiores conflitos nesta região... Últimas palavras do Editorial com Capitão Nascimento:

4 comentários:

  1. E vai dar mesmo meu amigo.
    Petróleo e diamantes . são os objetos cobiçados pelos senhores do mundo, por isto grande interesse nos países africanos,
    Que paz nada! A paz pretendida pelas grandes potências é sobre o sofrimento de milhões de africanos famintos, injustiçados e manipulados pelos seus senhores, que só visam o lucro obtidos com os diamentes e também pelo petróleo.
    A Guerra civil no Sudão entre o norte majoritariamente de origem árabe e muçulmano e o sul com amioria cristã e com crenças animistas, não se resolverá num simples plebicito que tentam nos passar como a solução final dos problemas.
    Sim o povo feliz, uma utópica e imaterial independência, continuarão dominados e fadados a novos conflitos.
    É mais uma etapa do projeto da NOM em destruir a unidade de nações africanas que já foram colonizadas ou melhor exploradas pelas grandes potências européias, que não respeitaram diferenças culturais, étnico -religiosas, traçando fronteiras ao seu bel prazer sobre á África.
    Hoje redesenho por novos interesses econômicos a custa de muito sangue e dor e sofrimento.
    Se fazem isto na África, será que não estão de olho nas nossas riquezas?
    Sei não! Não sabemos o que pretendem os grandes para o futuro do Brasil como nação. Será que seremos uma naão unida em 50 anos? O chamado boom do pré sal, não criará em vêz de solução , mais problemas?
    Já visualizo as possibilidades lá na frente.
    Vai dar merda!
    Um forte abralo amigo e pobre povo africano que merece sim, nossa admiração, povo sofrido e lutador.
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo, não crie o velho "complexo de inferioridade" jogando culpa em poderosos norte-americanos ou europeus pois também um dia já foram explorados nos velhos impérios, nas duas grandes guerras mundiais, só que "levantaram, sacodiram a poeira e deram a volta por cima", pois se hoje são poderosos, nada caiu do céu, e nesse relato incluo os japoneses que após serem destruidos na última grande guerra, deram também a volta por cima e hoje são o que são, e sabe qual o segredo de todo esse poderio??? trabalho, trabalho e trabalho... esse seu discurso nada mais é que aumentar o complexo de inferioridade, pois se todo povo que sofre de um lado, a culpa é dos poderosos, que esse povo se levante com forças próprias e dê a volta por cima também, afinal, não são também seres humanos ou será que ficarão a vida eterna na letargia, no ignorância, no alfabetismo, esperando algo cair do céu !!!!! basta de conversa e vamos à luta sem esperar que outros nos ajudem....

      Excluir
  2. Vamos todos apoiar também quando vier o dia em que os estados norte-americanos quiserem a separação... :)

    ResponderExcluir
  3. nã ententendi, o blog tá censurado? é um excelente trabalho e atualizadissimo nesse assunto
    Marcelo

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...