Nova Guerra Fria

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

BOKO HARAM ATACA CAMARÕES E 143 TERRORISTAS MORREM, ATAQUES NA NIGÉRIA DEIXAM MAIS DE 2000 MORTOS!

Boko Haram lança ofensiva fracassada sobre um quartel e se deram mal: 143 terroristas morreram. 1 militar camaronês também morreu. Neste ano que mal começou, o número de mortos em ataques do grupo terrorista na Nigéria ultrapassa 2000. ONU pede ajuda ao país.

O governo de Camarões informou nesta segunda-feira que um ataque do grupo jihadista Boko Haram contra a cidade de Kolofata, no nordeste do país, deixou "143 terroristas" e um militar camaronês mortos.

O ataque do grupo jihadista nigeriano visou o quartel de Kolofata e o "bairro administrativo" da cidade, revelou um funcionário local.

"Os habitantes fugiram da cidade quando ouviram os primeiros disparos do Boko Haram".

O Boko Haram lançou há alguns meses uma série de ataques na região noroeste de Camarões, fronteira com o nordeste da Nigéria, onde o grupo islâmico controla vastos territórios e proclamou um "califado".

Frente à crescente ameaça dos jihadistas, o Exército de Camarões realizou pela primeira vez em dezembro ataques aéreos contra o Boko Haram, que lançou ameaças contra o presidente camaronês, Paul Biya.

A região que compreende a cidade de Baga, no norte da Nigéria, viveu momentos de horror nos últimos dias quando extremistas do grupo terrorista Boko Haram atacaram centenas de pessoas. Ainda não há um número oficial de vítimas, mas estimativas iniciais informam que ao menos dois mil civis teriam sido mortos pelos radicais islâmicos.

Fortemente armados e divididos em grupos, os terroristas varreram a região em caminhões e motocicletas, atirando contra qualquer um já nas primeiras horas da manhã de quarta-feira.

O episódio começou no sábado (3), quando os radicais conseguiram invadir uma base militar local e tomar o seu controle e a matança atingiu o pico na quarta-feira passada. O ataque se concentrou em Baga, mas se alastrou ainda por 16 vilarejos vizinhos.

A chacina foi classificada pela Anistia Internacional (AI) como a mais mortal já feita pelo grupo. Até então, a pior ofensiva do Boko Haram havia sido ano passado quando os rebeldes mataram 600 pessoas em apenas um dia.

Relatos de autoridades nigerianas divulgados pelo jornal britânico The Guardian dão conta de que a maioria das vítimas eram crianças, mulheres e idosos – pessoas que não conseguiram correr rápido o suficiente para escapar das balas disparadas pelos extremistas.

Segundo testemunhas, revelou o The Washington Post, o Boko Haram cercou a cidade, encurralando civis e soldados do governo nas cercanias do Lago Chade. Enquanto a cidade de cerca de dez mil habitantes pegava fogo, muitas pessoas desesperadas tentaram nadar até uma ilha próxima, mas muitas se afogaram.

Números da rede de notícias americana CNN informam que cerca 30 mil pessoas fugiram, das quais 20 mil conseguiram chegar com segurança a um campo de refugiados em Maiduguri, capital do estado de Borno. O restante aguarda por transporte para o local.

As Nações Unidas estão em contato com o governo da Nigéria para discutir formas de apoio ao país na luta contra o grupo terrorista islâmico Boko Haram, informou nesta segunda-feira um porta-voz da organização.

"Neste momento estamos em contato com as autoridades nigerianas para identificar o tipo de ajuda necessária", disse Farhan Haq, porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em entrevista coletiva.

Para as Nações Unidas, "é nítido que deve ser feito mais para responder à ameaça do grupo terrorista Boko Haram", que nos últimos dias realizou uma série de graves atentados no nordeste da Nigéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.