Os jovens muçulmanos dos Balcãs está viajando a Síria a aderir à causa rebelde.
A viagem dos Bálcãs ao Oriente Médio tem sido feito pelos muçulmanos da Sérvia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Kosovo e Albânia.
Comparado com milhares de militantes libaneses xiitas do Hezbollah que reforçam as forças de Assad, o número de combatentes dos Balcãs com rebeldes sírios é pequeno - não mais do que algumas centenas.
Na maioria dos casos, os militantes dos Balcãs na Síria, primeiramente abraçam o salafismo - o movimento fundamentalista islâmico, que inclui os jihadistas da Al-Qaeda.
Líderes salafistas nos Balcãs nega recrutamento e transporte de militantes dos Balcãs para a Síria.
Mas Resad Plojovic, vice-líder do muftiate de Sandzak, disse que acha que "algumas organizações e indivíduos" estão recrutando muçulmanos dos Balcãs.
No Kosovo e Macedônia, militantes que lutaram ao lado de rebeldes sírios disseram que queriam ajudar os "irmãos sunitas" contra o regime de luta Assad.
Um combatente da Macedônia disse que ficou com rebeldes sírios através de um intermediário, em Viena.
A suspeita recai sobre os salafistas como recrutadores porque o salafismo é a raiz-ideologia da Al-Qaeda e seus afiliados - incluindo a rebelde Frente Al-Nusra na Síria, que é considerado um grupo terrorista por Washington.
Bósnia-Herzegovina tem a presença salafista mais forte nos Balcãs devido à ajuda e investimentos por sauditas que são membros da seita fundamentalista.
Significativamente, muitos combatentes bósnios na Síria uniram-se a frente Al-Nusra.
Salafistas se estabeleceram na Bósnia-Herzegovina durante o conflito dos Balcãs em 1992-1995 quando jihadistas estrangeiros chegaram para ajudar bósnios muçulmanos na luta contra as forças sérvias e bósnio-sérvio.
Alguns combatentes salafistas estrangeiros ficaram na Bósnia após a guerra. O apoio financeiro para a reconstrução também chegaram de sauditas salafistas, fortalecendo sua posição nos Balcãs.
Fonte: The Atlantic
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.
Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.