Pelo menos 33 policiais e soldados, bem como nove atacantes foram mortos na última sexta-feira em confrontos entre forças do governo e um grupo armado na capital do Tajiquistão, Dushanbe, e na cidade vizinha de Vahdat, uma fonte do Ministério da Defesa tajique disse.
Relatórios anteriores disseram que pelo menos 17 policiais e soldados foram mortos em dois ataques a prédios do governo.
A quadrilha é supostamente liderada pelo ex-vice-ministro da defesa Abduhalim Nazarzoda, a quem o presidente tajique Emomali Rahmon demitiu por crimes não especificados no início do dia, e 135 soldados de uma brigada aéreo leais a Nazarzoda.
O pessoal da base militar 102 da Rússia no Tajiquistão foi colocado em alerta máximo depois dos confrontos na capital.
A embaixada dos Estados Unidos no Tajiquistão anunciou que está temporariamente encerrada e aconselhou os funcionários norte-americanos a não levarem as suas crianças às escolas locais.
"Apesar do alcance destes acontecimentos não ser claro, eles poderão ser precursores de outros atos de violência", afirmou a embaixada em comunicado.
Os usuários de Internet no país relataram bloqueios na rede social Facebook, no Youtube e na rede social russa Odnoklassniki.
Esta recente onda de violência surgiu no âmbito de crescentes tensões no país pós-soviético de maioria muçulmana, de oito milhões de habitantes, por causa do papel do Islã na vida pública.
FONTES: http://sputniknews.com/asia/20150904/1026606756.html
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/445972/dezassete-mortos-em-confrontos-no-tajiquistao
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.
Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.