sexta-feira, 31 de maio de 2013

Rússia vende pelo menos 10 caças MiG para a Síria!



Fabricante de aviões MiG da Rússia, disse nesta sexta-feira que pretende assinar um novo acordo para enviar pelo menos 10 aviões de combate para a Síria , um movimento que acontece em meio a críticas da comunidade internacional sobre os negócios de armas russas com o presidente sírio Bashar Assad.

O diretor-geral do MiG, Sergei Korotkov, disse que uma delegação da Síria estava em Moscou para discutir os detalhes de um novo contrato para a entrega do MiG-29 M/M2. Em observações realizadas por agências de notícias russas, disse ele que a Síria quer comprar "mais de 10" desses caças, mas não quis dar o número exato.

A Rússia disse que está apenas fornecendo a Assad com armas destinadas a proteger a Síria a partir de uma invasão estrangeira, tais como sistemas de mísseis de defesa aérea. Ele afirmou que não está entregando armas que poderiam ser usadas na Síria na guerra civil de dois anos, que já matou mais de 70.000 pessoas e enviou milhões em fuga do país.

Mas a entrega de MiGs iria contradizer essa afirmação e expor a Rússia à crítica global, de modo que o Kremlin poderia pensar duas vezes antes de dar o seu aval.

Um porta-voz do MiG não quis comentar sobre a declaração de Korotkov, e o chefe do MiG poderia estar se referindo a um negócio da empresa previamente negociado com a Síria , que aparentemente foi colocada em espera no meio da guerra civil.

Moscou vendeu bilhões de dólares em mísseis, aviões de combate, tanques, artilharia e outros equipamentos militares para a Síria ao longo de mais de quatro décadas. Síria agora é o último aliado remanescente da Rússia no Oriente Médio e abriga a única base naval de Moscou fora da ex-União Soviética.

A Rússia tem blindado Assad de sanções da ONU e continua a fornecer ao seu regime com armas, apesar da revolta contra ele, que começou em março de 2011.

Relatos da mídia russa diz que a Síria fez um pedido há alguns anos atrás para 12 MiG-29 M/M2 com uma opção de compra de outros 12. O Instituto de Pesquisa da Paz de Estocolmo também informou que a Rússia planeja fornecer a Síria com 24 da aeronaves.

O MiG-29 M/M2 é uma versão avançada do MiG-29 bimotor a jato, que tem sido um dos pilares da força aérea soviética e russa desde meados de 1980. Síria tinha cerca de 20 combatentes.

Outras ofertas de armas russos aparentemente foram colocadas em espera durante a guerra civil da Síria, incluindo um contrato recente para entregar jatos de treinamento Yak-130 de combate, que também poderiam ser usados para ataques terrestres.

Fonte: Statesman citando AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...