quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Rússia instala sistema antimísseis na Abkházia: Georgia Ameaça e OTAN alerta!

Rússia instala o S-300 nas regiões separatistas, a Geórgia ameaça e a OTAN alerta!

A Rússia instalou um sistema de defesa antimísseis S-300 na região da Abkházia para proteger as autoridades separatistas de eventuais ações do governo da Geórgia, anunciou nesta quarta-feira, 11, o general Alexander Zelin, comandante da Força Aérea russa.

Segundo o general, outros tipos de defesa aérea foram instalados em outra área que tenta se separar da Geórgia, a Ossétia do Sul. Suas declarações foram transmitidas pelas agências de notícias estatais na Rússia.
"A tarefa desses sistemas de defesa aérea não é apenas cobrir os territórios da Abkházia e da Ossétia do Sul, mas é também agir contra violações de fronteiras aéreas destruindo qualquer veículo que invada o espaço aéreo desses locais, seja qual for sua missão", disse Zelin.


O presidente russo, Dmitri Medvedev, visitou a Abkházia, no sábado de surpresa ocasião do segundo aniversário da guerra russo-georgiana pelo controle da Ossétia do Sul (8-12 agosto 2008).

Medvedev defendeu a intervenção militar da Rússia na Geórgia, o que levou a “evitar um banho de sangue”, e insistiu em que Moscou irá reforçar a cooperação militar com ambas as regiões.

A Rússia começou a enviar tropas para estes  territórios, após o estabelecimento de relações diplomáticas e assinar dois acordos de assistência em caso de agressão externa, com ambas as regiões georgianas.




GEORGIA AMEAÇA!

O governo da Geórgia desaprovou a decisão e acusa Moscou de "fortalecer sua imagem e seu papel como um país invasor". "Isso mostra que a Rússia não apenas pretende retirar suas tropas da Abkházia e da Ossétia do Sul, mas também que está ampliando seu controle militar sobre essas regiões", disse Eka Tkeshelashvili, secretário do Conselho de Segurança Nacional da Geórgia.

As duas regiões rebeldes não estão mais sob controle da Geórgia desde o começo dos anos 90. Em 2008, a Rússia promoveu uma resposta esmagadora contra a ofensiva georgiana na Ossétia do Sul. Desde então, Moscou reconhece os dois territórios como Estados independentes, fortaleceu seu controle sobre eles e firmou acordos para a construção de bases militares.



OTAN ALERTA!

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ainda não reagiu ao anúncio de Moscou, mas a cúpula da Aliança já vinha questionando a legalidade de um acordo, assinado em fevereiro entre Moscou e a Abkházia, que definia a instalação de uma base militar russa em seu território.

Os acordos militares firmados pelos russos com as regiões separatistas georgianas permitem que o país mantenha até 3.400 soldados em seus territórios durante um período de 49 anos.

A OTAN considera inaceitável a presença de tropas russas em ambos os territórios, cuja independência foi reconhecida pela Rússia, Venezuela, Nicarágua e Nauru.

Veja mais!
 
Terceira Guerra começaria com Tensão Rússia x Geórgia (OTAN): Video-Profecia sobre a 3ª Guerra Mundial

 Geórgia se prepara para a revanche: Tensão Geórgia x Rússia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...