sexta-feira, 13 de julho de 2012

Diário Sempre Guerra Síria 13/07/2012

Tensões se elevam na Síria, relatos não confirmados de 300 mortes. Na foto, um tanque Pró-Assad atingido por míssil anti-tanque.

O mediador internacional da ONU e da Liga Árabe para a Síria, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, disse nesta sexta-feira que as forças sírias usaram armas pesadas contra o vilarejo de Tremseh, local de um massacre em área controlada por rebeldes da Província de Hama, no centro do país, em violação aos compromissados do plano de paz da ONU.
De acordo com ativistas, entre 150 e mais de 200 teriam sido mortos na violência de quinta-feira, o que representaria o dia mais sangrento desde o início do levante contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011. Em diferentes comunicados, o Observatório Sírio de Direitos Humanos e a Comissão Geral da Revolução Síria disseram que mais de 150 morreram, enquanto a rede de ativistas Comitês de Coordenação Local apontou 220 vítimas. É quase impossível verificar de forma independente as informações, porque o governo sírio restringe o trabalho dos jornalistas.
Em comunicado em que condena as "atrocidades", Annan demonstrou indignação com os "combates intensos, número significativo de mortes e o uso confirmado de armas pesadas como artilharia, tanques e helicópteros".
Segundo Annan, a presença de militares em Tremseh "é uma violação da garantia do governo de que cessaria no uso de armas pesadas em centros urbanos e de seu compromisso com o plano de seis pontos" que o enviado articulou para a Síria.
Observadores da ONU na Síria estão prontos para ir a Tremseh para verificar os fatos in loco "se e quando as circunstâncias permitirem", mas precisam da garantia de liberdade de movimentação para fazer o seu trabalho, disse.
A oposição síria acusa o regime de Assad de ter cometido o massacre em Tremseh, mas o governo afirma que foram forças terroristas que o cometeram.

SEMPRE GUERRA: Acompanhem os vídeos enviados pelos nossos contatos da UgaritNews que acompanham o conflito de perto. Muitas imagens que foram repassadas para o Sempre Guerra são fortíssimas e estamos impossibilitados de publicar.

Helicópteros Pró-Assad começam os ataques contra as cidades de Karak e Almsvrh:

Momento em que os rebeldes atacam um alvo Pró-Assad:


Momento em que Tanque Pró-Assad é alvo de morteiro:




Momento em que a população deixa a cidade de Tremseh, minutos antes de começar os grandes bombardeios:



Imagens da Al-Jazeera árabe sobre a cobertura na Síria:

Um comentário:

  1. Isto tudo está demorando para acontecer mas certamente uma guerra mundial está por vir com estes acontecimentos.

    Excelente trabalho Yusuke!

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...