sábado, 5 de setembro de 2015

EUA PREOCUPADO COM ENVOLVIMENTO DA RÚSSIA NA GUERRA DA SÍRIA!

IMAGEM: Montagem com supostas imagens de caças e drones russos na luta contra o Estado Islâmico na Síria!

O secretário de Estado americano, John Kerry, telefonou neste sábado para o colega russo, Serguei Lavrov, a fim de transmitir "a preocupação dos Estados Unidos" com rumores de um possível envolvimento militar de Moscou na Síria, indicou o Departamento de Estado.

"O secretário de Estado disse claramente que, se estas informações estiverem corretas, a iniciativa poderia provocar uma escalada do conflito", indicou o Departamento.

Segundo o Departamento de Estado, Kerry conversou com Lavrov sobre "informações que evocam um aumento iminente do poder militar russo na Síria".

"Isto poderia provocar mais perdas de vidas inocentes, um aumento do fluxo de refugiados e um risco de confronto com a coalizão contra o Estado Islâmico que atua na Síria", indicaram os Estados Unidos, que, há um ano, lideram os ataques militares contra o grupo armado jihadista em Síria e Iraque.

Nos últimos dias, circularam nas redes sociais fotografias que, segundo combatentes sírios, correspondem a um avião de combate russo e a drones na região de Idleb, noroeste da Síria.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou ontem que ainda é cedo para traçar uma ação militar russa na Síria para combater o Estado Islâmico.

Na manhã deste sábado, a diplomacia russa informou que a conversa entre Kerry e Lavrov aconteceu por iniciativa dos Estados Unidos.

Segundo esta fonte, ambos conversaram sobre "a cooperação entre Moscou e Washington para apoiar os esforços da ONU que visam ao lançamento de um processo político na Síria".

O Departamento de Estado confirmou que "as discussões russo-americanas continuarão no fim de setembro, em Nova York", paralelamente à Assembleia Geral da ONU.

As relações entre Moscou e Washington vivem seu pior momento desde o fim da Guerra Fria, em consequência da crise ucraniana.

PARTICIPAÇÃO RUSSA NA SÍRIA:

Reportagens na sexta-feira citando autoridades dos Estados Unidos descreveram um aumento de atividades militares russas na Síria, expandindo o apoio de Moscou ao presidente sírio, Bashar al-Assad, em meio à guerra civil.

Citando um funcionário não identificado da administração Obama, o New York Times publicou que a Rússia enviou uma equipe militar avançada para a Síria e mandou unidades pré-fabricadas de moradia para centenas de pessoas para um campo de pouso sírio. Também entregou uma estação de controle de tráfego aéreo portátil para esse local.

Algumas autoridades norte-americanas disseram que essa moradia temporária sugere que a Rússia pode enviar até mil conselheiros ou outros funcionários militares para o campo de pouso que serve Latakia, a principal cidade portuária da Síria que fica próxima da casa da família de Assad, segundo o Times.

A reportagem disse que as autoridades não veem indicações de que a Rússia pretende enviar forças terrestres significativas, mas pode estar preparando o campo de pouso como base para transportar suprimentos militares ou para lançar ataques aéreos para apoiar Assad.

O Los Angeles Times publicou que a inteligência norte-americana juntou evidências de possíveis unidades de moradia militares com fotos de satélites.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...