Nova Guerra Fria

terça-feira, 2 de setembro de 2014

AVIÕES LÍBIOS DESAPARECIDOS SUSCITAM MEDO DE ATAQUES SUICIDAS ESTILO 11/9!

Milícias islâmicas na Líbia assumiram o controle de quase uma dúzia de aviões comerciais no mês passado e as agências de inteligência ocidentais emitiram recentemente um aviso de que os jatos poderiam ser usadas em ataques terroristas em toda a África do Norte.

Relatórios de inteligência dos aviões roubados foram distribuídos dentro do governo dos EUA sobre as últimas duas semanas e incluiu um aviso de que um ou mais dos aviões poderiam ser usados em um ataque no final deste mês, na data que marca o aniversário do 11 de setembro de 2001 , ataques terroristas contra Nova York e Washington, disseram autoridades norte-americanas familiarizadas com os relatórios.

"Há uma série de aviões comerciais na Líbia que estão faltando", disse um oficial. "Descobrimos que em 11 de setembro pode acontecer algo com aviões sequestrados".

O funcionário disse que as aeronaves são uma preocupação de contraterrorismo grave porque vêm três semanas antes do 13 º aniversário dos ataques de 11/9 e no segundo aniversário do ataque terrorista líbio no complexo diplomático dos EUA em Benghazi.

Quatro americanos, incluindo o embaixador Christopher Stevens, foram mortos no ataque de Benghazi, que o governo Obama inicialmente disse que foi o resultado de uma manifestação espontânea contra um vídeo anti-muçulmano.

Um alto funcionário do Departamento de Estado oficial de contraterrorismo se recusou a comentar sobre os relatórios dos aviões roubados.


Um segundo funcionário do Departamento de Estado procurou minimizar os relatórios. "Não podemos confirmar isso", disse ele.

Enquanto isso, os funcionários disseram que as forças militares egípcias parecem estar se preparando para intervir na Líbia para evitar que o país se tornar um Estado falido executado por terroristas, muitos deles com ligações com a Al Qaeda.

Líbia continua a ser um país rico em petróleo e se o país ser tomado completamente por extremistas islâmicos, funcionários de contraterrorismo dos EUA acreditam ,que ele vai se tornar mais um refúgio seguro de terroristas na região.

As autoridades disseram que as agências de inteligência dos EUA não confirmaram o roubo das aeronaves após a tomada do Aeroporto Internacional de Trípoli no fim de agosto, e está tentando localizar todas as aeronaves de propriedade de duas empresas aéreas líbias estatais, quando a segurança no país continuou a deteriorar-se em meio a combates entre islamitas e as milícias anti-islâmicos.

Aeroporto de Trípoli e, pelo menos, sete aeronaves foram relatados danificados durante combates que começaram em julho. Fotos do aeroporto, no rescaldo, mostraram um número de aeronaves danificadas. O aeroporto está fechado desde meados de julho.

A frota da Libyan Airlines estatal, até meados deste ano, incluía 14 aviões de passageiros e carga, incluindo sete 320s Airbus, um Airbus 330, dois franceses ATR-42 aeronaves turboélice, e quatro Bombardier CJR-900s. Frota Afriqiyah Airways estatal da Líbia é composta de 13 aeronaves, incluindo três 319s Airbus 320s, sete Airbus, dois Airbus 330s, e um Airbus 340.

As aeronaves teriam sido levadas no final de agosto após a tomada do Aeroporto Internacional de Tripoli, localizada a cerca de 20 quilômetros ao sul da capital.

A TV Al Jazeera informou no final de agosto, que os relatórios de inteligência ocidentais haviam alertado sobre a ameaça terrorista na região de 11 jatos comerciais roubados.

Em resposta, a Tunísia parou voos de outros aeroportos líbios em Trípoli, Sirte, Misrata e mais de preocupações que os jatos a partir desses aeroportos poderiam estar em missões suicidas.

O governo do Egito também suspendeu voos para a Líbia.

As forças militares no norte da África, incluindo os de Marrocos, Argélia, Tunísia e Egito foram colocados em alerta, como resultado de aviso de inteligência das aeronaves roubadas.

Jatos militares egípcias teriam realizado ataques na Líbia contra posições do Amanhecer líbio recentemente, e funcionários dos EUA disseram que há sinais de uma incursão militar egípcio maior está sendo planejada.

O presidente egípcio, Abdel-Fatah al-Sisi negou que ataques aéreos egípcios na Líbia foram realizadas, mas sugeriu que a ação militar está sendo considerada.

Secretário de Estado John Kerry disse na semana passada ao seu homólogo egípcio que os Estados Unidos iriam acelerar a entrega de helicópteros de ataque Apache, embora não está claro se os Apaches seriam utilizado em todas as operações da Líbia.

Governo apoiado pelos militares do Egito parece estar à procura de um papel mais significativo na segurança regional após a administração Obama ajudarem a orquestrar a queda do ditador líbio Muamar Kadafi em 2011 Desde então, a administração Obama, através da sua política anunciada de "liderar por trás", teve a Líbia gradualmente entrar em uma espiral no caos.

O governo líbio anunciou domingo que já não controlava a capital Trípoli.

"Anunciamos que a maioria dos ministérios, instituições e associações da capital Trípoli já não estão sob seu controle", disse um comunicado do governo.

O Parlamento da Líbia, em agosto, declarou tanto Ansar al Sharia e Amanhecer Líbia como organizações terroristas que trabalham para derrubar o governo.

Ansar al Sharia, que é baseado em Benghazi, recentemente divulgou na mídia social que obteve um grande número de armas mais sofisticadas, incluindo SA-6 superfície-ar mísseis, canhões antiaéreos, granadas propelidas por foguetes, mísseis antiaéreos disparados do ombro, fuzis de assalto, e veículos blindados. O grupo está estreitamente alinhado com os rebeldes ligados à Al Qaeda na Síria.

Abderrahmane Mekkaoui, um especialista militar marroquino, disse à televisão Al Jazeera, que  relatou primeiro o furto da companhia aérea em 21 de agosto, disse que o alerta sobre os aviões roubados foi preventiva e cobre a região do Cairo para Lagos na Nigéria.

Mekkaoui disse que os relatórios de inteligência "credível" dadas aos estados da região indicaram a Masked Men Brigade" que estão planejando usar os aviões em ataques do estado Maghreb no aniversário do 11/09.

Perito Contraterrorismo, Sebastian Gorka disse que, se o roubo é confirmada, as aeronaves roubadas poderiam ser usadas em, pelo menos, duas maneiras.

"A primeira seria como os aviões comerciais foram utilizadas em 11 de setembro de 2001, literalmente transformando um modo inocente de transporte de massa em mísseis guiados de grande potência".

"A segunda tática seria utilizar a estrutura com suas marcações civis como um instrumento de engano para inserir uma carga cheia de terroristas armados em uma localidade que de outra forma está sempre aberta para os transportadores comerciais", disse ele.

Michael Rubin, especialista em contraterrorismo com o American Enterprise Institute, disse que aviões comerciais nas mãos de terroristas poderiam ser armas formidáveis.

"Quem precisa de mísseis balísticos, quando você tem aviões de passageiros? Mesmo vazio, mas carregado com combustível que pode ser tão devastador ", disse Rubin.

"Cada avião poderia, se implantado por terroristas para máximo efeito devastador, representam 1.000 mortes de civis."

Entre os alvos potenciais são as áreas urbanas e as metas econômicas, como os campos de petróleo da Arábia Saudita.

"Um oficial de segurança saudita me disse uma vez que eles só teriam cerca de 90 segundos para abater um avião sequestrado desde o momento em que saiu do espaço aéreo internacional para impactar em uma das refinarias mais importantes da região."

Rubin disse que, em 2003, um Boeing 727 desapareceu na África alimentando preocupações sobre um ataque terrorista contra o consulado dos EUA em Karachi.

"O que é surpreendente é que mais de uma década depois, os Estados Unidos não tomou a necessidade de salvaguardar efetivamente os gigantes mísseis guiados a sério", disse ele.

Um ex-general líbio, Khalifa Haftar, tem liderado as forças anti-islâmicos. Seu grupo tem acesso a jatos MiG da Força Aérea da Líbia que têm realizado ataques contra posições do alvorecer da Líbia nos últimos dias. Haftar também realizou incursões militares em Benghazi.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas em 27 de agosto anunciou planos para novas sanções contra as milícias líbias e os terroristas. Em uma resolução da ONU, foi alerta: do para a "crescente presença da Al Qaeda e ligados grupos terroristas e indivíduos que operam na Líbia".

FONTE: FREEBEACON - http://freebeacon.com/national-security/missing-libyan-jetliners-raise-fears-of-suicide-airliner-attacks-on-911/

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