quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

China fará Ataque Militar Nuclear preventivo em caso de crise

Ameaças chinesas antes da reunião com Robert Gates (Defesa EUA), explicita a Nova Guerra Fria em mais um capítulo vivo da nossa História.

TÓQUIO (Kyodo) - O Exército chinês vai considerar o lançamento de um ataque nuclear preventivo, se o país se encontrar confrontado com uma situação crítica em uma guerra com outro Estado nuclear, mostraram documentos internos nesta quarta-feira (05/01).

A política recém-revelado, intitulado "Reduzir o limiar de ameaças nucleares", pode contradizer a estratégia da China de não utilização de armas nucleares em qualquer circunstância e é provável que a preocupação dos Estados Unidos, Japão e outras potências regionais sobre a capacidade nuclear de Pequim .

As forças de mísseis estratégicos do Exército de Libertação do Povo, o Segundo Corpo de Artilharia, " vai adaptar a política de ameaça nuclear se um dos países que possuem  mísseis nucleares, realizarem uma série de ataques aéreos contra alvos-chaves estratégicos em nosso país, com absoluta superioridade em relação a armas convencionais", segundo os documentos, cujas cópias foram obtidas pela Kyodo News.

China vai primeiro avisar o adversário sobre um ataque nuclear, mas se o inimigo atacar o território chinês com as forças convencionais, "devem considerar cuidadosamente" um ataque nuclear preventivo.

Os documentos sugerem que o Segundo Corpo de Artilharia vai educar seu pessoal para os piores cenários de conflitos com outros estados nucleares.

A política nuclear da China não é transparente e é raro que uma parte dele vem à tona.

China seria capaz de atingir até Brasília.

Akio Takahara, professor de política contemporânea chinesa da Universidade de Tóquio Graduate School of Public Policy, disse que um ajuste da política chinesa de ameaça nuclear, tal como preconizado nos documentos, contraria a promessa do presidente Hu Jintao de que a China não vai lançar um nuclear preventivo sob quaisquer circunstâncias.

"É incerto se o ajuste dessa política representa uma mudança de política ou que tenha sido na existência de antes", disse Takahara. "Mas um ataque preventivo, como se presume (nos documentos) seria aplicável a uma situação extrema como a guerra com os Estados Unidos, e que é quase impensável hoje. Eu acho que o presidente Hu está ciente disso."

Peritos militares dos EUA têm defendido desde 2007, que Pequim pode ter mostrado sinais de alterar o seu compromisso de não utilização de armas nucleares.

Segundo os documentos, os chineses reforçariam as ameaças nucleares contra um adversário, se o adversário ameaçar atacar instalações nucleares e hidrelétricas do poder da China e das principais cidades, incluindo Pequim.

A China também apertaria sua política de ameaça nuclear, no caso de situações de guerra extremamente desfavorável que colocaria a existência da nação em risco.

2 comentários:

  1. É amigo Yusuke vemos à China colocando suas manguinhas de fora. O Tigre mostra sua unha aqueles que queiram confrontá-la.
    São as mudanças que estão configurando uma maior hegemonia da China, perante à Ásia e o mundo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Intransigente, Coreia do Sul não quer diálogo nem negociação
    O governo da Coreia do Sul rejeitou a proposta da Coreia do Norte de retomar incondicionalmente as conversações de paz, disse o porta-voz do Ministério de Assuntos exteriores desse país, Kim Yong-sun.
    Funcionários do Ministério para a Unificação também expressaram sua rejeição ao processo, iniciado em 15 de junho mas com numerosos altos e baixos nas negociações.

    Representantes dessa pasta também consideraram que a posição da República Popular Democrática de Corea (RPDC) não era uma base para o diálogo.

    A tensão na Península Coreana se mantém em alto grau depois dos incidentes armados ocorridos em novembro de 2010, sem que se vislumbre um possível reinicio das negociações.

    O jornal Rodong Sinmun, da RPDC, difundiu nesta quinta-feira uma declaração em que faz um apelo para a abertura de uma nova fase para a reunificação sem depender de forças nem de enfrentamento.

    O jornal acrescentou que o processo reunificador é “vital e é uma tarefa urgente” e o qualifica como um "desejo secular" de toda a nação coreana.

    Por seu lado, Seul anunciou o inicio de novas manobras militares, cuja execução se mantém desde a troca de fogo nas proximidades da ilha de Yeonpyeong.

    Prensa Latina

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=144982

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...