Presidente da Rússia fala em Rede Nacional: Negociações com os EUA e OTAN fracassaram
Respondendo ao fracasso de Washington para levar a Rússia a bordo do sistema europeu de defesa de mísseis, o presidente Dmitry Medvedev anuncia planos abrangentes para abordar o que Moscou está chamando uma ameaça à segurança nacional.
Veja na Íntegra o discurso de Medvedev em Rede Nacional. A partir de 6:40, ele anuncia medidas em retaliação a defesa anti-mísseis.
Medvedev disse que vai implantar sistemas de defesa no oeste e sul do país e instalar mísseis Iskander na região de Kaliningrado, a fim de combater os riscos colocados pelo sistema europeu de defesa antimísseis.
"Ao meu pedido, o Ministério da Defesa vai executar uma estação de radar de aviso do sistema em Kaliningrado sem demora", o Presidente russo disse.
Rússia pode também recusar-se a tomar medidas adicionais para o desarmamento no caso da sua segurança nacional continua em risco.
"Em caso de evolução desfavorável (em relação à defesa antimísseis europeu), a Rússia se reserva o direito de suspender novas medidas na esfera do desarmamento e, respectivamente, controle de armas", disse Medvedev. "Além disso, dada a interligação inseparável entre a ofensiva estratégica e armas defensivas, os motivos podem aparecer para a retirada de nosso país do tratado START ".
Enquanto isso, Medvedev sublinhou que a Rússia continua aberta ao diálogo com os EUA e a OTAN sobre questões de defesa de mísseis, mas a cooperação deve ter parâmetros legais claros.
"Não estamos fechando a porta para o diálogo sobre a defesa antimísseis com os EUA e a Aliança do Atlântico Norte, nem para a cooperação prática nesta área. Estamos prontos para o diálogo ainda maior", sublinhou o líder russo. "O caminho para tal trabalho depende sobre a criação de uma base jurídica clara para a nossa cooperação que irá refletir os nossos interesses legítimos".
Ainda há tempo para vir para a compreensão mútua, o líder russo disse.
Fonte: RT.com