Em caso de crise, os EUA ameaçam colocar sistema Aegis no Mar Negro próximo a Rússia, contra a ameaça de mísseis balísticos
“Os Estados Unidos não planejam instalar permanentemente os sistemas de defesa aérea Aegis no mar Negro. Nós seguimos a Convenção de Montreux, que proíbe a implantação de forma permanente.
Mas se houver quaisquer circunstâncias imprevistas, temos a oportunidade de enviar pra lá os navios, equipados com o sistema de defesa aérea Aegis”, disse o secretário de Estado adjunto para Controle de armas, verificação e cumprimento, Frank Rose.
“Podemos enviá-los lá para proteger nossos aliados contra a ameaça de mísseis balísticos. E como vocês sabem, houve vários casos quando enviamos os navios para o mar Negro, mas para outras missões”, acrescentou ele, relata RIA Novosti.
Mais cedo, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, confirmou a intenção americana de posicionar 250 tanques em sete países do Leste Europeu e dos Bálcãs.
Em resposta ao posicionamento de armas do Estados Unidos no Leste Europeu a Rússia pode fortalecer sua presença militar no exclave báltico de Kaliningrado, afirmou um parlamentar russo.
Segundo comunicou reiteradas vezes o Ministério da Defesa da Rússia, durante o último ano e meio a intensidade da preparação militar das tropas da OTAN junto às fronteiras da Rússia aumentou consideravelmente após acusações de interferência russa na crise ucraniana. Moscou negou as alegações e agora enfatiza que a expansão militar em direção às fronteiras russas prejudicam a segurança regional e aumenta as tensões.
http://br.sputniknews.com/mundo/20150626/1408471.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.
Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.