quinta-feira, 29 de outubro de 2015

RÚSSIA ADVERTE EUA CONTRA OPERAÇÃO TERRESTRE NA SÍRIA!

A Rússia advertiu nesta quarta-feira os Estados Unidos contra uma operação terrestre na Síria depois que o Pentágono antecipou ontem a possibilidade de "ações diretas no terreno" contra o Estado Islâmico (EI).

"Os EUA já violam o direito internacional ao organizar de maneira ilegal uma operação aérea em território da Síria, já que não tem nem o beneplácito do Coelho de Segurança da ONU e nem o pedido das autoridades" sírias, afirmou a presidente do Senado russo, Valentina Matviyenko, aos meios de comunicação locais.

Matviyenko acrescentou que "se for algum tipo de operação terrestre, então isto será pisotear de novo e de maneira grosseira o direito internacional".

A presidente ressaltou que a Rússia leva muito a sério as declarações feitas pelo chefe do Pentágono americano, Ashton Carter, perante o Comitê de Serviços Armados do Senado.

"Isto já é inadmissível. Isto é demais", disse.

A presidente da câmara alta do parlamento russo insistiu que a Rússia "segue interessada em que os EUA se somem à operação na Síria para combater juntos ao EI".

"Esperamos que esta chamada seja escutada", acrescentou.

Carter anunciou ontem um reforço da campanha militar americana contra os jihadistas no Iraque e Síria, que se traduzirá em mais ataques aéreos e "ações diretas no terreno " na província síria de Raqqah.

"Não vamos nos conter na hora de apoiar" operações contra o EI ou de "realizar essas missões diretamente, seja com ataques desde o ar ou ações diretas no terreno", disse Carter.

Durante a audiência, o chefe do Pentágono reiterou as críticas contra a campanha militar do Kremlin na Síria e denunciou que as forças russas "estão atacando principalmente a oposição síria", o que contribui para "alimentar" a "trágica guerra civil" nesse país.

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou na semana passada os Estados Unidos de praticarem um "duplo jogo" ao declarar a guerra ao terrorismo e utilizar os jihadistas como "aríete" para derrubar o regime de Bashar al-Assad.

2 comentários:

  1. Vivemos a terceira guerra, o cenário agora é o Oriente Médio, mas logo se estenderá para a Europa (com terroristas infiltrados entre os refugiados), para os EUA e muito em breve a África explodirá, posto que é um continente em forma de barril de pólvora.
    A Russia tenta demonstrar seu poderio militar em busca de uma possível liderança política entre os países dos Balcãs (infrutífera a tentativa, a meu ver, afinal a Russia deixou cicatrizes profundas nos povos por ela dominados no século XX).
    Os EUA, sob a presidência pífia de Barak Obama e seus assessores democratas, não conseguiu manter o país como o xerife do planeta e, com diz o ditado popular: quem não dá assistência abre para a concorrência. Entre as políticas internacionais estabanadas dos EUA destaque para a Síria e África.
    Quanto a America do Sul, bom, aqui é lugar de povo mancinho, bonzinho, gado no confinamento.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...