Nova Trégua de 72hrs entra em vigor! Expectativa de um cessar-fogo definitivo aumenta
Israel e grupos palestinos concordaram em realizar mais um cessar-fogo de 72 horas no conflito na Faixa de Gaza.
O Egito conseguiu que um acordo semelhante fosse firmado na semana passada, mas o confronto recomeçou após uma janela de três dias.
Espera-se que o novo cessar-fogo, que terá início às 21h GMT (18h no horário de Brasília), abra espaço para que as duas partes concordem com uma trégua mais longa.
Cerca de 2 mil pessoas já morreram no conflito, que começou no dia 8 de julho, quando Israel deu início a uma operação contra ataques de militantes originados em Gaza.
Entre os mortos estão mais de 1.900 palestinos, a maioria civis, de acordo com a ONU. No lado israelense, 67 pessoas foram mortas, incluindo três civis.
O ministro da Agricultura de Israel, Yair Shamir, classificou de "suave" a ofensiva de seu país na Faixa de Gaza, segundo entrevista publicada neste domingo na Colômbia.
"Minha opinião é que a ofensiva foi muito suave, deveria ser mais forte, sem levar a uma mortandade em massa, e mais curta", afirma o ministro falando ao jornal El Espectador.
Em visita à Colômbia para assistir à segunda posse de Juan Manuel Santos como presidente, Shamir acrescentou: "Nós nos contemos. Infelizmente, no final conter-se tanto pode ser um erro porque a guerra prossegue".
O rei da Jordânia, Abdullah II, acusou neste domingo (10) Israel de ser o responsável das hostilidades contra a Faixa de Gaza e pediu à comunidade internacional que pressione e cobre o país por isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.
Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.