Nova Guerra Fria

quinta-feira, 31 de julho de 2014

LÍBIA EM NOVA GUERRA CIVIL!

Líbia enfrenta uma nova Guerra Civil! Radicais Islâmicos e Jihadistas pretendem tomar o país!

FONTE: O POVO - Militantes islâmicos da Líbia dominam Benghazi!
Milícias islâmicas tomaram controle da cidade de Bengazi, na Líbia, nesta quinta-feira. Entre os militantes, está um grupo acusado pelos Estados Unidos de matar o embaixador americano e outros dois cidadãos dos EUA em 2012.

A escalada de violência da última semana renovou os temores de que a Líbia, que vive uma grave instabilidade política desde a deposição do ditador Muamar Kadafi em 2011, possa agravar a situação de guerra civil.

Nesta semana, as milícias também voltaram a lutar pelo controle do aeroporto internacional de Trípoli. As disputas continuaram mesmo em meio a um incêndio em um depósito de combustíveis, que fica próximo ao local.

A capital da Líbia enfrenta o pior episódio de violência desde a guerra civil de 2011, o que impede uma transição democrática. O novo Parlamento assumirá no próximo mês.

Os conflitos já deixaram 97 mortos e mais de 400 feridos, segundo números do Ministério da Saúde. A luta em Trípoli ocorre depois de meses de batalhas em Benghazi, onde milícias lideradas por islâmicos combatem aliados do general renegado Khalifa Hifter. Fonte: Associated Press.

FONTE: ZH NOTÍCIAS - Rebeldes invadem base militar na Líbia!
O quartel-general da Unidade de Forças Especiais do Exército Líbio, a principal base militar em Benghazi, foi tomado por grupos rebeldes islamitas no final desta terça-feira, após vários dias de sangrentos combates, informaram oficiais e milicianos. O "Conselho de Shura dos Revolucionários de Benghazi", uma aliança de grupos islamitas e jihadistas, anunciou em um comunicado a captura do quartel-general das Forças Especiais, que foi confirmado por uma fonte militar líbia.

— A base principal das forças especiais caiu nesta terça — anunciou o comunicado, afirmando que a vase estaria nas mãos desses grupos. Entre eles o Ansar Asharia, considerado uma organização terrorista por Washington.

Em sua página na Facebook, o grupo jihadista Ansar Asharia publicou fotos de seu arsenal de guerra: dezenas de armas e caixas de munição.

FONTE: REUTERS - Dois egípcios são mortos em confronto na fronteira entre Líbia e Tunísia
Duas pessoas foram mortas a tiros quando seguranças de fronteira líbios abriram fogo para dispersar centenas de egípcios que tentavam cruzar a divisa com a Tunísia fugindo do caos crescente na Líbia, informou a agência de notícias estatal tunisiana TAP nesta quinta-feira.

Centenas de famílias líbias e trabalhadores estrangeiros deixaram seus lares depois de duas semanas de confrontos entre milícias líbias rivais pelo controle do aeroporto de Trípoli, o pior episódio de violência desde a revolta que depôs Muammar Gaddafi em 2011.

A maioria dos aeroportos líbios estão fechados por causa da deterioração na segurança em Trípoli e Benghazi, fazendo da fronteira com a Tunísia uma das poucas rotas de fuga para moradores e alguns diplomatas estrangeiros que querem se distanciar do banho de sangue na capital.

Centenas de egípcios protestaram no posto fronteiriço de Ras Jdir após seguranças de fronteira tunisianos fecharem seus portões nesta quinta-feira, testemunhou um repórter da Reuters no local.

"O incidente aconteceu depois que soldados líbios dispararam para dispersar os egípcios”, afirmou a TAP, citando fontes de segurança tunisianas, que disseram que as duas vítimas foram mortas a tiros.

Não houve comentário de imediato das autoridades líbias.

O governo brasileiro decidiu transferir temporariamente os servidores de nacionalidade brasileira da Embaixada do Brasil em Trípoli para Túnis, na Tunísia, devido à falta de segurança na Líbia. Em nota, o Itamaraty informou que a medida, tomada pela “contínua deterioração das condições de segurança” não implicará no fechamento da representação diplomática naquela país.

FONTE: EXAME - França retira da Líbia cidadãos franceses e britânicos
 A França retirou da Líbia, por mar, meia centena de cidadãos franceses e britânicos, anunciaram nesta quarta-feira as autoridades francesas.

A chancelaria francesa declarou que "devido à situação de segurança, os locais ocupados por nossa embaixada em Trípoli foram fechados temporariamente" e "as atividades diplomáticas prosseguem a partir de Paris".

FONTE: TERRA - Filipinas pedem que seus cidadãos na Líbia deixem o país
O Governo das Filipinas voltou a fazer um apelo a milhares de seus cidadãos para que abandonem a Líbia, nesta quinta-feira, depois que uma enfermeira desta nacionalidade foi sequestrada e estuprada e um trabalhador da construção foi decapitado.

Segundo o departamento de Relações Exteriores filipino, os 13.000 cidadãos deste país atualmente na Líbia devem se registrar em sua embaixada para ser repatriados o quanto antes, já que os confrontos entre grupos rivais ameaçam dividir o país.

FONTE: CORREIO BRASILIENSE - Espanha esvazia temporariamente funcionários da embaixada em Trípoli

 A Espanha anunciou nesta quinta-feira (31/7) a evacuação temporária de seus funcionários da embaixada em Trípoli diante do agravamento da situação na capital líbia e dois dias após 37 espanhóis e seus parentes solicitarem a ação.


ESTRANHAS EXPLOSÕES ABALAM TAIWAN, KIEV E REINO UNIDO!

Explosão de gasoduto em Taiwan mata pelo menos 15 pessoas!

Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou mortos e feridos na cidade de Kaohsiung, em Taiwan, na noite desta quinta-feira (31), pelo horário local. Pelo menos 15 pessoas morreram e 233 ficaram feridas, disse Chen Chu, prefeito de Kaohsiung, de acordo com a agência France Presse.

A agência estatal de notícias chinesa Xinhua informa que antes da explosão havia fumaça com um "cheiro semelhante a gás" saindo das bocas de esgoto nas ruas. A explosão causou grandes incêndios e virou carros no local, acrescentou.


O danos se espalharam por várias ruas da cidade de Kaohsiung, informou a Xinhua.

FONTE: GLOBO - http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/explosao-de-gasoduto-em-taiwan-e-mata-15-pessoas.html

Algumas fotos do ocorrido em Taiwan, publicadas no twitter:

FONTE: MIRROR - Central elétrica de Ferrybridge - Reino Unido em chamas. Com 50 bombeiros combateram o fogo e torre sofre "colapso parcial".

O fogo já foi contido, sem vítimas. Uma torre que se acredita ser uma unidade de dessulfurização de gases de combustão, ficou com colapso parcial.




E minutos atrás, uma explosão seguida por incêndio atinge Kiev, capital da Ucrânia:

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Os EUA acusam a Rússia de violar um tratado da Guerra Fria!

Excelente reportagem transcrito do El País para o Blog Sempre Guerra!

As disputas entre Washington e Moscou, antigos rivais da Guerra Fria, se acumulam a cada dia. O Governo Obama acusa a Rússia de violar um tratado firmado em 1987 pelo então presidente norte-americano Ronald Reagan e pelo líder soviético Mikhail Gorbachev, que proíbe testes com mísseis de médio alcance. As simulações que Moscou teria realizado, segundo Washington, representam “uma questão muito grave” que exigem que ambos os países iniciem um diálogo de alto nível. As relações entre ambos já estão estremecidas por causa da guerra na Ucrânia e por uma escalada diplomática que tem ecos de tempos passados.

Um funcionário da Administração Obama, que pediu para não ser identificado, confirmou por e-mail a informação, revelada na noite de segunda-feira pelo The New York Times.

“Os Estados Unidos determinaram que a Federação Russa está violando suas obrigações sob o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês)”, afirmou o representante americano. “Para ser mais específico, o Relatório de Cumprimento de 2014 inclui a conclusão de que a Federação Russa viola as obrigações do Tratado INF de não possuir, produzir ou realizar testes de voo de mísseis de cruzeiro lançados do solo com uma capacidade de alcance de 500 a 5.000 quilômetros, nem possuir ou produzir os lançadores desse tipo de míssil”.

Segundo reportagem do The New York Times publicada em janeiro, os Estados Unidos acreditam que a Rússia começou a realizar esses testes em 2008. Foi a primeira vez que se revelaram as suspeitas, agora formuladas em voz alta.

Ainda de acordo com o jornal norte-americano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comunicou as conclusões a seu homólogo russo, Vladimir Putin, na segunda-feira. O Departamento de Estado pretende publicá-las nesta terça-feira, no já citado Relatório de Cumprimentos, informou a agência Associated Press.

“É um assunto muito grave que tentamos abordar com a Rússia já há algum tempo”, disse o funcionário do Governo norte-americano.

A disputa pelos mísseis nucleares ocorre no momento de maior tensão entre os Estados Unidos e a Rússia nos últimos anos. As relações entre os dois países pareciam bem encaminhadas graças ao reset de 2009, ano em que Obama chegou à Casa Branca. O reset foi uma tentativa de zerar o contador dos problemas bilaterais.

A piora nas relações ficou evidente há um ano, quando a Rússia acolheu Edward Snowden, ex-funcionário dos serviços secretos norte-americanos que entregou a vários jornalistas documentos secretos sobre a espionagem eletrônica realizada por seu país.

A crise na Ucrânia, após os protestos que, em fevereiro, provocaram o fim do governo pró-russo em Kiev e a posterior anexação da Crimeia pela Rússia, atrapalharam ainda mais o relacionamento. Nos últimos dias, a Casa Branca destacou a Rússia como cúmplice obrigatória da derrubada de um avião de passageiros que sobrevoava a Ucrânia, em 17 de julho.

A Casa Branca defende que os rebeldes pró-russos lançaram por engano um míssil contra o avião, mas argumenta que foram os russos que, ao armar e treinar os separatistas no uso desses artefatos, criaram as condições para a tragédia. Os Estados Unidos e seus aliados da União Europeia preparam uma nova rodada de sanções econômicas destinadas a convencer Putin a desistir de ajudar os insurgentes do leste da Ucrânia.

As tensões entre os Estados Unidos e a Rússia por causa de um território europeu evoca em alguns aspectos o embate entre os Estados Unidos e a União Soviética entre o fim dos anos quarenta e 1989, quando caiu a Cortina de Ferro, que dividia a Europa. O tratado de 1987 entre Reagan e Gorbachev foi uma das decisões que contribuíram para enterrar aquele conflito no qual as superpotências se enfrentaram sem trocar nenhum tiro diretamente.

Esse tratado pôs fim a dez anos de discussões, negociações e protestos por causa da instalação, na Europa, dos mísseis soviéticos SS-20 e da réplica norte-americana, os Pershing. O episódio marcou a última etapa da Guerra Fria. Dividiu os europeus, reacendeu o temor de um holocausto nuclear no Velho Continente e deu impulso a movimentos pacifistas e ecológicos que transformaram o cenário político de países como a Alemanha.

Com o fim da Guerra Fria e a dissolução do bloco soviético, os motivos originais para o desarmamento começaram a parecer distantes. Nos anos mais recentes, a Rússia reclamou de que os limites impostos pelo tratado fazem pouco sentido hoje em dia, e defendeu que os mísseis proibidos lhe poderiam ser úteis diante de novas ameaças procedentes dos territórios vizinhos.

“É um pouco difícil entender por que a União Soviética aceitou [o tratado] na época, já que essas armas, em todo caso, têm pouca relevância para os americanos por eles não terem nenhum lugar onde utilizá-las”, disse Putin em um discurso em 2013. “Mas para a União Soviética e para a Rússia de hoje, principalmente levando em conta que alguns de nossos vizinhos estão desenvolvendo armas ofensivas desse tipo, aquela decisão foi, no mínimo, discutível”.

Washington prefere a opção de sentar e conversar com Moscou e conseguir que, no futuro, os russos cumpram o tratado e eliminem as armas “de maneira verificável”, ou seja, provavelmente com inspeções internacionais.

Segundo o citado funcionário do Governo Obama, se a Rússia não cumprir, “os Estados Unidos vão certamente discutir a questão com seus aliados para avaliar o impacto dessa violação russa na nossa segurança coletiva”.

TERCEIRA GUERRA MUNDIAL - ATUALIZAÇÕES DIA 30/07

Hoje falaremos sobre um tema já batido pela mídia que são as sanções econômicas impostas pelos EUA e União Européia e mais notícias da escalada mundial rumo a hipotética Terceira Guerra Mundial.

Um grupo de batalha do Reino Unido vai participar de um grande exercício de treinamento militar com outras forças da OTAN para "tranquilizar" os aliados no Leste da Europa, durante um período de elevadas tensões regionais, o Ministério das Relações Exteriores anunciou.
No maior compromisso com a região desde 2008, o grupo de batalha completo do Reino Unido será composta de 1.350 funcionários e mais de 350 veículos blindados e outros.
As tropas de infantaria ligeira do 1 º Batalhão, o duque de regimento de Lancaster, também vai participar no Exercício Sabre no final de agosto - um exercício liderada pelos Estados Unidos, envolvendo 16 membros da OTAN e países parceiros, que também está ocorrendo na Polônia.

Comandante da Europa (na OTAN), o general Philip Bridlav, disse que o número de tropas russas ao longo da fronteira entre a Ucrânia e a Rússia continua a crescer.
Segundo ele, o número de militares russos é muito maior do que a 12.000 - relata UNIAN.
"Estamos vendo um movimento (pessoas e equipamentos) do Distrito Militar Central da Rússia, na região de Rostov, onde eles vão passar por treinamento e estão se movendo em direção à fronteira", - disse o general.

FONTE: DIÁRIO DA RÚSSIA - Rússia reage às sanções econômicas anunciadas pelo Japão!
A Rússia considerou como hostil a decisão do Japão de aplicar sanções econômicas contra o país. Na segunda-feira, 28, o governo nipônico divulgou comunicado, admitindo ter determinado o congelamento dos ativos de personalidades e empresas russas, alegando as tentativas de desestabilização política da Ucrânia e a reincorporação da Crimeia pela Rússia.
A resposta russa foi apresentada em nota oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgada nesta terça-feira, 29. “O governo do Japão deve se conscientizar de que a introdução de sanções complementares contra a Rússia, em 28 de julho, irá prejudicar, inevitavelmente, todo o complexo de relações bilaterais e fazê-las retroceder. Qualificamos a imposição pelo Japão das chamadas (sanções complementares) em relação à Rússia como um passo hostil e míope, que se baseia no conceito profundamente errôneo das causas reais dos atuais acontecimentos na Ucrânia.”

FONTE: VEJA - Moscou: EUA sofrerão 'prejuízos reais' por sancionar Rússia
Os Estados Unidos sofrerão "prejuízos" como consequência do novo pacote de sanções econômicas aprovadas contra a Rússia em função da crise na Ucrânia, advertiu nesta quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores russo. "Os prejuízos reais por essa destrutiva e míope política serão notórios para Washington", informa uma nota difundida pela chancelaria. Moscou também acusou o governo americano de se "vingar da Rússia por sua política independente" na Ucrânia.

União Europeia – As críticas da diplomacia russa também não pouparam a União Europeia (UE). O ministério russo das Relações Exteriores acusou Bruxelas de realizar uma política ditada pelos Estados Unidos. "A política da UE hoje já não está baseada em fatos verificados, mas está ditada por Washington", declarou o ministério em seu comunicado, garantindo que as medidas restritivas são uma prova da "incapacidade da UE de desempenhar um papel autônomo nos assuntos mundiais". Segundo os russos, outra consequência das sanções será o aumento do preço do gás que é exportado para países europeus. "As sanções farão de forma inevitável os preços no mercado da energia na Europa subirem", acrescenta a nota, ressaltando que "colocar obstáculos à cooperação com a Rússia no âmbito energético constitui uma medida irreflexiva e irresponsável".

FONTE: TERRA - Rússia barra produtos da Polônia por sanções ocidentais!
A Rússia anunciou nesta quarta-feira um embargo à maioria das importações de frutas e vegetais da Polônia e disse que pode estender as restrições ao resto da União Europeia, em sua primeira aparente retaliação pelas sanções do Ocidente impostas no dia anterior por conta da crise na Ucrânia.
Moscou, que compra mais de 2 bilhões de euros de frutas e vegetais da UE por ano, maior mercado de exportação desse tipo de produtos, disse que a proibição se dá por motivos sanitários. Produtores poloneses de frutas disseram que a proibição era política, embora a Rússia tenha negado isso.

FONTE: DW - Obama afirma que tensões com a Rússia não levarão a nova Guerra Fria
Os Estados Unidos ampliaram nesta terça-feira (29/07) suas sanções à Rússia devido ao suposto apoio do país aos separatistas no leste da Ucrânia, mas o presidente Barack Obama rejeitou insinuações de que o crescente distanciamento nas relações russo-americanas marcaria o início de uma nova Guerra Fria.
"Não é uma nova Guerra Fria", disse Obama a jornalistas. "É uma questão muito específica relacionada à falta de vontade da Rússia de reconhecer que a Ucrânia pode traçar seu próprio caminho."

FONTE: GLOBO - EUA anunciam novas sanções contra Rússia por crise na Ucrânia!
O presidente Barack Obama declarou nesta terça-feira (29) que os Estados Unidos se juntaram à União Europeia na imposição de novas sanções contra os setores de energia, indústria de armamentos e financeiro da Rússia, por seu apoio aos rebeldes no leste da Ucrânia.
De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, o país aplicará sanções contra o banco VTB, o Banco de Moscou, o Banco de Agricultura da Rússia, e a empresa United Shipbuilding.
Com isso, a lista de bancos russos que recebem sanções dos EUA aumenta para quase todos os maiores bancos com mais de 50% participação estatal, com exceção do Sberbank.

Sanções europeias
Nesta terça mais cedo, os governos da União Europeia (UE) alcançaram um acordo para impor novas sanções econômicas à Rússia, tendo como alvo os setores de petróleo, defesa, materiais de uso civil e militar, e tecnologias sensíveis.
Reunidos em Bruxelas, os embaixadores dos 28 países membros do bloco discutiam desde cedo a adotação de novas sanções que incluiriam uma restrição aos bancos públicos russos de operar no mercado financeiro europeu, proibição à compra e venda de armamento militar, bem como restrições à venda de material com dupla utilização (civil e militar) ou destinado à indústria petrolífera russa.
Os europeus também decidiram bloquear os bens de quatro empresários russos ligados ao presidente Putin, acusados de se beneficiar da anexação da Crimeia ou de contribuir ativamente para a desestabilização do leste da Ucrânia.
Até o momento, a UE havia privilegiado sanções contra autoridades políticas e da segurança russas e ucranianas envolvidas diretamente na desestabilização da Ucrânia e na anexação da Crimeia, com a intenção de pressionar o governo russo a mudar de atitude em relação a crise.
Com esta nova série de sanções, o bloco dá um passo importante por tratar-se de medidas que atingirão pela primeira vez setores econômicos importantes da Rússia, assumindo o risco de prejudicar sua própria economia.

GUERRA ISRAEL X GAZA - 22º DIA - VÍDEO AO VIVO

Guerra Israel X Gaza entra em seu 22º Dia!

 Transmissão ao vivo, a guerra entre Israel e Gaza!



16:38 - Informação importante das Forças de Defesa Israelense (IDF) sobre aviso de sirenes de alerta de foguetes e explosões no centro de Israel!
16:36 - Evo Morales chama Israel de "Estado terrorista" e passa a exigir visto. Reportagem da Folha SP
16:34 - Artilharia israelense atacando com morteiros de 155mm alvos em Gaza
15:39 - Pentágono aprova transferência de morteiros 120 mm, granadas e outras armas para IDF.

15:36 - Relatos da mídia árabe, ainda não confirmada pela mídia ocidental de que 6 soldados egípcios morreram após ataques da força aérea israelense na fronteira.
FONTE: RTP - El Salvador é o quinto país latino-americano a chamar embaixador em Israel
O Ministério dos Negócios Estrangeiros salvadorenho chamou a consultas a sua embaixadora em Tel Aviv, em protesto contra os "bombardeamentos indiscriminados de Israel na Faixa de Gaza". Medida idêntica fora adoptada antes por Brasil, Equador, Chile e Peru.

FONTE: TERRA - Ofensiva israelense em Gaza já deixou mais 1.300 mortos!
Pelo menos 1.302 palestinos morreram e mais de sete mil ficaram feridos desde que começou a ofensiva israelense contra o Hamas em Gaza, em 8 de julho, informaram nesta quarta-feira fontes médicas.
Desde meia-noite passada, cerca de 72 palestinos morreram e 200 ficaram feridos durante os incessantes ataques por terra, mar e ar das forças armadas israelenses contra a Faixa de Gaza, que se intensificaram nos últimos dias.

FONTE: CORREIO DO POVO - Ataques durante trégua humanitária deixam 22 palestinos mortos
Pelo menos 22 palestinos morreram depois de uma sequência de ataques do Exército israelense na Faixa de Gaza, durante uma trégua humanitária decretada por Israel nesta quarta-feira. De acordo com o porta-voz dos serviços de emergência, Ashraf Al Qudra, 15 pessoas morreram e 150 ficaram feridas numa ofensiva a um mercado movimentado no bairro de Chajaya, entre a Cidade de Gaza e a fronteira israelense. Antes, um ataque aéreo israelense, no sudeste da Faixa de Gaza, matou sete palestinos.

O Exército de Israel informou que três soldados morreram nesta quarta-feira (30) em Gaza no momento em que descobriram a boca de um túnel em uma casa no sul do território.
O imóvel e o túnel continham explosivos escondidos e dois artefatos foram detonados no momento em que foram descobertos, segundo um comunicado do Exército de Israel.
Além disso, 27 soldados ficaram feridos em diversos incidentes relacionados com a operação terrestre que Israel realiza em Gaza. As famílias dos militares já foram notificadas sobre as mortes.

Um ataque israelense matou ao menos 20 palestinos refugiados na manhã desta quarta-feira (30) em uma escola da ONU no norte da Faixa de Gaza, informaram os serviços de emergência. Um disparo de tanque atingiu em cheio duas salas de aula da escola da UNRWA, a agência da ONU para os refugiados palestinos, no campo de Jabaliya, revelaram os serviços de emergência.

ALERTA: SUPOSTOS ATAQUES DO PCC PODE TER COMEÇADO!

Segundo informações de bastidores, PCC pode ter iniciado nova série de ataques em SP!
Policiais já estão em alerta!

O SINDESPE - Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária - publicou em seu site um Alerta Geral sobre possíveis ataques do PCC que já estariam em andamento em todo o estado:

Recebemos informações de que em represália a ações na unidade II de Presidente Venceslau da-se-á início a uma onda de ataques às Polícias Civis e Militares, Agentes Penitenciários, bases da PM e familiares, além de movimentações em presídios do interior.

As informações são de relevante importância e estamos contactando os órgãos de governo para que oficializem, porém estamos cientes de que a ordem pelo comando geral da polícia é de alerta e segurança redobrada.

Até o fechamento dessa matéria um policial já havia sido morto na região de Guarulhos com 10 tiros ao chegar em casa com a família , e há indícios de ataque a uma viatura da PM.

Pedimos atenção redobrada aos AEVPs e muito cuidado ao saírem de casa.

A presidenta da AFAPESP, defensora perseverante dos direitos humanos dos policiais militares, a Adriana Borgo, publicou em seu Facebook horas atrás um alerta parecido para a região do Extremo Leste paulista:



Outro alerta foi levantado também pela página do Facebook SP Agora:


Na mesma página, foi publicada a morte de mais um PM na região de Guarulhos:

Aos nossos leitores, sugerimos precaução, mesmo porque não sabemos a veracidade das informações. Mas como se diz um velho ditado: "O seguro morreu de velho".

terça-feira, 29 de julho de 2014

TENSÃO ISRAEL X EUA - VAZA CONVERSAS DE OBAMA E NETANYAHU!

O Sempre Guerra mostra com exclusividade para o Brasil, a tensa conversa de Barack Obama e Benjamin Netanyahu!

Enquanto a atenção de todos é colado sobre a Rússia e se Obama pode lançar com sucesso a III Guerra Mundial, as coisas vão de mal a pior quando também trata de relações dos EUA com Israel. Lembre-se que aqui, as coisas já estavam à beira de um desastre depois, por algum motivo, Kerry foi desencadeado a "organizar" um cessar-fogo com Israel, quando na realidade o secretário de Estado, de alguma forma, conseguiu enfurecer cada facção, Israel incluso, após Haaretz escrever que " Kerry arruinou tudo".

Então, o que aconteceu depois? Algo bastante impressionante, segundo o Departamento de Estado dos EUA, e que de acordo com o repórter da BBC Paul Danahar, constitui "uma grave violação de discussões privadas" - Canal 1 de Israel decidiu publicar uma transcrição hebraica de uma parte da conversa telefônica do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o presidente dos EUA Barack Obama, que teve lugar no domingo, na qual Obama insistiu que Israel, unilateralmente, suspenda todas as atividades militares na Faixa de Gaza. Como é bastante claro agora, Israel rejeitou, e o derramamento de sangue continuou...

Barack Obama: Eu exijo que Israel concorde com um cessar-fogo imediato, unilateral e suspenda todas as atividades ofensivas, em particular os ataques aéreos.

Benjamin Netanyahu: E o que Israel recebe em troca de um cessar-fogo?

BO: Eu acredito que o Hamas deixará seu lançamento de foguetes - o silêncio será recebido com silêncio.

BN: O Hamas quebrou todas as cinco tréguas anteriores. É uma organização terrorista dedicada à destruição de Israel.

BO: Repito e espero que Israel pare todas as suas atividades militares de forma unilateral. As imagens da destruição em Gaza distanciam o mundo a partir da posição de Israel.

BN: A proposta de Kerry era completamente irrealista e dá ao Hamas vantagens militares e  diplomáticas.

BO: Dentro de uma semana depois do fim das atividades militares de Israel, Qatar e Turquia começarão as negociações com o Hamas com base nos entendimentos de 2012, incluindo o compromisso de Israel de retirar o cerco e restrições sobre Gaza.

BN: Qatar e Turquia são os maiores apoiadores do Hamas. É impossível contar com eles para serem mediadores justos.

BO: Eu confio em Qatar e Turquia. Israel não está na posição de que  pode escolher os seus mediadores.

BN: Eu protesto porque o Hamas pode continuar a lançar foguetes e usar túneis para ataques terroristas...

BO: (interrompendo Netanyahu) A bola está no campo de Israel, e deve acabar com todas as suas atividades militares.

Pode-se ver rapidamente porque os EUA iriam desmentir rapidamente qualquer credibilidade deste relatório: afinal, não seria muito bom para o líder do mundo livre se impor ao líder de um outro estado. Como esperado, a negação foi solicitada com o governo dos EUA chamando as cotações de "fabricações", "chocante" e "decepcionante".

GUERRA ISRAEL X GAZA - 21º DIA - VÍDEO AO VIVO

21º dia da Guerra Israel X Gaza

 Transmissão ao vivo, a guerra entre Israel e Gaza!


16:25 - Hamas rejeita novo cessar-fogo
15:53 - Gaza em chamas após 30 foguetes disparados contra Israel hoje cedo.
FONTE: O GLOBO - Chile chama seu embaixador em Israel para consultas
O Chile chamou nesta terça-feira seu embaixador em Israel para consultas devido à intensificação do conflito na Faixa de Gaza. Segundo a Chancelaria chilena, a medida foi tomada em coordenação com outros países da região, sem citar quais.

FONTE: EXAME - Iraniano chama Israel de cão raivoso e quer armar palestinos
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, chamou Israel na terça-feira de "cão raivoso" por seus ataques a Gaza, e exortou os muçulmanos a armar os palestinos e capacitá-los a combater o que ele chamou de genocídio.

FONTE: GLOBO - Única central elétrica de Gaza para de funcionar após bombardeio
A única central elétrica da Faixa de Gaza ficou fora de funcionamento após os bombardeios do exército israelense, anunciou nesta terça-feira (29) o diretor-adjunto da autoridade de Energia do reduto palestino, interrompendo o suprimento de eletricidade para a Cidade de Gaza e várias outras partes do enclave palestino de 1,8 milhão de habitantes.

FONTE: GLOBO - Israel amplia ataques contra Faixa de Gaza
Os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza mataram 26 palestinos nas primeiras horas desta terça-feira (29), incluindo nove mulheres e quatro crianças, após uma segunda-feira (28) particularmente sangrenta no conflito com o movimento islâmico Hamas.
Em 21 dias, a ofensiva de Israel matou 1.113 palestinos - 70% civis - e deixou cerca de 6.200 feridos.

FONTE: EXAME - Vídeo mostra bairro de Gaza sumindo do mapa em borbardeio
Um vídeo mostra um pequeno bairro de Gaza sendo destruído por um ataque israelense. Em apenas uma hora, das 16h às 17h, dezenas de casas e prédios vão abaixo no bairro de Shijaiyah. O ataque aconteceu pouco antes de Israel e Hamas anunciarem um cessar-fogo de 12 horas no último dia 25.
As imagens impressionam ao mostrar o antes e o depois do ataque.

Veja o vídeo:

GUERRA ISRAEL X GAZA - 20º DIA - VÍDEO AO VIVO!

Atualizações do 20º da Guerra Israel x Gaza

Acompanhe com transmissão ao vivo, a guerra entre Israel e Gaza!


00:47 - Forças israelenses atingiram 150 alvos em toda a Faixa de Gaza na última noite.
00:39 - Número de mortos em Gaza sobe para 1.100 e 6.550 feridos.
00:36 - Mais 5 soldados israelenses morreram nesta segunda, em confronto direto com o Hamas
00:34 - FONTE: EURONEWS - Israel retoma ofensiva em Gaza e perde mais cinco militares

00:25 - Porto de Gaza neste momento

29/07 - 00:19 - Está amanhecendo em Gaza, após uma noite sem precedentes de ataques israelenses, as cenas de destruição começam a aparecer.
18:34 - Gaza neste momento, após mais de 50 foguetes serem lançados contra Israel hoje.

18:32 - Intensos ataques israelenses a Gaza neste momento. Agora são meia-noite e trinta e dois minutos! 

18:28 - 51 foguetes e morteiros disparados contra Israel hoje, 40 foguetes e morteiros explodiram em Israel, Iron Dome interceptou seis foguetes.
17:22 - IDF confirma 9 mortes de israelenses hoje, 5 em gaza e 4 por morteiros do Hamas. Total de 48 soldados mortos e 3 civis.

17:13 - Israel Defense Forces (IDF) pedem para os jornalistas ficarem nos hotéis em Gaza nesta noite e para moradores do norte de Gaza evacuarem suas casas imediatamente.

Deve vir mais um intenso ataque a Gaza nas próximas horas!
FONTE: ÉPOCA - Organizações pedem que Brasil rompa relações com Israel
Um manifesto com mais de 80 assinaturas de organizações da sociedade civil e de ativistas políticos pede ao governo brasileiro medidas mais enérgicas em relação à Israel como forma de sanção pelos ataques à Faixa de Gaza.
O documento, protocolado no escritório da Presidência da República em São Paulo no dia 25, é encabeçado pelo movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) e pede o rompimento imediato das relações militares, comerciais e diplomáticas com Israel.
As entidades cobram também o fim do Acordo de Livre Comércio do Mercosul com o país e de contratos com empresas israelenses.

FONTE: TERRA - Militantes palestinos entram em Israel em meio a 'trégua'
Combatentes palestinos vindos da Faixa de Gaza se infiltraram em um vilarejo israelense e travaram uma batalha com soldados nesta segunda-feira enquanto desmoronava uma trégua durante o feriado muçulmano do Eid al-Fitr.
Segundo a televisão israelense, o confronto resultou na morte de cinco militantes, mas o movimento islâmico Hamas diz ter causado a morte de 10 soldados de Israel. O conflito parece ter arruinado as esperanças internacionais de tornar uma breve trégua em um cessar-fogo duradouro.
Depois da infiltração em Nahal Oz, numa vila formada por um kibutz, a leste da Cidade de Gaza, o Exército israelense emitiu um alerta para que milhares de palestinos abandonem suas casas no entorno da Cidade de Gaza. Esse tipo de aviso normalmente precede ataques retaliatórios.

FONTE: VEJA - Novos bombardeios matam civis em Gaza e em Israel
Horas depois do pedido do Conselho de Segurança da ONU por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, novas mortes de civis foram registradas tanto do lado palestino quanto do lado israelense do conflito. Em Gaza, dez pessoas morreram – entre elas várias crianças – quando um campo de refugiados foi atingido por um míssil. Na comunidade de Eshkol, no sul de Israel, um morteiro do Hamas provocou a morte de quatro civis israelenses – feito comemorado pelos militantes do grupo palestino.

FONTE: EM - Escalada da violência na Faixa de Gaza e no sul de Israel
A Faixa de Gaza e o sul de Israel registravam uma dramática escalada da violência na noite desta segunda-feira depois da morte de crianças palestinas e de soldados de Israel, aniquilando qualquer esperança de trégua rápida, no primeiro dia da festa pelo fim do Ramadã.
"Em nome da Humanidade, a violência deve parar", pediu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, enquanto os principais líderes ocidentais, incluindo Barack Obama, afirmaram seu compromisso de aumentar a pressão por um cessar-fogo neste conflito que começou no dia 8 de julho.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira (28) que seu país deve se preparar para um conflito prolongado na Faixa de Gaza, encerrando qualquer esperança de um fim rápido para os combates que já deixaram mais de 1 mil palestinos mortos.
Em um discurso transmitido pela televisão, Netanyahu afirmou que qualquer solução para a crise exige a desmilitarização do território palestino, que é controlado pelo grupo islâmico Hamas e seus aliados militantes.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

TERCEIRA GUERRA MUNDIAL - ATUALIZAÇÕES DIA 28/07

Atualizações do dia da cobertura histórica sobre a hipotética (por enquanto) 3ª Guerra Mundial.

18:06 - Suposto ataque realizado pela Rússia a Ucrânia esta noite
FONTE: RTP - Responsável militar da Coreia do Norte ameaça EUA com ataque nuclear

A ameaça foi feita por Hwang Pyong-so, diretor do comité político geral, um órgão militar norte-coreano, num discurso proferido durante uma concentração militar em Pyongyang, no domingo, por ocasião do 61.º aniversário do armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-53).

Hwang, um vice-marechal no exército popular norte-coreano, disse que a última série de exercícios militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, um dos quais incluiu o destacamento de um porta-aviões nuclear norte-americano, tinha elevado as tensões na península coreana.

"Se os imperialistas dos Estados Unidos ameaçarem a nossa soberania e sobrevivência... as nossas tropas vão disparar mísseis armados com ogivas nucleares contra a Casa Branca e o Pentágono - fontes de todo o mal", disse Hwang no discurso transmitido hoje pela televisão estatal.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, conta lançado na segunda-feira, 799 civis foram mortos desde meados de abril, quando a Ucrânia começou a lutar contra os insurgentes aqui, e pelo menos 2.155 foram feridos.
As mortes deixaram a população no leste da Ucrânia amargurado em relação ao governo pró-ocidental da Ucrânia, e estão ajudando a impulsionar o recrutamento para as milícias pró-russas. Com o tempo, mesmo que os militares ucranianos derrotem os rebeldes e retomem o leste, as mortes de civis são propensos a deixar ressentimentos profundos aqui, e poderia complicar os esforços de reconciliação para as próximas décadas.

Uma das historiadoras mais respeitadas, a canadense Margaret MacMillan vê semelhanças quase aflitivas — para quem a ouve — entre o mundo atual e aquele de 100 anos atrás, quando o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando por terroristas em Sarajevo desencadeou a primeira grande guerra mundial. Os Bálcãs de antes poderiam perfeitamente ser o Oriente Médio ou os mares do Sul da China de hoje, segundo ela. Cercada por livros em seu gabinete na Universidade de Oxford, onde passa a maior parte do tempo, disse ao GLOBO que os riscos não podem ser descartados. Mas não está completamente pessimista. Para ela, o mundo de hoje tem instituições internacionais mais fortes e um sentimento de Humanidade compartilhado que podem evitar uma nova grande guerra. “Então, vamos tentar ter confiança nisso…”, disse, sorridente, a autora do livro “A guerra que acabou com a paz: como a Europa trocou a paz pela primeira guera mundial”.

domingo, 27 de julho de 2014

GUERRA ISRAEL X GAZA - 19º DIA - ATUALIZAÇÕES DO DIA

Notícias da guerra Israel x Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama pressionou, em conversa por telefone, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a aceitar um cessar-fogo humanitário imediato e incondicional em Gaza, informou a Casa Branca neste domingo.
Instando um fim permanente das hostilidades com base no acordo de cessar-fogo de 2012, Obama acrescentou que "em última análise, qualquer solução duradoura para o conflito israelense-palestino deve garantir o desarmamento de grupos terroristas e a desmilitarização de Gaza."

FONTE: GLOBO - Israel suspende trégua de 24 h após o lançamento de foguetes palestinos
O Exército israelense anunciou neste domingo (27) que suspendeu a trégua humanitária de 24 horas que estava prevista para durar até esta noite e retomará suas operações ofensivas na Faixa de Gaza. Segundo os militares, a decisão foi tomada após o Hamas e outras milícias terem disparado 25 foguetes contra Israel nas últimas dez horas. A informação foi divulgada pelo "Canal 10" da televisão local, pela agência de notícias Reuters e pelo jornal "Haaretz".

O número de mortos na Faixa de Gaza passou de 1 mil, em sua maioria civis, e o de feridos chegou a quase 6 mil, informaram neste sábado (26) fontes médicas palestinas, 19 dias depois de Israel iniciar uma ofensiva contra militantes do Hamas. Israel, por sua voz, contabiliza 42 mortos, incluindo 40 soldados e dois civis. Um trabalhador rural tailandês também morreu ao ser atingido por um morteiro.
O total de vítimas palestinas aumentou enquanto equipes de emergência retiraram mais de 130 corpos ao vasculhar escombros do território controlado pelo grupo militante durante uma trégua humanitária de 12 horas iniciada às 8 horas locais (2 horas em Brasília).

O governo de Israel informou na noite deste sábado (26) que concordou em prolongar por mais 24 horas, até a noite de domingo (27), o cessar-fogo em Gaza. Pouco depois, o Hamas afirmou que não está de acordo com o novo período de trégua.

TERCEIRA GUERRA MUNDIAL - ATUALIZAÇÕES DIA 27/07

Bastidores da Terceira Guerra Mundial

*Mais atualizações no decorrer do dia!

China vai realizar uma série de treinamentos militares de fogo livre no Mar da China Oriental a partir de terça-feira, coincidindo com o anúncio do cancelamento de voos em massa devido a exercícios militares em grande escala em terra.

Embora exercícios de tiro real no Mar da China Oriental disputada não são incomuns, a escala e a duração prolongada dos vários exercícios militares coordenadas são sem precedentes. 

Os exercícios - que perturbam o espaço aéreo civil criando longos atrasos para os viajantes - virá durante um período de aniversários sensíveis na região, particularmente com o Japão, um país a China tomou um tom cada vez mais nacionalista em relação a disputas territoriais.

Administração da Aviação Civil da China já havia solicitado portadores de cortar 25 por cento de seus vôos domésticos e internacionais de 20 julho - 15 agosto.

Imprensa do Estado dizem que 10 unidades, incluindo os grupos de defesa aérea e outros ramos das forças armadas, a partir de seis regiões militares vão participar em exercícios que se estenderá ao longo de três meses a partir de meados de julho.

Ucrânia começou a escavar uma trincheira de 450 quilômetros na Transnístria, perto da fronteira vizinha da Moldávia, disse um funcionário da Guarda de Fronteiras da Ucrânia, Vladimir Kachanovetsky, neste sábado.

"A trincheira está sendo escavada antes do tempo para impedir o movimento de equipamentos pesados, bem como de cargas de contrabando, disse ele.

Em março de 2014 Transnístria acusou a Ucrânia de isolamento da autoproclamada república. Ucrânia considera tais acusações infundadas.

Pelo menos 24 civis foram mortos e outros 85 feridos na cidade de Lugansk, no leste da Ucrânia, que foi fortemente bombardeada pelas forças de Kiev na sexta-feira e sábado, informou a imprensa.

Forças de Kiev atacaram 22 edifícios, incluindo uma escola e um jardim de infância. Forças de Autodefesa disse ao Canal LifeNews que 24 morreram, acrescentando que o número de mortos pode subir pois o bombardeio na cidade continua.



ORIENTE MÉDIO EM GUERRA! ATUALIZAÇÕES DO DIA

O Sempre Guerra cobre mais um dia de guerra no Oriente Médio!

FONTE: A BOLA - Mais de 80 soldados mortos pelos rebeldes do Estado Islâmico
Os rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) causaram a morte de, pelo menos, 85 soldados sírios, nas últimas 48 horas, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

De acordo com a OSDH, os jihadistas tomaram uma base das forças de Damasco, na província de Raqa, tendo decapitado, inclusive, alguns militares que foram capturados. Como sinal de aviso de que controlam a região, Rami Abdel Rahman, disse, citado pela AFP, que os combatentes da EIIL espalharam os restos mortais em vários pontos geográficos.

De acordo com a mesma fonte da OSDH, centenas de militares viram-se forçados a retirar para «locais seguros», sendo que 200 continuam dados como desaparecidos. Entretanto, 30 soldados de al-Assad foram abatidos numa emboscada na província de Aleppo, também por membros da EIIL. 

FONTE: EL PAÍS - Os EUA retiram o seu pessoal de embaixada na Líbia
Os Estados Unidos retiraram neste sábado da Líbia todos os funcionários diplomáticos e de segurança de sua Embaixada em Trípoli diante dos crescentes conflitos violentos entre milícias na capital do país árabe. Os funcionários foram transferidos por rodovia, sob ampla proteção de aviões de combate e militares norte-americanos, para a vizinha Tunísia e de lá foram reposicionados em outros lugares, de acordo com o Departamento de Estado. A retirada de pessoal foi realizada “sem incidentes” e levou aproximadamente cinco horas, segundo o Pentágono. O fechamento da embaixada deixa claro o temor do Governo de Barack Obama diante da instabilidade na Líbia com a aproximação do segundo aniversário do ataque violento ao consulado norte-americano em Benghazi, no leste do país, quando quatro norte-americanos foram mortos, entre eles o embaixador em Trípoli.
A crescente deterioração da situação em Trípoli, pelos confrontos entre algumas das milícias que em 2011 lutaram juntas contra as forças de Gadafi, também levou nos últimos dias a Turquia e as Nações Unidas a tirarem seu pessoal diplomático do país. “A segurança tem que vir primeiro. Lamentavelmente, tivemos que tomar esse passo porque a embaixada está localizada muito perto de uma zona de luta intensa e contínua violência entre facções armadas”, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, em um comunicado.

FONTE: GLOBO - Boko Haram enfrenta soldados de Camarões em ataques na fronteira!
O grupo militante islâmico nigeriano Boko Haram realizou dois ataques atráves da fronteira em Camarões desde sexta-feira (25), matando pelo menos quatro soldados e levando o exército camaronense a enviar reforços à área, disseram fontes militares neste sábado (26).

Sob pressão da Nigéria para fazer mais para combater os insurgentes islâmicos, Camarões já alocou mais de mil soldados ao longo de sua remota fronteira.

A Nigéria acredita que o Boko Haram quer usar Camarões como uma base em seus esforços para montar um Estado islâmico. O grupo já matou milhares na insurgência de cinco anos e recentemente bombardeou alvos que eram considerados relativamente seguros, como o centro comercial nigeriano Lagos e a capital Abuja.

O coronel Felix Nji Formekong, comandante regional militar camaronense, confirmou à Reuters por telefone que quatro soldados foram mortos em confrontos com guerreiros do Boko Haram no vilarejo de Bargaram, sem dar mais detalhes.

Um soldado baseado na área que pediu anonimato pois não tem autorização para falar com a imprensa disse que outros 13 de seus colegas desapareceram após o ataque, que ocorreu no fim da noite.

FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS - Boko Haram executa 12 pessoas na Nigéria
O grupo extremista islâmico Boko Haram executou 12 pessoas, incluindo o chefe de uma aldeia, numa parte remota do nordeste da Nigéria.

Os atacantes entraram na aldeia de Garubula, no distrito de Biu, na passada quarta-feira, e arrastaram as vítimas de suas casas, antes de disparar contra elas, segundo afirmaram moradores, citados pela Agência France Presse (AFP).