quarta-feira, 30 de setembro de 2015

RÚSSIA REALIZA SEU PRIMEIRO ATAQUE AÉREO NA SÍRIA! PARLAMENTO AUTORIZA USO DE TROPAS TERRESTRES!

A Rússia realizou seu primeiro ataque aéreo na Síria nesta quarta-feira (30) próximo à cidade de Homs, informou uma autoridade americana à emissora CNN. Parlamento da Rússia autoriza uso de tropas na Síria

A ação militar ocorre logo após o Parlamento russo ter autorizado, a pedido do presidente russo, Vladimir Putin, o uso da Força Aérea na Síria para dar suporte ao regime do ditador Bashar al-Assad.

Os russos teriam informado os Estados Unidos sobre a operação com antecedência para que aviões americanos que realizam bombardeios contra posições da facção radical Estado Islâmico (EI) não sobrevoassem a Síria.

Segundo a autoridade, os ataques aéreos americanos prosseguem normalmente.

A operação é limitada a Força Aérea como relatado pelo chefe de gabinete Sergei Ivanov. A última vez Câmara Alta da Rússia aprovou o envio de militares foi há um ano, com a movimentação militar na Criméia. As informações são do jornal El País.

"O Conselho da Federação apoiou por unanimidade a pedido do presidente, com 162 votos a favor", disse Ivanov, segundo a agência de notícias russa Tass. Ivanov disse que a Rússia vai usar apenas a força aérea na Síria para atacar as posições do Estado Islâmico (EI) e que representa um pedido do regime presidido por Bashar al-Assad. "O presidente sírio dirigiu-se à liderança de nosso país para pedir ajuda militar, para que possamos dizer que o terrorismo deve ser combatido, e que os esforços devem ser combinados, mas ainda precisa respeitar as regras do direito internacional" Ivanov disse a repórteres depois de falar ao Senado em nome do Putin.

Segundo o jornal espanhol, Putin reforça a estratégia apresentada ao presidente americano Barack Obama na segunda-feira (29/9) durante seu encontro na Assembléia Geral da ONU em Nova York, e que difere do presidente dos Estados Unidos. Enquanto Putin é a favor do reforço para Assad atacar o Estado Islâmico, Obama acredita que o ditador deve deixar o país. Durante semanas, a Rússia foi reforçar a sua presença militar na Síria. Há apenas duas semanas, Moscou admitiu a presença de especialistas militares russos no Iraque, que sofre uma guerra civil desde 2011.

Em um comunicado, o Kremlin disse que os aliados foram  informados da decisão de quarta-feira (30/9) pelo Senado. No seu pedido de autorização para a câmara alta do parlamento, Putin tem protegido sua decisão de enviar forças militares para a Síria  "nos fundamentos dos princípios e normas reconhecidas no quadro do direito internacional", segundo a RIA Novosti.

Rússia, Irã, Iraque e Síria têm criado um centro de informação em Bagdá para coordenar as operações de contra-ataque ao Estado Islâmico, com dados como o número de militantes dentro da organização, suas armas e seus movimentos.


Parlamento da Rússia autoriza uso de tropas na Síria

O Parlamento da Rússia concordou com o pedido do presidente do país, Vladimir Putin, e autorizou nesta quarta-feira (30) o envio de tropas aéreas russas à Síria. O objetivo é ajudar o governo sírio a combater militantes do Estado Islâmico (EI).

A medida deve afetar o equilíbrio de forças na Síria, já que, apesar de terem como alvo comum o Estado Islâmico, Rússia e Estados Unidos apoiam forças diferentes no conflito. Enquanto o governo russo apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, as forças ocidentais dão suporte a grupos de rebeldes locais, que são contrários a Assad. A guerra civil no país já dura quatro anos e fez mais 250 mil vítimas.

Os ataques aéreos russos na Síria começaram horas após a autorização do Parlamento. Segundo o Ministério da Defesa, os alvos são equipamentos militares, comunicações e depósitos de armas, munição e combustível, informou a agência Interfax.

"Estes ataques aéreos foram feitos de acordo com as forças sírias e com a ajuda do centro de coordenação antiterrorista de Bagdá", disse um responsável do Ministério da Defesa russo, Yuri Yakubov, citado pela Interfax. Segundo ele, os aviões russos foram pilotados por militares sírios.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

RÚSSIA COLOCA FORÇA AÉREA EM ALERTA DE COMBATE, MILITARES DIZEM SER EXERCÍCIO MILITAR

A inspeção surpresa de prontidão de combate das forças do Distrito Militar Central da Rússia foi iniciado nesta segunda-feira sobre a ordem do Supremo Comandante-em-Chefe das Forças Armadas russas. As forças do Distrito Militar Central e parte da aviação de outros distritos militares, Forças aerotransportadas e Aviação Militar foram colocadas em alerta de combate completo às 09:30, horário de Moscou (03:30 horário de Brasília) em 7 de setembro. Cerca de 95 mil soldados, mais de 7.000 peças de combate e cerca de 170 aeronaves serão envolvidos A inspeção vai durar até 12 de Setembro.

Verificações surpresas no exército russo não representam uma ameaça para os países vizinhos, um oficial do Ministério da Defesa de alto escalão disse na segunda-feira, por ocasião de uma outra inspeção de prontidão de combate no Distrito Militar Central da Rússia.

"É apenas mais um exercício surpresa, como as que foram realizadas anteriormente e aqueles que serão organizados no futuro," disse Sergey Koshelev, chefe do departamento de cooperação militar internacional.

"Gostaria de sublinhar uma coisa e pedir-lhe para trazê-lo ao conhecimento de suas capitais. O principal objetivo desses treinos é verificar a prontidão de combate das Forças Armadas russas e essas verificações não representam uma ameaça para qualquer um dos países vizinhos", frisou.

De acordo com o General de Estado-Maior, Andrey Kartopolov, cerca de 95 mil soldados, mais de 7.000 peças de combate e cerca de 170 aeronaves serão envolvidos em uma verificação de prontidão de combate surpresa do Distrito Militar Central da Rússia.

"No geral, o exercício vai envolver cerca de 95.000 funcionários, mais de 7.000 peças de armamentos e equipamentos de combate e cerca de 170 aeronaves", disse ele em uma coletiva de imprensa para adidos militares estrangeiros no exercício surpresa de prontidão de combate.

"Para a finalidade de elevar o nível de confiança e aumentar a transparência da atividade militar, continuamos a prática de informar sobre medidas de formação de tropas, incluindo controles surpresas realizadas em instruções do presidente russo e de acordo com os planos do Ministério da Defesa," Kartapolov disse.

Para além das forças do Distrito Militar Central, aeronaves de outros distritos militares, tropas aerotransportadas e aviação de transporte militar estarão envolvidos na verificação que irá durar até 12 de Setembro.

Além disso, o exercício de pressão irá verificar as ações de autoridades federais e regionais em tempo de guerra. O ministro da Defesa russo Sergey Shoigu disse que esta verificação envolverá o Ministério da Saúde, o Ministério da Agricultura, Ministério da Indústria e Comércio, a Agência Biológica Federal de Medicina e, a Agência Federal de Pesca, a Agência Federal de Reservas do Estado e as administrações da República da Bashkiria nos Urais, a Região Novosibirsk, na Sibéria, a Região Samara na área do Volga e da Região Chelyabinsk, nos Urais sul.

FONTES: http://tass.ru/en/russia/819367
http://tass.ru/en/russia/819345

FRANÇA E REINO UNIDO ANUNCIAM ATAQUES AÉREOS NA SÍRIA!

A França vai executar voos de reconhecimento para realizar "bombardeios" contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, afirmou o presidente François Hollande, que, no entanto, descartou operações terrestres naquele país. Já o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou que um drone britânico matou três integrantes do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, dois deles britânicos, no primeiro ataque da Royal Air Force (RAF) contra esta organização na Síria.

Forças britânicas atacaram o EI na Síria pela primeira vez

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou que um drone britânico matou três integrantes do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, dois deles britânicos, no primeiro ataque da Royal Air Force (RAF) contra esta organização na Síria.

Cameron afirmou no Parlamento que o alvo do ataque, em 21 de agosto, era Reyaad Khan e que foi um "ato de legítima defesa" porque este britânico pretendia cometer atentados no país.

As forças britânicas haviam participado até o momento nos ataques de uma coalizão internacional contra o Estado Islâmico no Iraque, mas não na Síria.

Cameron disse que o governo realizou consultas para garantir que o ataque estava dentro da legalidade.

"Tomamos esta medida porque não havia alternativa", argumentou.

"Estávamos exercitando o direito à legítima defesa do Reino Unido. Existiam claros indícios de que estes indivíduos em questão planejavam e dirigiam ataques ao Reino Unido", completou.

"Foi um ato proporcional, concluiu.

FONTE: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2015/09/07/interna_internacional,685851/forcas-britanicas-atacaram-o-ei-na-siria-pela-primeira-vez.shtml

França anuncia operações aéreas na Síria contra o EI

 A França vai executar voos de reconhecimento para realizar "bombardeios" contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, afirmou o presidente François Hollande, que, no entanto, descartou operações terrestres naquele país.

Hollande anunciou que pediu voos de reconhecimento a partir de terça-feira que "permitirão planejar bombardeios contra o EI". 

Mas ele descartou qualquer possibilidade de operação terrestre.

"Seria inconsequente e irrealista enviar tropas terrestres à Síria. Não faremos intervenção em terra, como não fazemos no Iraque", disse.

Como parte de uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, a aviação francesa já bombardeia as posições do EI no Iraque.

Paris havia recusado até o momento uma intervenção contra os jihadistas na Síria, por considerar que isto poderia favorecer o regime do presidente Bashar al-Assad.

Hollande repetiu que a solução na Síria será "política" e que a França "conversa com todos os países que podem favorecer esta transição". Entre as nações, citou Rússia, Irã e os países que integram a coalizão.

"Na Síria não se deve fazer nada que possa consolidar ou manter Bashar al-Assad", disse, antes de afirmar que a saída de Assad deve acontecer em algum momento da transição.

RÚSSIA EXPÕE PELA PRIMEIRA VEZ BOMBA NUCLEAR MAIS POTENTE DO MUNDO!

A "Bomba do Tzar", a bomba atômica mais potente do mundo criada por cientistas soviéticos e convertida em símbolo da Guerra Fria com seus oito metros de extensão e 25 toneladas de peso, está sendo exposta pela primeira vez em Moscou.

Chamada oficialmente de AN602, esta bomba de hidrogênio, que foi testada com êxito em 1961, faz parte (sem sua carga atômica) de uma exposição sobre a história nuclear russa que pode ser vista no Manège de Moscou, um prédio histórico da capital.

A bomba, de uma potência de 50 megatoneladas, foi criada por uma equipe de cientistas soviéticos dirigida por Andrei Sakharov, futuro prêmio Nobel da Paz, e, em 30 de outubro de 1961, foi testada com sucesso em Nova Zembla, um arquipélago do Oceano Ártico russo.

O ensaio fazia parte do projeto de pesquisa nuclear lançado por Stalin em 1945, pouco depois de terminada a II Guerra Mundial, e que tinha como objetivo equiparar a ex-URSS aos Estados Unidos, que já tinham uma bomba atômica.

A indústria nuclear russa celebra em 2015 o 70º aniversário de sua criação.

A exposição coincide com um momento delicado nas relações entre a Rússia e os países ocidentais devido ao conflito na Ucrânia.

FONTE: https://br.noticias.yahoo.com/r%C3%BAssia-exp%C3%B5e-primeira-vez-bomba-nuclear-potente-mundo-154158343--finance.html

domingo, 6 de setembro de 2015

OTAN ABRE 6 UNIDADES DE COMANDO NO LESTE EUROPEU!

Em 3 de setembro foi realizada a cerimônia de abertura oficial de unidades de comando da OTAN na Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Romênia e Bulgária.

Na quinta-feira (3) a presidente da Lituânia Dalia Grybauskaite e o secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg, que está realizando uma visita a este país báltico, inauguraram a unidade de comando em Vilnius, informa o portal de notícias lituano Delfi.

Também foram realizadas cerimónias de abertura de unidades idênticas na Letônia, Estônia, Polônia, Romênia e Bulgária.

"Hoje na Lituânia e em mais cinco países da região foram abertas unidades de comando e isso significa que estamos prontos a reagir rapidamente e repelir ameaças", disse Grybauskaite.

Nas seis unidades vão trabalhar em conjunto cerca de 40 oficiais do exército. Os novos elementos do comando da OTAN foram estabelecidos para elevar a preparação para o acolhimento de tropas da OTAN de elevada prontidão e para coordenar os exercícios internacionais. As unidades de comando da OTAN foram abertas na terça-feira, mas irão ficar operacionais na altura da próxima cúpula da Aliança em Varsóvia.

"A abertura das unidades de comando é um sinal de solidariedade da OTAN. As bandeiras da OTAN são erguidas em seis países-aliados e toda a Aliança dá um passo para fortalecer a solidariedade, aumentar a força e prontidão militar", disse o secretário-geral da OTAN durante a cerimónia de abertura.

Mais cedo na Lituânia foi aberto o centro de comunicação estratégica da OTAN.

Recentemente a OTAN aumentou a sua presença militar na Europa, especialmente nos países que fazem fronteira com a Rússia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, tem declarado que o surgimento de estruturas adicionais da OTAN perto das fronteiras russas não corresponde aos acordos entre a Rússia e a Aliança.

FONTE: http://br.sputniknews.com/mundo/20150903/2026667.html

SÍRIA CONDENA REINO UNIDO E FRANÇA POR SINALIZAR INTERVENÇÃO MILITAR!

Após boatos de que a Rússia estaria agindo na Síria para auxiliar o governo Assad, causando protestos oficiais dos EUA, Reino Unido e França cogitam ataques aéreos contra o Estado Islâmico e  o governo sírio que consideram como maligno. O ministro do Exterior da Síria condenou as atitudes dos países europeus e os acusaram de terem uma agenda “colonialista”. Vejam mais uma capítulo vivo da nova Guerra Fria no Blog Sempre Guerra!

O ministro do Exterior da Síria condenou neste domingo (6) a “interferência” britânica nos assuntos sírios, depois de um ministro britânico ter sinalizado que o Reino Unido estaria se aproximando de uma ação militar no país afetado pela guerra.

A agência estatal de notícias Sana, da Síria, afirmou que o ministro do Exterior havia enviado duas cartas a líderes das Nações Unidas se contrapondo a “opiniões imprudentes” das autoridades britânicas e acusando o Reino Unido e a França de terem uma agenda “colonialista”. Isso porque os dois países europeus estariam considerando realizar ataques aéreos contra a Síria. A guerra na Síria já deixou 240 mil mortos, entre eles 12 mil crianças, segundo balanço do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

No sábado (5), o ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, afirmou que o país e a Europa tinham que encontrar uma maneira de lidar com o conflito na Síria, que alimentava a maior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Ele descreveu o governo do presidente Bashar al-Assad como “maligno”.

“Você tem que lidar com o problema na fonte, que é o maligno regime Assad e os terroristas do Estado Islâmico, e você precisa de um plano para uma Síria mais estável e pacífica”, afirmou Osborne em entrevista à Reuters.

O jornal Sunday Times disse que o governo britânico quer fazer, em outubro, uma votação no Parlamento para abrir caminho para os ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria.

No entanto, Osborne disse neste domingo que o governo não vai convocar essa votação se não puder garantir o apoio da oposição.

O jornal Le Monde afirmou no sábado que Paris também considerava ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/siria-condena-reino-unido-por-sinalizar-intervencao-militar.html

sábado, 5 de setembro de 2015

TAJIQUISTÃO: CONFRONTOS DEIXAM 42 MORTOS! EUA FECHA EMBAIXADA E BASE MILITAR DA RÚSSIA EM ALERTA MÁXIMO!

Pelo menos 33 policiais e soldados, bem como nove atacantes foram mortos na última sexta-feira em confrontos entre forças do governo e um grupo armado na capital do Tajiquistão, Dushanbe, e na cidade vizinha de Vahdat, uma fonte do Ministério da Defesa tajique disse.

Relatórios anteriores disseram que pelo menos 17 policiais e soldados foram mortos em dois ataques a prédios do governo.

A quadrilha é supostamente liderada pelo ex-vice-ministro da defesa Abduhalim Nazarzoda, a quem o presidente tajique Emomali Rahmon demitiu por crimes não especificados no início do dia, e 135 soldados de uma brigada aéreo leais a Nazarzoda.

O pessoal da base militar 102 da Rússia no Tajiquistão foi colocado em alerta máximo depois dos confrontos na capital.

A embaixada dos Estados Unidos no Tajiquistão anunciou que está temporariamente encerrada e aconselhou os funcionários norte-americanos a não levarem as suas crianças às escolas locais.

"Apesar do alcance destes acontecimentos não ser claro, eles poderão ser precursores de outros atos de violência", afirmou a embaixada em comunicado.

Os usuários de Internet no país relataram bloqueios na rede social Facebook, no Youtube e na rede social russa Odnoklassniki.

Esta recente onda de violência surgiu no âmbito de crescentes tensões no país pós-soviético de maioria muçulmana, de oito milhões de habitantes, por causa do papel do Islã na vida pública.

FONTES: http://sputniknews.com/asia/20150904/1026606756.html
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/445972/dezassete-mortos-em-confrontos-no-tajiquistao



EUA PREOCUPADO COM ENVOLVIMENTO DA RÚSSIA NA GUERRA DA SÍRIA!

IMAGEM: Montagem com supostas imagens de caças e drones russos na luta contra o Estado Islâmico na Síria!

O secretário de Estado americano, John Kerry, telefonou neste sábado para o colega russo, Serguei Lavrov, a fim de transmitir "a preocupação dos Estados Unidos" com rumores de um possível envolvimento militar de Moscou na Síria, indicou o Departamento de Estado.

"O secretário de Estado disse claramente que, se estas informações estiverem corretas, a iniciativa poderia provocar uma escalada do conflito", indicou o Departamento.

Segundo o Departamento de Estado, Kerry conversou com Lavrov sobre "informações que evocam um aumento iminente do poder militar russo na Síria".

"Isto poderia provocar mais perdas de vidas inocentes, um aumento do fluxo de refugiados e um risco de confronto com a coalizão contra o Estado Islâmico que atua na Síria", indicaram os Estados Unidos, que, há um ano, lideram os ataques militares contra o grupo armado jihadista em Síria e Iraque.

Nos últimos dias, circularam nas redes sociais fotografias que, segundo combatentes sírios, correspondem a um avião de combate russo e a drones na região de Idleb, noroeste da Síria.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou ontem que ainda é cedo para traçar uma ação militar russa na Síria para combater o Estado Islâmico.

Na manhã deste sábado, a diplomacia russa informou que a conversa entre Kerry e Lavrov aconteceu por iniciativa dos Estados Unidos.

Segundo esta fonte, ambos conversaram sobre "a cooperação entre Moscou e Washington para apoiar os esforços da ONU que visam ao lançamento de um processo político na Síria".

O Departamento de Estado confirmou que "as discussões russo-americanas continuarão no fim de setembro, em Nova York", paralelamente à Assembleia Geral da ONU.

As relações entre Moscou e Washington vivem seu pior momento desde o fim da Guerra Fria, em consequência da crise ucraniana.

PARTICIPAÇÃO RUSSA NA SÍRIA:

Reportagens na sexta-feira citando autoridades dos Estados Unidos descreveram um aumento de atividades militares russas na Síria, expandindo o apoio de Moscou ao presidente sírio, Bashar al-Assad, em meio à guerra civil.

Citando um funcionário não identificado da administração Obama, o New York Times publicou que a Rússia enviou uma equipe militar avançada para a Síria e mandou unidades pré-fabricadas de moradia para centenas de pessoas para um campo de pouso sírio. Também entregou uma estação de controle de tráfego aéreo portátil para esse local.

Algumas autoridades norte-americanas disseram que essa moradia temporária sugere que a Rússia pode enviar até mil conselheiros ou outros funcionários militares para o campo de pouso que serve Latakia, a principal cidade portuária da Síria que fica próxima da casa da família de Assad, segundo o Times.

A reportagem disse que as autoridades não veem indicações de que a Rússia pretende enviar forças terrestres significativas, mas pode estar preparando o campo de pouso como base para transportar suprimentos militares ou para lançar ataques aéreos para apoiar Assad.

O Los Angeles Times publicou que a inteligência norte-americana juntou evidências de possíveis unidades de moradia militares com fotos de satélites.


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

AO VIVO: DESFILE MILITAR DA CHINA

O governo chinês exibirá seu poderio militar nesta quinta-feira (23Hrs horário de Brasília) em um desfile com mais de 12.000 soldados, 200 aviões e tanques para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial, acompanhe ao vivo aqui no Sempre Guerra!



CHINA EXIBIRÁ PODERIO MILITAR EM DESFILE PARA CELEBRAR O DIA DA VITÓRIA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL!

O governo chinês exibirá seu poderio militar nesta quinta-feira em um desfile com mais de 12.000 soldados, 200 aviões e tanques para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial, um evento que não contará com a presença da maioria dos líderes ocidentais.

O presidente chinês Xi Jinping vai liderar o 70º aniversário do que Pequim chama de "vitória da guerra de resistência do povo chinês contra a agressão japonesa e da guerra mundial contra o fascismo".

O desfile celebrará a rendição do Japão, em 2 de setembro de 1945, e o fim da ocupação do exército nipônico na China.

Quase 850.000 voluntários foram mobilizados para vigiar as ruas, bairros inteiros serão isolados e os aeroportos permanecerão fechados por algumas horas. Nada pode perturbar o espetáculo.

Várias fábricas foram fechadas desde meados de agosto para garantir um céu azul, sem os sinais da poluição.

No momento em que a China tenta impor sua imagem como uma potência mundial no cenário diplomático, no mesmo nível que os Estados Unidos, o desfile tem a aparência de uma exibição de seu poder.

"É uma clássica exibição de poder. Tentam chamar o máximo de atenção possível, mostrar o poder do país", disse à AFP John Delury, da Univerdade Yonsei de Seul.

E isto acontece em um contexto geopolítico tenso, em meio a disputas territoriais entre Pequim e os vizinhos no Mar da China Meridional e no Mar de China Oriental.

Além disso, a parada militar acontecerá pouco depois da violenta queda nas Bolsas da China, que provocou muitas preocupações sobre a desaceleração da economia do país.

O evento será marcado ainda pela ausência dos principais governantes estrangeiros. O presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe não viajaram a Pequim.

Mas o desfile contará com as presenças do presidente russo, Vladimir Putin, de sua colega sul-coreana, Park Geun-Hye - cujo país foi colonizado pelo Japão, do presidente sul-africano, Jacob Zuma, e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

No caso da América Latina, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, viajou a Pequim.

A perspectiva de um desfile militar na Praça Tiananmen (Paz Celestial), onde o exército reprimiu de maneira violentas manifestações que pediam democracia em 1989, pode ter contribuído para a ausência das grandes potências ocidentais.

"A China permanece serena a respeito da ausência de alguns líderes ocidentais", afirma o jornal oficial Global Times.

Mas a reação não é a mesma ante a ausência nipônica. "Japão foge", apesar de sua invasão da China ter deixado entre 15 e 20 milhões de mortos. A ausência de seus dirigentes os "ridiculariza", afirma a publicação.

O porta-voz do ministério da Defesa, Yang Yujun, declarou que o "desfile não aponta para nenhum país", mas a imprensa estatal e a emissora de televisão central multiplicaram as reportagens e programas sobre as atrocidades e crimes de guerra cometidos pelo Japão, ao mesmo tempo que celebram os heróis comunistas que lutaram contra o invasor nipônico.

CHINA ENVIA 5 NAVIOS DE GUERRA PRÓXIMO A ALASCA!

Cinco navios da Marinha chinesa está operando no mar de Bering ao largo da costa do Alasca, um funcionário da Defesa disse ao jornal Washington Post nesta quarta-feira. Esta seria a primeira vez que os militares dos EUA tem visto tal atividade na área!

Cinco navios da marinha chinesas estão atualmente operando no mar de Bering, ao largo da costa do Alasca, é a primeira vez que os militares dos EUA tem visto tal atividade na área, um funcionário do Pentágono disse nesta quarta-feira.

As autoridades disseram ter tido conhecimento nos últimos dias que três navios de combate chineses, um navio de reabastecimento e um navio anfíbio estavam nas proximidades, depois de observar-los se movendo em direção as Ilhas Aleutian, que são divididos entre EUA e controle russo.

Eles disseram que os navios chineses ainda estavam na área, mas se recusou a especificar quando foram vistos pela primeira vez ou o quão longe eles estavam da costa do Alasca, onde o presidente Barack Obama está concluindo uma visita de três dias.

"Esta seria a primeira vez nas imediações das ilhas Aleutian", disse um funcionário da Defesa sobre os navios chineses. "Eu não acho que caracterizaria como uma ameaça." O funcionário do Pentágono confirmando que os cinco navios estavam operando em águas internacionais.

Autoridades do Pentágono também disseram que não há informações sugerindo que os navios chineses haviam atravessado o Estreito de Bering, uma hidrovia estreito ao norte do mar que confina com Alasca.

Ministério da Defesa da China não foi encontrado para comentar.

A presença dos navios chineses tão perto da costa dos EUA é a mais recente demonstração de como o  militar da China está rapidamente expandindo suas operações longe de sua própria costa para proteger os interesses globais de crescimento da nação.

A atividade naval chinesa vem quando Obama visita Alasca e a região do Ártico para destacar as mudanças climáticas. A operação naval também vem pouco antes de o presidente chinês, Xi Jinping presidir um desfile do Dia da Vitória da II Guerra Mundial na quinta-feira, que os EUA e seus aliados temem ser sendo usado para mostrar a nova força militar da China e sua ambição.

Xi Jinping está se dirigindo para os EUA no final de setembro para uma visita de Estado, que já tem sido ofuscada por tensões sobre a atividade militar chinês, incluindo alegados ataques cibernéticos contra os EUA e de construção de ilha no Mar do Sul da China.

China diz que suas atividades militares não são projetados para ameaçar qualquer outra nação, mas estão se expandindo em conjunto com o seu poder econômico, bem como os seus interesses e responsabilidades em todo o mundo.

O funcionário do Pentágono disse que havia uma "variedade de opiniões" sobre a forma de interpretar a implantação dos navios chineses.

"É difícil dizer exatamente, mas isso indica algum interesse na região do Ártico", disse o oficial. "É diferente."

China tem demonstrado crescente interesse em usar a chamada Passagem do Nordeste para o transporte de mercadorias entre a Ásia e o Ocidente através do Ártico nos últimos anos com o derretimento do gelo polar que tem facilitado o acesso para o transporte. O percurso pode demorar vários dias a menos de viagem, comparado com a travessia do Canal de Suez.

Pequim também tem mostrado interesse crescente na exploração de recursos energéticos na região do Ártico e em 2013 tornou-se um observador permanente do Conselho do Ártico, cujos membros são o Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e os EUA

China e Rússia, realizaram exercícios navais conjuntos fora da costa russa do Pacífico, - cerca de 2.000 milhas a oeste do Mar de Bering - entre 20 a 28 de Agosto de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua.

Sete navios chineses participaram, incluindo dois destróieres, fragatas, dois navios de desembarque e um navio de abastecimento, disse a Xinhua, mas não deu detalhes sobre onde os navios foram depois.

Marinha da China se limitou a patrulhar a costa do país durante as primeiras cinco décadas após a tomada comunista em 1949. Mas nos últimos anos, ela se aventurou no fundo do Oceano Pacífico e Índico e até o Mar Mediterrâneo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...