quinta-feira, 10 de março de 2011

Tensão na Europa: Russia considera "Inaceitável" a invasão na Líbia

Em jogo de interesses, a Rússia bate de frente: Intervenção na Líbia é "Inaceitável".

O ministro das Relações Exteriores da Rússia advertiu as potências mundiais nesta quinta-feira contra a intromissão nos assuntos da Líbia e de outros países Africanos, dizendo que a intervenção militar seria inaceitável.

Sergei Lavrov disse que a discussão de propostas ocidentais para uma zona de exclusão sobre a aérea do país Norte-Africano era prematuro e ainda não tinha sido apresentado ao Conselho de Segurança, onde a Rússia mantém

poder de veto.

Ele acrescentou que a Rússia, no entanto, "estuda de perto" todas estas iniciativas de apoio às forças rebeldes que lutam para derrubar há muito tempo o líder líbio Muammar Gaddafi.

A Rússia, que chamou a revolta de três semanas, na Líbia, de uma guerra de pleno direito civil, alertou contra a intervenção militar na Líbia, assim como os Estados Unidos e a OTAN avaliam as opções possíveis para ajudar os rebeldes anti-Gaddafi, incluindo a zona de exclusão aérea, o que poderá acarretar destruição de defesas aéreas da Líbia.

"Na Carta das Nações Unidas e outros acordos internacionais, é claro que cada nação tem o direito de decidir seu próprio futuro", disse Lavrov à televisão estatal durante um encontro com seu homólogo congolês, em Moscou.

"A intervenção nos assuntos internos, especialmente a interferência militar, é inaceitável".

Lavrov também advertiu que a tentativa de interferir na revolta poderia trazer mais problemas a longo prazo para a Líbia e pediu às forças de ambos os lados do conflito líbio para manter as conversações.

"Qualquer ação temerária, com base em modelos estrangeiros que foram usadas em outras partes do mundo, pode levar a problemas graves, que depois têm de ser enfrentados pelos países Africanos". Disse Lavrov a repórteres.

"Eles devem sentar e negociar, porque a outra alternativa é a guerra civil, mais mortes entre os civis".

Mas, em um gesto de solidariedade com os esforços internacionais para isolar Gaddafi, Moscou nesta quinta-feira disse que vai proibir a venda de armas para Tripoli, efetivamente travar bilhões de dólares em transações de armas, assinado com o governo de Khadafi.

A Rússia tinha mais de US $ 2 bilhões em contratos de armas com a Líbia. Estava prestes a fechar negócios para aviões militares e mísseis anti-aéreos que valem mais US $ 1,8 bilhão.

Fonte: Reuters

SEMPRE GUERRA: O Ministro de Relações Exteriores da Itália já havia se pronunciado ontem sobre a idéia de se invadir a Líbia, a consequencia é só uma: A Terceira Guerra. Hoje, lutando por seus interesses, a Rússia já deixou claro que não aceitará intervenções na região que gera muita receita para ela. Está na hora de acordarmos para a realidade, não é mesmo?

Num jogo onde quem perde são os civís, qualquer resultado será catastrófico para a humanidade. O que contaremos para nossos filhos e netos no futuro? Que o dinheiro ganhou a guerra? Isto se nós tivermos futuro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...