Batalha com quatro mil separatistas em campo e o uso de blindados por ambas as partes
O leste da Ucrânia continuava, nesta quinta-feira, a ser palco de violentos confrontos. Sobretudo, em Krasni Liman, cidade próxima de Slaviansk que, desde o início do mês, está sob controle das forças governamentais.
Fonte militar citada pela agência Reuters fala de uma batalha nunca vista, com quatro mil separatistas em campo e o uso de blindados por ambas as partes.
Os separatistas pró-russos recusaram-se a depor as armas, rejeitando o apelo do presidente Poroshenko e o seu plano de paz.
O secretário-geral da OTAN afirmou entretanto que a Rússia deslocou milhares de tropas para a fronteira com a Ucrânia; e Washington ameaça reforçar as sanções contra Moscou.
Enquanto isto, o Alto Comissariado para os Direitos Humanos se preocupa com a situação no terreno. “Esta situação tem como consequência grandes desafios humanitários, para as pessoas apanhadas neste fogo cruzado, ou para populações inteiras no interior de certos territórios. Mas é também uma questão de colapso total da lei e da ordem, de incapacidade de proteger, quando se trata de maus-tratos, detenções, raptos e possivelmente tortura e mesmo execuções”, alerta Gianni Magazzeni, responsável daquele organismo.
Investido no início do mês, o novo presidente ucraniano tenta reinstaurar a ordem no país. Para isso, conta, doravante, com um novo chefe de Diplomacia e um Novo procurador-geral assim como com uma nova diretora do Banco central. As nomeações dos três dirigentes foram, esta quinta-feira, aprovadas pelo parlamento ucraniano.
Fonte: http://pt.euronews.com/2014/06/19/ucrania-batalha-de-dimenses-nunca-vistas-perto-de-slaviansk/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.
Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.