Em um sinal da crise internacional provocada pela expansão rápidos avanços do ISIS, aviões de guerra sírios bombardearam algumas bases do grupo jihadista no Iraque, segundo Ali A. Nabhan e Matt Bradley do The Wall Street Journal.
O bombardeio foi realizado na província ocidental de Anbar, que compartilha uma fronteira longa e principalmente sem patrulha com a Síria. ISIS encontrou o espaço necessário para planejar e lançar ofensivas no Iraque e na Síria na fronteira sem lei e sem defesa entre os dois países.
Este é o segundo dia consecutivo de bombardeios contra alvos sírios do ISIS no Iraque. Pelo menos cinquenta pessoas foram mortas pela ofensiva síria, e outras 132 pessoas ficaram feridas.
O bombardeio sírio contra ISIS marca uma dramática mudança na estratégia para o regime de Assad. Até recentemente, Assad pode ter tolerado a existência de ISIS dentro Síria - o grupo era um bicho-papão útil, e ele podia posicionar-se como a alternativa solitária para uma aquisição jihadista da Síria. No entanto, Assad começou a bombardear as cidades detidas pelo ISIS de Raqqa e Hasakah na Síria após o movimento de armas pesadas do grupo militante, que haviam sido saqueados do Iraque, para as cidades, em 14 de junho.
Bombardeamento da Síria de posições do ISIS no Iraque destaca a estranha teia de alianças em desenvolvimento internacional contra o grupo militante. O Irã já enviou 2.000 soldados de avanço para o Iraque para ajudar a proteger cidades xiitas chave da insurgência sunita.
Os EUA também estão enviando 300 conselheiros militares para o Iraque para ajudar a verificar o avanço dos militantes sunitas no norte e oeste do país. No entanto, o presidente Barack Obama deixou claro que os EUA não vão enviar soldados em combate no Iraque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.
Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.